A Suzuki finalmente confirmou que a Hayabusa geração 3 estará disponível no Brasil no próximo trimestre. Preço não revelado ainda.
Em 1999 uma moto esportiva simplesmente atropelou todas as outras na questão de velocidade. Não seria novidade alguma se estivesse nas pistas da MotoGP, mas nesse caso, se tratava de um modelo de rua.
A primeira geração da Suzuki Hayabusa marcou época e conquistou fãs ao redor do mundo, quando chegou aos 317 km/h. Novo recorde de velocidade para uma moto de linha montagem. Até então, nenhuma havia quebrado a barreira dos 300 km/h.
A Hayabusa em sua primeira versão tinha 172,6cv de potência, torque de 14,1 kgfm e motor de 1.298cc. Em 1999, seu preço era de R$ 33.900,00. A base do salário mínimo naquele tempo era de R$ 136,00. Assim fica mais fácil de assimilar a questão de preço com a época.
Em 2008, veio a segunda geração do Falcão Peregrino (tradução para Hayabusa). E dessa vez, chegou ainda mais potente: 197cv em um motor de 4 cilindros, 16 válvulas e 1.340cc. Apesar do aumento de potência, não se ouviu falar em novas quebras de recorde de velocidade. Muitos diziam inclusive que não haveria continuidade.
Mas a Suzuki surpreendeu mais uma vez quando apresentou, no início do ano passado a GSX 1300 R Hayabusa 3ª Geração. Agora, a Suzuki Brasil finalmente confirmou que A nova Hayabusa deverá chegar ao Brasil no próximo trimestre, em CKD (Completely Knocked Down). Ou seja, será montada na Suzuki em Manaus.
Sobre a Hayabusa Geração 3
O motor continua com quatro cilindros em linha de 1.340 cm³ e refrigeração líquida, 190cv e torque de 15,3 kgf. Já o chassi foi atualizado para tornar-se uma força central superior e uma base mais segura, de manuseio ágil e controle preciso.
A suspensão foi melhorada e agora conta com garfos de cartucho invertido KYB na dianteira e a estrutura interna da suspensão traseira, do tipo link KYB, também foi revisada para maximizar o conforto e a estabilidade da direção.
A Hayabusa 3ª Geração adota as pinças de freio dianteiro Brembo Stylema, e os pneus Battlax Hypersport S22 foram desenvolvidos pela Bridgestone especialmente para atender as necessidades da motocicleta.
Outro destaque é a eletrônica da motocicleta, que ganhou um novo painel em TFT LCD, iluminação toda em LED e o Sistema de Condução Inteligente da Suzuki (SIRS), que já contava com o Suzuki Drive Mode Selector Alpha (SDMS-α), agora é aliado ao Bosch IMU (Unidade de medição inercial).
E a velocidade da Hayabusa Geração 3?
A nova geração da Hayabusa não deve repetir os feitos das primeiras em termos de quebras de recordes. Pelo menos não nos modelos tradicionais de rua. Além da parte de potência ter sido reduzida, rem relação à Geração 2 – 190 cv a 9.700 rpm e 15,8 kgf a 7.200 rpm, antes era 197 cv a 9.500 rpm e 15,3 kgf a 7.000 rpm – o novo motor possui um limitador eletrônico de velocidade em 299 km/h.
Cores da Hayabusa Geração 3: Preta com dourado, prata com vermelho e branca com azul.
Ficha Técnica da Hayabusa Geração 3
Motor: 4 cilindros em linha, refrigerado a líquido a 4 tempos
Potência: 190 cv a 9.700 rpm
Cilindradas: 1340 cm³
Torque: 15,3 kgf.m a 7.000 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica
Suspensão dianteira: Telescópica invertida, curso de 120mm
Suspensão traseira: Monobraço
Freio dianteiro: Brembo Stylema, 4 êmbolos, disco duplo, ABS
Freio traseiro: Nissin, 1 êmbolo, monodisco, ABS
Comprimento/ Largura/ Altura: 2180 mm/ 735 mm/ 1165 mm
MVOM: 264 kg
Capacidade do tanque: 20L
Cores disponíveis: Preta com dourado, prata com vermelho e branca com azul
Suspensão traseira monobraço? Freio nissin e brembo? Pode isso Arnaldo?
Famoso control c, control v.
Olá
As informações que nos foram passadas diretamente da Assessoria da Suzuki estão corretas.
ABS
Olá
Sim, as informações que nos foram passadas diretamente da Assessoria da Suzuki estão corretas. A princípio estão trabalhando com marcas diferentes de freios na dianteira e traseira.
Sim, a suspensão traseira é mono. Difícil de ver em todas as fotos da moto montada, mas na imagem das peças separadas é possível identificar.
Ok? ABS