A Triumph Speed T4 chega ao mercado como a moto 400 cilindradas mais barata da marca britânica. O lançamento aconteceu nesta terça, 17 de setembro de 2024 na Índia. O novo modelo tem motor de 31 cavalos e uma estrutura simplificada. Talvez tenha como mira de concorrência as motos da Royal Enfield.
A Triumph Speed T4 é a mais recente adição à linha de 400 cilindradas da marca britânica, oferecendo uma opção mais acessível para os motociclistas. Lançada oficialmente neste 17 de setembro de 2024 na Índia, a Speed T4 se posiciona abaixo da Speed 400, mantendo uma proposta de custo-benefício interessante. A moto apresenta uma configuração simplificada em comparação com sua irmã, tornando-a a Triumph mais barata disponível no mercado global.
Com preço inicial de 214.000 rúpias, a Triumph Speed T4 se destaca como a moto mais acessível da marca britânica. Em conversão direta, o valor ficaria em torno de R$ 14 mil reais. A parceria de produção com a Bajaj na Índia viabilizou a criação desse modelo de entrada, que pode, eventualmente, chegar a outros mercados, embora ainda não haja confirmação sobre a venda no Brasil.
Apesar de suas mudanças em relação à Speed 400, a Triumph Speed T4 ainda preserva características que a mantêm competitiva, especialmente para aqueles que procuram uma moto versátil, mas que não exija o investimento elevado de outros modelos da marca.
Características da Triumph Speed T4
Uma das principais alterações da Triumph Speed T4 está em seu conjunto de suspensão, que utiliza um garfo telescópico de 43 mm, substituindo o garfo invertido da Speed 400. Essa modificação, junto com a exclusão do acelerador eletrônico e do controle de tração, torna a moto mais simples e acessível, sem comprometer a experiência geral de pilotagem.
Outra diferença significativa está no motor. Embora compartilhe o mesmo bloco monocilíndrico de 398 cc da Speed 400, o propulsor foi ajustado para fornecer mais torque em baixas rotações. Com isso, a potência foi reduzida em aproximadamente 10 cavalos, resultando em 31 cavalos a 7.000 rpm, além de 26 Nm de torque.
O câmbio segue com 6 marchas, e a moto conta com rodas de liga-leve e freios a disco com ABS nas duas rodas, painel com informações digitais combinadas com analógicas. No geral, essas especificações colocam a Speed T4 em uma posição intermediária no mercado de motos de 400 cc.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Um Modelo de Entrada que Completa o Portfólio da Triumph
O lançamento da Triumph Speed T4 demonstra a estratégia da marca em expandir sua presença no segmento de motos de menor cilindrada, oferecendo alternativas mais acessíveis sem sacrificar a qualidade. A parceria com a Bajaj, responsável pela produção na Índia, permitiu que a Triumph criasse uma moto com especificações simplificadas, mas que ainda carrega a essência da marca britânica.
Além de posicionar a Triumph Speed T4 como uma concorrente direta das motos da Royal Enfield no segmento das 400 cilindradas, o modelo também serve como porta de entrada para novos motociclistas que desejam uma moto robusta e confiável, mas com um preço mais acessível.
Como já dissemos, não existe ainda nenhuma informação de que esse modelo virá para o Brasil. Mas as chances são muito boas!