A Yamaha confirmou o lançamento da nova Ténéré 700 2025 no Brasil, trazendo as atualizações mais recentes de desempenho e tecnologia. Conheça mais detalhes da nova T7 que será produzida em Manaus, a partir de agosto de 2025.
Nova Ténéré 700 2025 no Brasil! A nossa pergunta sobre qual modelo a Yamaha Brasil traria a partir do ano que vem foi respondida muito antes do que poderíamos imaginar. Logo após o lançamento da Nova Ténéré 700 2025 que aconteceu na abertura do Salão de Milão 2024, a gente ficou na dúvida sobre qual Ténéré chegaria ao mercado nacional. E para a alegria geral da nação, a Yamaha confirmou que teremos essa mesma versão da T7 2025, no ano que vem por aqui!
A Ténéré 700 2025 teve uma leve reformulação no visual em relação ao modelo que foi apresentado Festival Interlagos, quando a Yamaha confirmou a chegada da Ténéré 700. Segundo informações da marca, existe uma melhora na ergonomia e na funcionalidade tanto para pilotagens longas em estrada quanto para trilhas exigentes.
Seu visual dá lugar a uma estrutura mais compacta na traseira, uma configuração onde a Yamaha garante não só a identidade visual, mas também a otimização para terrenos variados. Este design também considera lições aprendidas em décadas de competições, unindo funcionalidades práticas à uma pilotagem mais equilibrada em qualquer ambiente.
A estrutura frontal da moto foi projetada para oferecer proteção e ampla visibilidade ao piloto. Já a seção traseira, minimalista e compacta, proporciona um controle mais preciso da motocicleta. Essa nova configuração atende especialmente aos pilotos que desejam maior mobilidade para redistribuir o peso corporal durante a condução em pé, uma técnica essencial para a condução em terrenos irregulares.
Design e Ergonomia
A Ténéré 700 2025 chega com um novo tanque de combustível, reposicionado para a parte dianteira, e um formato que contribui para uma distribuição de peso mais equilibrada. Esse tanque tem capacidade de 16 litros. Em comparação com o modelo anterior, o tanque agora é mais baixo, o que contribui para um centro de gravidade otimizado e melhora o desempenho em manobras.
Outro destaque no design da Ténéré 700 2025 é o assento de peça única inspirado nas motos de rali, agora mais longo e estreito, oferecendo maior liberdade de movimento ao piloto. Esse ajuste permite ao motociclista adaptar melhor sua posição ao enfrentar terrenos variados, mantendo o contato constante com a moto. A área central da motocicleta também foi desenhada para facilitar a transição visual e estrutural entre a frente e a traseira, proporcionando um assento que facilita o deslocamento do peso e o conforto.
No design frontal, a moto exibe o conceito “torre de rally”, com um conjunto de faróis em LED que lembra as motocicletas de competição. Os quatro projetores empilhados criam um visual agressivo, enquanto as carenagens leves e robustas reforçam a capacidade off-road. Além disso, os protetores de mão coloridos asseguram maior proteção ao piloto em trajetos off-road.
Tecnologia de Painel e Conectividade
O painel da Ténéré 700 2025 foi atualizado com uma tela TFT de 6,3 polegadas. Instalado em formato vertical e inspirado nos roadbooks de Rally Raid, o display colorido não só melhora a experiência de pilotagem como traz funcionalidades conectadas ao smartphone, como integração para chamadas, mensagens e navegação “turn-by-turn” via o aplicativo Y-Connect da Yamaha. Com o controle pelo interruptor esquerdo do guidão, o piloto pode acessar todas as funções sem precisar tirar as mãos do guidão, um recurso importante para trajetos desafiadores.
A moto também conta com uma entrada USB Tipo C para carregamento, localizada no lado direito do cockpit, garantindo praticidade para os dispositivos do piloto em viagens longas. O display permite acesso rápido a informações como velocidade, nível de combustível, consumo médio e temperatura, além de indicadores de marcha, facilitando uma navegação mais precisa e segura.
O sistema de botões no guidão também foi atualizado, sendo mais ergonômico e funcional. Os novos interruptores incluem um joystick de cinco direções, o que torna a navegação entre as funções mais intuitiva e prática. Este design facilita a operação em qualquer ambiente, e inclui indicadores de direção com a opção de sinalização contínua ou com desligamento automático, características que aumentam a segurança em estradas.
Veja Também:
- Moto Morini Brasil: saiba quais são os 3 modelos que serão lançados em 2025
- Royal Enfield Flying Flea C6: a Moto Elétrica da marca é Lançada; Veja Fotos e Detalhes
Motor e Novas Funções Off-Road
Equipado com o motor CP2 de 690 cc, a Ténéré 700 2025 recebe agora o YCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle), que permite ao piloto selecionar diferentes mapas de aceleração pela primeira vez na plataforma CP2. Com o virabrequim de 270 graus, o motor mantém a entrega de potência linear e suave, uma característica importante para o controle em trilhas. Essa atualização é acompanhada por um duto de admissão de ar mais curto, otimizando o torque em baixas rotações, algo essencial para trajetos off-road.
O motor da Ténéré 700 2025 também passa a atender os regulamentos de emissões PROMOT M5, alinhando-se às normas mais recentes de sustentabilidade sem comprometer o desempenho.
Outras atualizações incluem um novo sistema de embreagem, que agora foi deslocado em 35° para frente, proporcionando um ponto de atuação mais ergonômico e oferecendo mais espaço para o piloto em posições de condução em pé ou sentado. A caixa de câmbio também foi revisada, garantindo trocas de marcha mais suaves e sem interrupções, com ajustes que diminuem os impactos e melhoram o controle.
Controle de Tração e Configurações de ABS Ajustáveis
Para otimizar o controle da motocicleta em terrenos variados, a Ténéré 700 2025 no Brasil vem equipada com sistemas ajustáveis de ABS e controle de tração (TCS).
O piloto pode desativar o TCS para condições off-road mais extremas, com opções acessíveis pelo painel TFT. No caso do ABS, a motocicleta oferece três modos: o Modo 1, que mantém o sistema ativo em ambas as rodas; o Modo 2, que desativa o ABS apenas na traseira; e o Modo 3, que desliga completamente o ABS, proporcionando ao piloto controle total da frenagem.
Essas configurações são especialmente úteis em trajetos com cascalho ou terrenos instáveis, onde o piloto pode aproveitar a liberdade de deslizar a roda traseira ao contornar curvas, mantendo o controle absoluto em condições adversas.
Sobre a Versão Rally
Nós questionamos a assessoria da Yamaha Brasil se teríamos por aqui também a nova Ténéré 700 2025, na versão Rally. Porém, o modelo não foi confirmado, assim como não temos como afirmar se a T7 2025 chegará também na segunda cor, Titanium.
O que já é certo é que a nova Yamaha Ténéré 700 será produzida no Brasil, em Manaus (AM), a partir de agosto de 2025, com a chegada à rede de concessionárias brasileiras da marca prevista para o mês de setembro. O preço só será revelado próximo de seu lançamento.