A Royal Enfield apresentou no Brasil, no primeiro dia do Festival Interlagos 2024, a Shotgun 650. Este é o quarto modelo da marca a utilizar a plataforma bicilíndrica de 650 cilindradas.
Mas isso não quer dizer que a Shotgun 650 esteja sendo lançada no Brasil. Segundo a Royal, o modelo está nos estágios finais de homologação, mas já está com a montagem sendo testada na planta da Dafra em Manaus (AM). Ou seja, o lançamento será em breve. A previsão de preço não foi divulgada, mas espera-se não que supere os R$ 34 mil da Super Meteor 650.
A Shotgun é equipada com um motor bicilíndrico de 648 cm³, refrigerado a líquido, que gera 47 cavalos de potência a 7.250 rpm e 5,4 kgfm de torque a 5.650 rpm, acoplado a uma transmissão de seis marchas. Essas especificações são semelhantes às encontradas nas outras motos 650 da Royal Enfield.
Em comparação com a Super Meteor 650, a Shotgun 650 apresenta uma distância entre eixos mais curta, maior distância do solo e uma leve redução no peso. Essas mudanças proporcionam uma experiência de pilotagem distinta, destacando a personalidade da Shotgun 650.
Estilo Bobber em alta
Possui uma roda dianteira de 18 polegadas e uma traseira de 17 polegadas, deixando o modelo num estilão “Bobber”. A suspensão dianteira usa bengalas Showa Big Piston invertidas, com 33 mm a menos de curso.
Os amortecedores traseiros têm 20 mm a mais de curso, proporcionando uma dinâmica de pilotagem diferenciada. Os freios são idênticos aos da Super Meteor, com discos de 320 mm na dianteira e 300 mm na traseira, ambos com pinças flutuantes ByBre de dois pistões e ABS de série.
Equipamentos de Série
O painel é redondo, combinando elementos digitais e analógicos, além do sistema de navegação Royal Enfield Tripper, que se conecta via Bluetooth ao smartphone. Inclui também uma porta USB para carregamento de dispositivos móveis. A iluminação é totalmente em LED e o assento monoposto, há opções para banco de garupa e espaço para bagagem.
Especificações Técnicas
- Motor: Bicilíndrico, 648 cm³, refrigerado a líquido
- Potência: 47 cv a 7.250 rpm
- Torque: 5,4 kgfm a 5.650 rpm
- Transmissão: Seis marchas
Dimensões
- Distância entre Eixos: Mais curta que a Super Meteor 650
- Distância do Solo: Maior
- Peso: Redução em relação à Super Meteor 650
Suspensão e Rodas
- Rodas: 18 polegadas na frente, 17 polegadas atrás
- Suspensão Dianteira: Showa Big Piston invertida, curso reduzido em 33 mm
- Suspensão Traseira: Amortecedores duplos, curso aumentado em 20 mm
Freios
- Dianteiro: Disco de 320 mm, pinça ByBre de dois pistões
- Traseiro: Disco de 300 mm, pinça ByBre de dois pistões
- ABS: De série