Após o sucesso da Ténéré 700 (na Europa), a Yamaha finalmente revelou a Ténéré 700 World Raid de longa distância. Mas somente para a Europa e Austrália
Equipada para ir mais longe do que qualquer Ténéré anterior e com a especificação mais avançada que inclui suspensão de última geração para maior confiança e conforto, ergonomia aprimorada, estilo inspirado em rally e instrumentos multimodo com notificações de chamadas e mensagens de texto recebidas, a Ténéré 700 World Raid é uma motocicleta que pode fazer o mundo parecer um lugar muito menor.
Tanques de combustível de 23 litros montados em dupla
Os novos tanques de combustível de 23 litros montados em dupla foram projetados para trazer tranquilidade na viagem mais longa e eliminar a ansiedade de autonomia que todo motociclista experimenta quando a luz de reserva começa a piscar – um problema com o qual muitos pilotos estão familiarizados. Em condições típicas de uso, estima-se que esses novos tanques sejam capazes de oferecer um alcance de até 500 km, proporcionando um maior nível de autonomia que torna o Ténéré 700 World Raid mestre do deserto.
O design exclusivo de montagem lateral dupla oferece uma série de vantagens significativas em comparação com simplesmente tornar o tanque mais alto e mais largo para aumentar sua capacidade. Por ter dois tanques separados que estão posicionados mais abaixo e colocar a bomba de combustível em uma posição mais baixa em um dos tanques, o centro de gravidade da moto pode ser mantido quase o mesmo da Ténéré 700 existente que possui um tanque de 16 litros – ajudando a manter o manuseio ágil, apesar do aumento do peso de uma carga de combustível maior.
A massa é ainda mais centralizada, com uma distribuição de peso ideal entre a frente e a traseira.
Uma característica importante deste novo layout é que o ponto mais alto dos novos tanques duplos montados na lateral é mais baixo do que o topo do tanque na Ténéré 700, reduzindo a diferença de altura entre o tanque e o assento para dar um perfil mais plano com maior mobilidade do piloto e troca de peso dianteira/traseira mais fácil ao andar fora da estrada.
Outro benefício deste design de tanque duplo é que o movimento do combustível é limitado, em comparação com um layout de tanque grande e isso oferece benefícios especialmente nas curvas. E, finalmente, os tanques de combustível montados nas laterais da Ténéré 700 World Raid não são apenas um lembrete da herança de rali do deserto da moto, mas também uma evidência clara do DNA que este novo modelo de aventura compartilha com algumas das motos de corrida de fábrica mais bem-sucedidas da Yamaha.
Veja também: Novidade da Yamaha: Ténéré 700cc em 2018
Assento plano para maior agilidade do piloto
Além da altura reduzida do novo design de tanque duplo, a Ténéré 700 World Raid também se beneficia de um novo assento de 890 mm de altura que oferece um perfil muito mais plano para uma transição mais suave entre o assento e o tanque. Este design permite que o motociclista se mova para trás e para frente com o mínimo esforço ao mudar o peso do corpo para manter o controle em terrenos acidentados, e a nova ergonomia é adequada para as posições de pilotagem sentada e em pé.
O design de duas peças do assento permite a fácil remoção da seção traseira para permitir a instalação de acessórios como bagageiro ou bagageiro. O assento é feito de dois tipos diferentes de couro, com uma zona de alta aderência no centro e uma zona mais suave que permite liberdade de movimento durante a pilotagem.
Painel TFT colorido de cinco polegadas com conectividade móvel
O novo painel TFT colorido de 5 polegadas está conectado à Unidade de Controle de Comunicação (CCU) da moto que se comunica com o aplicativo MyRide, fornecendo conectividade na forma de mensagens de texto e notificações de chamadas recebidas que são exibidas no painel de instrumentos – e o status da bateria móvel é exibido assim que a conexão for estabelecida.
Essa conectividade e a capacidade de identificar quaisquer problemas técnicos que precisam ser corrigidos proporcionam maior tranquilidade e segurança aos ciclistas de aventura, especialmente quando estão participando de viagens de longa distância em território desconhecido.
O acesso às informações relevantes é crucial em todas as expedições de longa distância, e os pilotos da Ténéré 700 World Raid podem escolher entre três temas diferentes no painel TFT colorido de 5 polegadas.
ABS de três modos on/off road
Para controle ideal em condições de pilotagem variadas, a nova Ténéré 700 World Raid está equipada com ABS de três modos que podem ser selecionados quando a moto está parada, através de um menu específico disponível no medidor, operado pelo interruptor do punho direito.
O modo 1 está totalmente ativado, com ambas as rodas beneficiando de ABS conforme exigido legalmente durante a condução em vias públicas. Os modos 2 e 3 foram introduzidos para condução em estradas não públicas. Em detalhe, o Modo 2 (nova função desenvolvida para a Ténéré 700 World Raid) é roda dianteira ligada, roda traseira desligada, e este é o modo recomendado para terrenos como brita, onde é provável que haja baixos níveis de aderência. O modo 3 está totalmente desligado, adequado para pilotos experientes que desejam desfrutar de um passeio off-road puro.
Motor CP2 de alto torque
O icônico motor de dois cilindros em linha com refrigeração líquida de 689 cc da Yamaha é a força motriz por trás da nova Ténéré 700 World Raid. Apresentando um virabrequim de 270° que lhe confere uma sequência de disparo irregular característica, este motor CP2 ‘crossplane concept’ é conhecido por sua forte saída de torque linear, bem como seu desempenho ultra-responsivo e facilmente controlável que o torna tão agradável e gratificante de pilotar em todas as velocidades.
Dimensões compactas e baixo peso tornam a unidade CP2 ideal para as demandas e requisitos da pilotagem de aventura – e com uma entrega de torque linear que fornece muita potência de tração de baixa a média, este motor robusto, confiável e econômico é particularmente adequado para as mais variadas e terrenos fora de estrada normalmente encontrados por pilotos de aventura. Já comprovado com o mais vendido Ténéré 700, este motor é um dos motores mais lendários da Yamaha, com mais de 221.000 unidades com motores CP2 vendidas desde o lançamento.
Pára-brisas mais alto, defletores laterais fáceis de remover, piscas LED e carenagem dianteira
Para proteção adicional contra o vento em aventuras de longa distância, a moto está equipada com uma tela 15 mm mais alta com defletores laterais fáceis de remover e piscas LED são equipamento original.
Os painéis frontais ao redor do radiador e o painel interno ao redor da área do cockpit são fabricados com material composto de fibra de vidro resistente. Estes são projetados para serem capazes de lidar com passeios fora de estrada acidentados.
Preço no Reino Unido
Na Inglaterra, a Ténéré 700 World Raid vai custar a partir de 11.600 Libras, chega às lojas a partir de maio/22. Na conversão atual para o nosso Real, o preço fica algo em torno de 80 mil reais. Não existe previsão de lançamento no Brasil.
Com informações – Yamaha Motor Australia. Fotos: Divulgação