A Crosser ABS 2023 mudou bastante a aparência. Ganhou um novo conjunto óptico dianteiro e lanterna traseira em Led, novo painel totalmente digital e até uma tomada 12volts junto ao guidão
O visual, não tem como negar, ficou realmente mais tecnológico. A cores e grafismos mudaram também. O azul ficou mais escuro e sóbrio. Já o branco deu lugar ao vermelho. As partes em preto aumentaram, em todo o corpo da moto. O conjunto ótico dianteiro chama bastante a atenção e quase engana, parecendo outro modelo de moto. O modelo “S” custa a partir de R$ 16.590,00 (sem frete).
As duas duas versões, S e Z que apareceram em 2018 continuam, assim como os freios ABS de série. A versão 2023 da Crosser S tem o para-lama baixo, próximo ao pneu e motor com acabamento em preto fosco, buscando um estilo mais urbano. Já a versão Crosser Z tem visual mais para o lado off-road, com o para-lama mais alto.
[arve url=”https://youtu.be/KMaa_LRkhGM” title=”Conheça a Nova Yamaha Crosser ABS 2023″ description=”Conheça a Nova Yamaha Crosser ABS 2023″ align=”center” duration=”5M48S” maxwidth=”800″ /]
O que mudou na Yamaha Crosser 2023 ABS?
Novo Conjunto óptico – Na Crosser 2023, o destaque é o novo conjunto óptico com luzes de posição e projetor de LED, impactante e eficiente. Ele tem maior amplitude e potência de iluminação, tornando a condução noturna mais segura, além de oferecer maior durabilidade e menor consumo energético.
Nova Lanterna traseira – O design da traseira também é novidade. A nova lanterna, com desenho mais esportivo, é em LED, garantindo maior durabilidade e melhor visibilidade para que vem atrás
Novo painel – Na Crosser 2023 ABS, o painel multifunção é 100% digital com iluminação em led e o fundo do tipo blackout, contrastando com as informações no display, facilitando a leitura tanto na pilotagem diurna quanto noturna.
O novo painel conta com a função ECO, para diminuir os gastos com combustível. Ela indica o momento de pilotagem em que o consumo é menor, auxiliando em uma condução mais econômica.
Ele traz o indicador de marcha, que facilita a condução, marcador do nível de combustível, conta-giros, velocímetro, hodômetro total e dois parciais, relógio e as luzes indicadoras do sistema de ABS, do sistema Blueflex, de funcionamento de sistema de injeção e de piscas, farol alto e neutro.
Tomada 12V (em destaque na imagem acima) – Uma boa novidade da versão 2023 é a tomada 12 volts, localizada junto ao painel. Ela garante a praticidade de recarregar o celular em qualquer momento.
Guidão ajustável – Para se adaptar à altura do piloto, a Crosser traz outro diferencial, o guidão é ajustável, que pode ser fixado 15 mm a frente.
Motor e suspensão da nova Crosser 2023 ABS
Motor – Motorização e potência não mudou. Motor monocilíndrico arrefecido a ar, com 149cc, com a potência máxima de 12,2cv quando abastecido com gasolina, e 12,4 cv com etanol.
Sistema de injeção eletrônica de combustível BLUEFLEX, que permite o abastecimento com gasolina, etanol, ou mistura de ambos em qualquer proporção. Tanque de 12 litros.
Suspensões – Na dianteira, o garfo telescópico com curso de 180 mm e conta, em ambas as versões, com protetores do tipo sanfona, que protegem o garfo dianteiro de danos causados por impactos de pedras, poeira e outros detritos.
Na traseira, o sistema é composto por um amortecedor único e seu curso é de 160 mm. Sua fixação na balança é feita através de links. A principal vantagem desse sistema em uma motocicleta on/off-road é tornar o funcionamento mais progressivo, com um amortecimento que começa macio e fica mais rígido à medida que é mais exigido, minimizando os riscos de que a suspensão chegue ao final de seu curso.
Rodas e pneus – Nas duas versões da Crosser, a “Z” e a “S”, o tamanho das rodas, com diâmetro de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, somam-se a elementos como a ótima geometria do chassi e o baixo peso para dar à Crosser sua notável agilidade, tornando-a capaz de desviar dos obstáculos com grande rapidez, sempre de forma estável e equilibrada. Esse comportamento faz dela uma motocicleta fácil de ser conduzida, tornando-a uma opção perfeita para motociclistas iniciantes e experientes.
Os pneus têm as medidas de 90/90 – 19 M/C 52P na dianteira, e 110/90 – 17 M/C 60P na traseira.
Freio ABS – Freio ABS na roda dianteira, oferecendo maior controle em emergências, como piso escorregadio e outras condições de baixa aderência.
Qual o preço Yamaha Crosser 2023 ABS ?
As versões S e Z da CROSSER 2023 estarão disponíveis na Rede de Concessionários Yamaha no final de abril de 2022. A Crosser 150 S tem o preço sugerido de R$ 16.590,00 + frete, e R$ 17.160 + frete para São Paulo. Já a versão Z, com para-lama alto, o preço sugerido é de R$ 16.790,00 + frete, e R$ 17.368,00 para o Estado de São Paulo.
A Yamaha dá garantia de 3 anos. A nova Crosser 2023 faz parte do programa Revisão Preço Fixo, da Yamaha, na qual, o valor da revisão é o mesmo em todas as concessionárias Yamaha participantes em todo o Brasil.
Quais as cores Yamaha Crosser 2023 ABS?
A novas cores da Crosser 2023 são: Dakar Areia, Black Eclípse, Vermelho Pepper e Competiton Blue
Ficha Técnica da Yamaha Crosser 2023
Motor
Motor: SOHC, 2 válvulas, 4 tempos, refrigeração a ar
Potência (Gasolina): 12,2cv (7.500 rpm)
Potência (Etanol): 14,4cv (7.500 rpm)
Torque (Gasolina): 1,3 kgfm /6000 rpm
Torque (Etanol): 1,3 kgfm /6000 rpm
Quantidade de Cilindros: 1
Cilindrada real arredondada: 150 cm3
Diâmetro X Curso: 57,3 x 57,9 mm
Taxa de compressão:
Alimentação: Injeção eletrônica
Tipo de Combustível: Gasolina/Álcool
Câmbio
Sistema de transmissão: 05 velocidades
Transmissão final: Corrente
Embreagem: Multi-disco / Úmida
Suspensão
Suspensão dianteira: Garfo telescópico
Suspensão traseira: Balança traseira tipo Monocross com link
Curso da suspensão dianteira (roda): 180 mm
Curso da suspensão traseira (roda): 160 mm
Freios
Sistema de freios: ABS
Freio dianteiro: Disco hidráulico com sistema anti-bloqueio
Dianteiro: 245 mm (diâmetro externo)
Freio traseiro: Disco hidráulico
Traseiro: 203 mm (diâmetro externo)
Dimensões
Comprimento x Largura x Altura: 2050 x 830 x 1160 mm
Altura mínima do solo: 235 mm
Distância entre eixos: 1350 mm
Altura do assento: 850 mm
Pneu dianteiro: 90/90 – 19 M/C 52P – LEVORIN /MICHELIN
Pneu traseiro: 100/90 – 17 M/C 60P – LEVORIN / MICHELIN
Tipo de chassi: Berço Sem-Duplo
Peso Liquido: 137 kg
Capacidade do tanque de combustível (reserva): 12L (3L)
Belíssima moto.
Muito boa.