A Jawa 350 foi atualizada para enfrentar de igual pra igual a Classic 350, da Royal Enfield. Por trás, tem outra gigante indiana: a Mahindra.
O retorno da Jawa, a imortal marca Tcheca aconteceu em 2017 quando a empresa CLPL – Classic Legends Private Limited – adquiriu os direitos sobre a marca. Isso em seu próprio país. Mas por trás dessa transação estava a Mahindra. Uma das maiores indústrias automotivas da Índia. Ou seja, um caso muito parecido com o da própria Royal Enfield.
Na época da sua reinauguração, – a Jawa Tcheca encerrou suas atividades em 1996 – a marca lançou 3 modelos e já tinha como mira a Royal.
Agora a brincadeira ficou ainda mais séria. A reformulação do modelo principal fez com que passasse de 300cc para 350cc justamente de olho em um dos grandes lançamentos da concorrente, a Classic 350, que nós conhecemos bem por aqui.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Como é a nova Jawa 350
Oferecida em três opções de cores – Mystique Orange, Maroon e Black – a Jawa 350 preserva suas linhas clássicas, com destaque para o farol redondo, para-lamas longos, acabamento cromado no tanque de combustível e escape duplo, um escapamento de cada lado da moto.
Para impulsionar, um motor monocilíndrico de 334 cm³, refrigerado a líquido, que produz 22 cv e cerca de 3 kgf.m de torque. A transmissão é de seis velocidades e a embreagem é assistida e deslizante.
A estrutura da Jawa 350 é robusta, com um chassi de berço duplo, garfo telescópico na suspensão dianteira e molas na traseira, oferecendo cinco níveis de ajustes. Não temos informações sobre o painel, mas parece ser simples e analógico.
Os freios são a disco de 280 mm na frente e 240 mm atrás, com ABS de canal duplo. As rodas raiadas de 18 polegadas na dianteira e 17 na traseira, calçadas com pneus 100/90 e 130/80, reforçam o visual clássico.
Preço da Jawa 350
O preço de apresentação é de 214.950 Rúpias, em conversão direta, seria algo em torno de R$ 12.700 – sem impostos ou taxas.
A Jawa foi vista há muitos anos atrás no Brasil, mas chegou somente como importação. Isso antes do fechamento do mercado a produtos importados. Não existe nenhuma informação de uma possível chegada da marca por aqui. A própria Mahindra, “dona da marca”, e é simplesmente a maior empresa de tratores do mundo, não é tão representativa no Brasil e pelo visto não parece ter intenção de participar mais.
Ou seja, dificilmente teremos os modelos Jawa no país. Pelo menos até que se prove o contrário.