InícioNotíciasLançamentosYamahas para Maio: as aguardadas MT 03 e NMax 160

Yamahas para Maio: as aguardadas MT 03 e NMax 160

upload produto 179 download 2017 ste 6284
Fotos – Divulgação

MT-03 – a partir de R$ 18.790,00

Ao que interessa: o motor da MT-03 é o mesmo que equipa sua irmã esportiva YZF-R3. Trata-se de um bicilíndrico em linha com capacidade cúbica de 321cc, duplo comando (DOHC – Dual Over Head Camshaft), 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica, capaz de gerar potência e torque máximos de 42,01cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rpm, respectivamente.
Para alcançar o objetivo de uma motocicleta leve, a Yamaha utilizou alumínio como nos pistões (forjados – similar aos das motocicletas de competição) e no cilindro, com a tecnologia DiASil Yamaha, que consiste em uma liga de Alumínio e Silício que proporciona menor vibração, melhor dissipação de calor e uma surpreendente performance. O resultado disso tudo foi uma motocicleta de 166kg na versão STD e 169kg na versão com ABS. Tanque com capacidade para 14 litros.
upload produto 179 download 2017 ste 0287
O escapamento da MT-03 é do tipo 2 x 1 com sistema de câmara de expansão para redução de ruídos e ganho na performance. A ponteira é posicionada perto do centro do chassi, o que favorece a centralização de massa. Isso garante equilíbrio para pilotagem esportiva e estabilidade, qualidade comum aos modelos da família MT. 
Para oferecer a rapidez que a MT-03 proporciona, a fábrica desenvolveu como base um compacto chassi construído em aço do tipo diamante, que oferece resistência com baixo peso.
Eletrônica
A eletrônica é um ponto alto na MT-03, uma ECU de 16 Bit gerencia o moderno sistema de admissão que, em conjunto com a injeção eletrônica, é capaz de fazer com que a mistura de ar e combustível chegue de forma rápida à câmara de combustão. Com isso, a queima é mais eficiente, resultando em consumo de combustível mais equilibrado e entrega de potência e torque mais expressivos. 
upload produto 179 download 2017 ste 6367
Suspensão
Na frente, a MT-03 utiliza o sistema de garfo telescópico, cujos amortecedores possuem curso de 130mm e tubos internos com 41mm de diâmetro. Isso resulta em mais controle e estabilidade na pilotagem em função da maior robustez e resistência a torções. Já a suspensão traseira, do tipo monocross, tem amortecedor único com sete regulagens na pré-carga da mola, permitindo o ajuste de acordo com o peso, terreno ou tipo de pilotagem. 
Standard e a ABS
Como na R3, a MT-03 estará disponível em duas versões, a Standard e a ABS. Em ambas, o sistema dianteiro é composto por um disco ventilado do tipo flutuante, com diâmetro de 298mm e pinça de duplo pistão. Na traseira, o disco ventilado é de 220mm, e a pinça com pistão único. 
Seu motor é compacto, potente e muito mais leve, além de ter o consumo mais eficiente. A sua mecânica é similar à esportiva YZF-R3, diferenciando-se pela posição de pilotagem mais confortável para o uso urbano.
As rodas em liga leve com 17 polegadas de diâmetro e 10 pontas, são as mesmas da R3, assim como os pneus radiais tubeless, cujas medidas são de 110/70 – R17M/C 54H na dianteira, e 140/70 – R17M/C 66H na traseira.
upload produto 179 download 2017 ste 6208
Painel tecnológico
O Painel da MT-03 é completo. A iluminação em LED, garante boa visibilidade em qualquer situação. Nele, há o shift light, que indica o momento da troca de marchas e pode ser ajustado facilmente de acordo com a preferência do condutor, seja no nível de luminosidade (com três opções), na forma de acendimento (intermitente, strobe ou fixa), ou na rotação desejável a partir dos 7.000 rpm. Em um display de LCD, indica a velocidade, marcha utilizada, nível do combustível, temperatura do motor, relógio, hodômetro total e dois parciais, momento da troca de óleo, autonomia e o consumo médio e instantâneo.
upload produto 179 download 2017 ste 0374
Posição de Pilotagem
A Yamaha se preocupou com a estética da MT-03, mas não só com ela. A posição de pilotagem ganhou atenção especial, garantindo condução ágil e precisa sem deixar de lado o conforto e a segurança. Seu assento está a apenas 780mm do solo, o que torna mais fáceis os posicionamentos com a moto parada. O guidão permite disposição mais ereta e relaxada. O assento para o passageiro é bipartido.
Em comparação com a YZF-R3, o guidão da MT-03 é posicionado 19 milímetros mais perto do piloto e cerca de 39mm mais alto. 
upload produto 179 download 2017 ste 6076
A MT-03 será produzida em três versões de cores: a Matt Silver (Prata fosco e Azul), Red Metallic (Vermelha e laranja) e Black Metallic (preta), com visual mais discreto, dando a motocicleta aspecto mais sofisticado.
O modelo de entrada da família MT estará disponível nos Concessionários Yamaha a partir da segunda quinzena de MAIO/2016. O preço sugerido para a versão standard é de R$ 18.790,00 + frete, e para a versão ABS, de R$ 20.790,00 + frete.
upload produto 179 download 2017 ste 6291

NMAX 160 ABS por R$ 11.390,00

upload produto 180 download 2017 ste 9794
Motor refrigerado a líquido 160cc
O motor monocilíndrico de 160cc, com quatro válvulas e arrefecimento líquido oferece a maior potência da categoria, – 15,1cv a 8.000 rpm e torque máximo de 1,47 kgf a 6.000 rpm e foi desenvolvido com o objetivo de criar uma nova geração de motores compactos com eficiência e economia de combustível, e que atende todos os parâmetros brasileiros atuais de emissão de poluentes. Para atingir essa equação, os engenheiros da Yamaha se concentraram em reduzir as perdas de potência com a aplicação de tecnologias avançadas, como a melhoria da eficiência na queima da mistura Ar/Combustível e arrefecimento do motor.
upload produto 180 download 2017 ste 1607
ABS de série, com freios a disco de 230mm nas duas rodas
Uma característica importante e significativa sobre a NMAX é que é o primeiro scooter de seu segmento com sistema de freio antitravamento (ABS) de série. Os discos de freio dianteiro e traseiro são de 230 milímetros, o que proporciona desempenho forte e progressivo de frenagem.
Injeção de combustível
Um dos destaques do motor da NMAX é a posição do injetor de combustível, próximo da válvula de admissão. Esta proximidade, reduz a carbonização e melhora a homogeneização da mistura ar/ combustível.
upload produto 180 download 2017 ste 1690
Sistema VVA (Variable Valve Actuation) – Sistema de controle de abertura variável de válvulas
Segundo a Yamaha foi criado no motor da NMAX, o sistema de controle de abertura variável de válvulas que determina o momento de abertura e fechamento das válvulas tanto de admissão quanto de escape. O momento que as válvulas abrem e fecham, o quanto abrem, e o tempo em que permanecem abertas, determinam toda a característica de funcionamento do motor. Normalmente o comando de válvulas é projetado para escolher uma das alternativas: obter potência em altas rotações ou melhorar o torque em baixas rotações. Ou seja, num comando de válvula convencional ou se ganha potência em alta ou se perde o torque em baixas rotações, ou vice versa. 
No caso da NMAX, segundo a fábrica, isso não existe, a solução foi encontrada com o sistema VVA, permitindo que no mesmo motor se obtenha bom torque em baixa e belas respostas em alta rotação. O que o sistema faz é comandar o momento de abertura e fechamento das válvulas conforme a rotação do motor e a carga, tudo controlado através de uma unidade eletrônica. Dessa forma é possível ter duas características diferentes na mesma motocicleta. Isso faz com que a NMAX seja ágil para arrancadas e retomadas no deslocamento urbano.
upload produto 180 download 2017 ste 9811
Painel de instrumentos 100% digital em LCD
O painel de instrumentos em LCD é de fácil leitura, com retro iluminação LED, acabamento especial da lente que elimina reflexos para melhorar a visibilidade, e traz computador de bordo e indicadores de pilotagem econômica ECO, de consumo instantâneo e de nível de combustível no tanque. Possui também dois hodômetros parciais, relógio e até avisos importantes, como o momento de troca do óleo lubrificante e da troca da correia do sistema CVT (Continuosly Variable Transmission).
upload produto 180 download 2017 ste 1717
Revisão Preço Fixo
A NMAX também conta com a Revisão Preço Fixo Yamaha – uma exclusividade no mercado duas rodas. Na qual o cliente sabe exatamente quanto pagará nas revisões periódicas.(Informação da Fábrica)
A NMAX será produzida em três versões de cores: Titanium Grey (Cinza Fosca); Power Red (Vermelho Metálico) e R-White (Branco Metálico) e estará disponível nos Concessionários Yamaha a partir da primeira quinzena de MAIO/2016. O preço sugerido é de R$ 11.390,00 + frete.
Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
RELACIONADOS
    • Olá Leandro, tudo certo?
      Na verdade acontece o seguinte, a fábrica dificilmente revela essa informação, a não ser que a chamada de marketing do modelo da moto tenha esse apelo de economia de combustível. Para que a gente tenha uma idéia é preciso que façamos um teste. A fábrica dificilmente disponibiliza um novo modelo para um teste assim, a não ser para as grande editorias, como "Duas Rodas", "Revista Moto", "Auto Esporte" etc… E o real consumo a gente só vai saber despois que o motor estiver "amaciado", então é um teste que demora um certo tempo.
      Como fazer no nosso caso? Em relação à MT-03: ela usa o mesmo motor R3 que saiu há algum tempo atrás e portanto, existem alguns testes de uso e consumo. A base da R3, segundo o site Carplace ficou em torno de 26,3 km/l. Mas isso tocando de boa. Numa pilotagem esportiva ficou em torno de 20 km/l. Ou seja, na MT-03 o peso vai ser um pouco menor, já que não vai ter carenagem e algumas peças tiveram detalhes em alumínio justamente para reduzir o peso. Acredito que o consumo proporcionalmente deva ser menor, mas não muita coisa.
      No caso da NMax 160, a Yamaha informou num primeiro momento que a moto faria 40km/l. Mas essa informação foi retirada posteriormente, por isso não colocamos nada. Imaginamos que a base de consumo dela seja isso, mas como eu disse, a comunicação da Yamaha tirou a informação do consumo.
      Ok? ABS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.