Preciso de CNH para bicicleta elétrica?

A bicicleta convencional ganhou a companhia das elétricas. E a categoria “A” da CNH se dividiu em mais duas categorias. Uma coisa tem alguma ligação com a outra? Afinal, preciso de CNH para bicicleta elétrica? É o que veremos a partir de agora.

Procura por  bicicleta elétrica

As bikes elétricas têm conquistado um publico muito grande. Não apenas para passeio, como para trabalho. A Mobylette, esgotou o estoque apenas 1 dia depois de ter anunciado o seu retorno.

CNH para bicicleta elétrica

Para conduzir uma bicicleta elétrica não é necessário ter CNH e nem ser maior de 18 anos no seguinte caso: a bicicleta elétrica tem que ter potência máxima de 250 watts e NÃO possuir acelerador! A velocidade máxima dessa bike não deverá exceder os 25 km/h.

Bicicleta elétrica acima de 250 watts

Nesse caso, a bicicleta já entra na categoria de ciclomotores ou ciclo elétricos.  Da mesma forma da 50cc, as famosas cinquentinhas. A bicicleta ou o ciclomotor deverá ser emplacado.  A Mobylette entra nessa categoria por possuir acelerador.

Categoria ACC para bicicleta elétrica acima de 250 watts

O ciclista ou piloto vai precisar da ACC – Autorização para Condução de Ciclomotores ou diretamente a CNH.

A ACC tem um custo menor que a CNH. São necessários 20 horas/ aula de curso teórico e 10 horas/ aula de curso prático.

Nova CNH para Ciclomotores

No caso dos ciclomotores, as regras são quase as mesmas para a condução das motos – capacete obrigatório. A diferença fica por conta da velocidade máxima que não deve passar dos 50 Km/h. Mas todos os equipamentos de segurança devem estar em bom estado de funcionamento.

E a categoria A1 da CNH?

A categoria A1 é uma das novidades da CNH, como a ACC. A diferença entre a A1 e A é essencialmente a cilindrada. A categoria A1 fica restrita aos pilotos de motos até 125cc.

Quando a nova CNH entrou em vigor?

A nova CNH entrou oficialmente em vigor no dia 01 de junho de 2022. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), onde foram definidas as novas regras da CNH, a emissão poderá ser feita nas formas física ou digital, de acordo com a escolha do motorista.

Sou obrigado mudar para a nova CNH?

A troca pelo novo modelo será gradativo. Apesar do início da validade neste mês de junho/22, na prática, os motoristas só precisarão trocar pela nova CNH caso tenham que emitir uma segunda via ou no momento de fazer a renovação.