Depois de um desempenho impecável e uma última volta excepcional, Franco Morbidelli (Petronas Yamaha SRT) conquistou a terceira vitória de 2020 no Grande Prêmio de Valência. A última volta foi sensacional, com uma batalha fenomenal com Jack Miller (Pramac Racing) pela primeira posição. O piloto ítalo-brasileiro acabou conseguindo vencer depois de pelo menos duas trocas de posições pela liderança.
Foi um início perfeito para Morbidelli, que manteve a liderança desde a pole na primeira volta e começou a marcar as voltas mais rápidas no início. Mantendo a posição na frente do campo, o italiano foi capaz de aumentar a diferença para mais de um segundo à frente do piloto mais próximo no meio da corrida. Gerenciando a liderança até a última volta, Franco fez um último esforço excepcional para segurar Jack Miller e garantir sua terceira vitória em 2020. Morbidelli é agora o segundo na classificação da MotoGP com 142 pontos.
Palavras de Franco:
“Foi a melhor vitória do ano, talvez até a melhor da minha vida! Foi uma corrida complicada: senti que tínhamos um bom potencial durante todo o fim-de-semana, mas depois optámos pelo pneu dianteiro duro na corrida e tive para mudar um pouco o meu estilo de pilotagem. Não conseguia me afastar de Jack [Miller] como queria, apesar de tentar tanto, e sabia que ele seria um forte competidor se chegasse perto de mim. Era tudo uma questão de dar mais do que você na última volta e foi isso que nós dois fizemos. Tivemos uma luta muito boa e limpa. Sempre gostei de lutar contra Jack porque ele é duro, mas limpo em suas batalhas, e ele estava forte hoje, então parabéns a Estou muito feliz com a vitória de hoje, então obrigado à equipe também. Também quero dar os parabéns a Joan [Mir] por ter conquistado o título este ano; ele tem sido um competidor muito forte este ano.”
Joan Mir e o seu primeiro título pela equipe Suzuki
O piloto da Suzuki conquista o título em Valência, cruzando a linha de chegada em sétimo após uma campanha consistente
Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) é o Campeão do Mundo da MotoGP de 2020. Depois de seis pódios e uma vitória no GP da Europa, o espanhol tinha 37 pontos de vantagem na segunda rodada em Valência e nada abalou o piloto da Suzuki. Um sétimo lugar defendido até a última curva garantiu-lhe o título, tornando-se o primeiro Campeão de Moto3 a ganhar o título da categoria rainha e o primeiro a fazê-lo pela Suzuki depois de 20 anos.
Mir acabou sendo o piloto mais jovem a conquistar um título pela categoria principal, aos 23 anos e 79 dias. Antes dele, Jorge Lorenzo havia conseguido o feito aos 23 anos e 159 dias.
A corrida em do Grande Prêmio de Valência terminou assim – Top 10:
1. Franco Morbidelli (Petronas Yamaha SRT)
2. Jack Miller (Pramac Racing) + 0,093
3. Pol Espargaro (Red Bull KTM Factory Racing) + 3,006
4. Alex Rins (Equipe Suzuki Ecstar) + 3,697
5. Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) + 4.127
6. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Tech3) + 7.272
7. Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) + 8.703
8. Andrea Dovizioso (Ducati Team) + 8.729
9. Aleix Espargaro (Aprilia Racing Team) Gresini) + 15.512
10. Maverick Viñales (Monster Energy Yamaha MotoGP) + 19.043
A próxima etapa será o Grande Prêmio de Portugal no próximo fim de semana (20-22 de novembro), a última jornada de MotoGP de 2020.