A Yamaha XSR900 2025 apresenta atualizações sutis, mas importantes, que reforçam sua posição entre as naked retrô de destaque. Atualmente é vendida somente na Europa, mas seria uma boa concorrente para a Honda CB 1000R, por aqui. Quem sabe?
A Sport Heritage, Yamaha XSR900 2025 ganhou uma nova versão com melhorias pontuais. O painel TFT foi redesenhado e ampliado, passando de 3,5 para 5 polegadas, oferecendo melhor visibilidade, principalmente em viagens mais longas ou uso urbano intenso.
Outra novidade está nas combinações de cores. Agora, a XSR900 é oferecida nas opções Legend Red e Midnight Black, que reforçam o apelo vintage da moto. Até então era oferecida somente na cor azul. Apesar das mudanças estéticas e tecnológicas, a essência da motocicleta permanece intacta, mantendo a conexão com o modelo base, a MT-09.
O motor tricilíndrico CP3 de 890 cm³, ajustado para atender às rigorosas normas de emissão Euro5+, continua entregando a mesma potência robusta de 117,3 cv a 10.000 rpm e torque de 9,48 kgf.m a 7.000 rpm. Essa atualização garante que a XSR900 2025 continue alinhada às exigências ambientais europeias, sem comprometer o desempenho que é um dos pilares do modelo.
Tecnologia e desempenho
Mecanicamente, a Yamaha XSR900 2025 mantém sua base sólida. O quadro de alumínio leve, freios Brembo com discos duplos dianteiros de 298 mm e disco traseiro de 245 mm permanecem inalterados, garantindo excelente capacidade de frenagem. Além disso, o modelo segue equipado com suspensões dianteiras invertidas de 41 mm e um sistema traseiro com balança e link, entregando um equilíbrio entre conforto e esportividade.
O piloto automático, a altura do assento ajustável (810 mm) e o peso de 193 kg também continuam como características importantes, especialmente para quem busca uma naked versátil e confortável para diversas condições de uso.
Veja Também:
- Zontes S350: O modelo Custom da Zontes disponível no Brasil. Preço, fotos, vídeo e Ficha Técnica
- Yamaha MT-03 2025: Confira a versão que temos no Brasil; Preço, Fotos, Vídeo e Ficha Técnica
Preço e Concorrência
O preço da Yamaha XSR900 2025 no mercado europeu é de 11.595 Euros. Em conversão direta, algo em torno de R$ 74.566 Reais, sem impostos. Se considerarmos que a Honda CB 1000R, na versão 2025, tem o preço sugerido de R$ 78.870, pelo menos nesse quesito, não estamos tão longe entre os modelos retrôs das duas maiores marcas do mercado duas rodas no país.
Por outro lado, em termos de potência e torque, o motor de 998,4 cc e 4 cilindros da Honda, faz toda a diferença frente ao tricilíndrico de 890 cc da Yamaha.
Enquanto o modelo da Yamaha entrega 117,3 cv a 10.000 rpm, a Neo Sports Cafe, da Honda entrega 142,8 cv a 10.500 rpm. No torque, outra vantagem do modelo da Honda, que entrega 10,2 kgf.m a 8.250 rpm, frente aos 9,48 kgf/m de torque a 7.000 rpm da Yamaha.
De todo jeito, a diferença não chega a ser um gap tão grande. Lembrando que os dois modelos já são concorrentes no velho continente. Quem sabe não seria o caso da Yamaha estudar trazer a XSR900 para o Brasil? Fica a sugestão e a nossa torcida.
Design Retrô
O design retrô continua sendo o ponto forte da Yamaha XSR900 2025, agora complementado pelas novas cores que destacam sua identidade única. A combinação de um visual clássico com tecnologias modernas, como o painel TFT ampliado, é um diferencial que atrai tanto puristas quanto pilotos que valorizam inovação.
O painel maior facilita a leitura das informações essenciais, como velocímetro, conta-giros e navegação, proporcionando uma experiência mais intuitiva e segura.
Ficha Técnica – Yamaha XSR900 2025
MOTOR
Motor: Refrigeração líquida, DOHC, 4 válvulas, 3 cilindros
Cilindrada: 890 cc
Diâmetro x curso: 78 × 62,1 mm
Potência máxima: 117,3 cv a 10.000 rpm
Torque máximo: 9,48 kgf/m a 7.000 rpm
Sistema de lubrificação: Cárter húmido
Tipo de embreagem: Multidisco
Transmissão: 6 velocidades
Transmissão final: Corrente
Alimentação: Injeção Eletrônica de Combustível
CHASSI
Quadro: Diamante
Suspensão dianteira: telescópica
Suspensão traseira: Tipo Link, Braço oscilante
Curso dianteiro: 130 mm
Curso traseiro: 137 mm
Disco dianteiro: 298 mm
Disco traseiro: 245 mm
Pneu dianteiro: 120/70ZR17M/C (58W) sem câmara
Pneu traseiro: 180/55ZR17M/C (73W) sem câmara
DIMENSÕES
Comprimento total: 2155 mm
Altura do assento: 810 mm
Distância entre eixos: 1495 mm
Peso: 193 kg
Tanque: 14 L