A Honda apresentou neste mês de maio de 2023, sua primeira moto elétrica, mas na prática, a EM1 e seria um ciclomotor urbano, ou se preferir, podemos chamar de scooter elétrica da Honda. Interessante para ser usada na cidade, mas peca na autonomia de apenas 48 quilômetros. Por enquanto, o modelo elétrico estará disponível somente na Europa.
Design e Características da Scooter Elétrica da Honda
A primeira moto elétrica da Honda, a EM1 e, é um ciclomotor elétrico que entrega potência equivalente a 2,3 cv e atinge uma velocidade máxima de 45 km/h. Sua autonomia é inferior a 50 km, ou seja, somente trajetos curtos na cidade.
Trata-se de uma scooter compacta, projetada para atender às necessidades do público jovem em busca de um meio de transporte urbano prático e ágil. Seu design apresenta um formato plano e estrutura compacta, com um quadro do tipo berço, garfo telescópico na suspensão dianteira e freio a disco.
Na parte traseira, conta com dois amortecedores e freio a tambor. Seu peso total é de 95 kg. Em termos de comparação, a Pop 1101 pesa 87 kg.
A estrutura da scooter elétrica da Honda é construída em aço. Ela conta com garfos dianteiros telescópicos de 31 mm e suspensão traseira bichoque. As rodas, sendo a dianteira de 12 polegadas e a traseira de 10 polegadas, são feitas de alumínio fundido para auxiliar na redução do peso total do veículo.
A primeira scooter elétrica da Honda possui um amplo espaço de armazenamento sob o assento, com capacidade para 3,3 litros, uma porta USB para carregamento, luzes de LED espalhadas por toda parte, um gancho para pendurar bolsas ou mochilas, além de alças de apoio e pedaleiras dobráveis para o garupa.
Estará disponível em três opções de cores: Branco Pérola Sunbeam, Prata Metalizado Digital e Preto Metalizado Ballistic Mate. Sem previsão de ser lançada no Brasil.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Honda Mobile Power Pack e: Portabilidade e Conveniência
O motor elétrico da EM1 e, é montado na roda traseira. A scooter elétrica da Honda conta com o módulo de baterias Honda Mobile Power Pack. Esse motor possui uma potência nominal de 0,58 kW, gerando um pico de 1,7 kW (equivalente a 2,3 cv). No modo ECON, a potência é reduzida para 0,86 kW, proporcionando uma velocidade máxima de 45 km/h. O modo ECON suaviza a resposta do acelerador e aumenta a autonomia útil para cerca de 48 km.
Para entender melhor, o Honda Mobile Power Pack, é um módulo de baterias removível de 50 V desenvolvido pela marca japonesa. Esse conjunto de baterias pode ser recarregado no conforto de casa. Outro projeto prevê a troca da bateria descarregada em postos de carregamento, por baterias com carga completa.
Com cerca de 10 kg, o Mobile Power Pack é portátil e pode ser transportado e substituído com facilidade, graças a uma alça de segurança. De acordo com a Honda, o tempo de carga do zero ao máximo é de aproximadamente 6 horas. Além disso, o Mobile Power Pack pode ser recarregado mais de 2.500 vezes, garantindo durabilidade e longevidade.
Perguntas e Respostas
Quais são as características técnicas da EM1 e?
A EM1 e é uma moto elétrica da Honda com uma potência de 2,3 cv, velocidade máxima de 45 km/h e autonomia inferior a 50 km.
Como é o sistema de baterias da EM1 e?
A EM1 e utiliza o módulo de baterias Honda Mobile Power Pack e, que possui uma voltagem de 50 V e é recarregável no conforto de casa.
Qual é o peso total da EM1 e?
A EM1 e pesa 95 kg, aproximadamente.
A EM1 e será lançada no Brasil?
Ainda não há previsão de quando a EM1 e chegará ao Brasil.
Qual é a opção de cores disponível para a EM1 e?
A EM1 e estará disponível nas cores Branco Pérola Sunbeam, Prata Metalizado Digital e Preto Metalizado Ballistic Mate.