Em uma cerimônia que contou com a apresentação do piloto italiano Loris Capirossi, a Dorna Sports, promotora da MotoGP, anunciou oficialmente a criação do campeonato com motos elétricas, o FIM MotoE World Cup para 2019.
A solenidade aconteceu no último dia 06 de fevereiro em Roma. A empresa de energia Enel se tornou a patrocinadora oficial. A Enel atua inclusive no Brasil, como distribuidora nos estados do Rio de Janeiro, Ceará e Goiás. A Michelin será o único fornecedor de pneus.
Como já havíamos adiantado, a Enérgica Ego foi confirmada como a moto oficial das equipes. A revelação foi o grafismo oficial da MotoE.
Além da Cerimônia, Loris Capirossi foi responsável por dar algumas voltas no Circuito de Vallelunga. Segundo a Dorna, o campeonato de MotoE será um exemplo global de alta octanagem e zero emissões de gases tóxicos.
As Corridas
As corridas terão com 10 voltas de duração. Em 2019, cinco corridas serão realizadas em cinco dos circuitos europeus no calendário do MotoGP. As sessões de treino acontecerão na sexta-feira, qualificando no sábado e as corridas no domingo.
Antes da inauguração da temporada MotoE, o primeiro teste oficial para pilotos e equipes está previsto para o Circuito de Jerez, em fevereiro de 2019.
O grid terá 18 motos com 11 equipes. Sete equipes diretamente da MotoGP irão competir: Tech 3, LCR, Marc VDS, Pramac, Avintia, Angel Nieto e Gresini. Cada uma dessas equipes terá duas motos. Quatro equipes da Moto2 e Moto3 correrão com uma moto.
Segundo um artigo oficial da MotoGP, uma das maiores diferenças entre as motos atuais e as elétricas, deverá ser o som. Veja um pouco mais no vídeo de lançamento oficial:
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Fotos: Divulgação Enel/ MotoGP/ Energica