A Royal Enfield Guerrilla 450 foi finalmente lançada em seu país natal, Índia. Como havíamos previsto, no meio da semana passada. Mas como é a nova moto da Royal? Será que vem para Brasil? Vamos saber tudo sobre a nova 450 da marca, que chega com um visual mais esportivo, ou neo-retrô e funcionalidades modernas.
Royal Enfield Guerrilla 450
A Royal Enfield Guerrilla 450 é a mais recente adição ao portfólio da marca, destacando-se como uma roadster urbana de visual atraente. Com motor de 452cm³, arrefecimento líquido e modos de pilotagem Performance e Eco, a Guerrilla 450 promete entregar uma experiência de pilotagem versátil. A novidade da Royal foi apresentada inicialmente em três versões: Analogue, Dash e Flash.
O motor Sherpa 450, utilizado tanto na Guerrilla 450 quanto na Himalayan 450, representa um avanço tecnológico para a Royal Enfield. Com um cilindro, duplo comando e arrefecimento líquido, o motor oferece 40 cv de potência a 8.000 rpm e 4,08 kgfm de torque a 5.500 rpm. Este desempenho é complementado por um câmbio de seis marchas com embreagem assistida e deslizante.
Visualmente, a Royal Enfield Guerrilla 450 adota um design neo-retro, com elementos clássicos combinados a tecnologias modernas. O assento ondulado em peça única, a 780 mm do chão, garante conforto para o piloto e o passageiro. O tanque de combustível arredondado, com capacidade para 11 litros, e o guidão mais confortável, junto com pedaleiras centralizadas, proporcionam uma postura de pilotagem relaxada e agradável.
A iluminação full-LED e o painel de instrumentos redondo de quatro polegadas, disponível em versão TFT colorida, são destaques que reforçam a combinação de estilo clássico e funcionalidade contemporânea. A versão TFT inclui conectividade com o sistema Tripper para navegação integrada com o Google Maps, enquanto a versão digital (no modelo de entrada Analogue) oferece uma interface mais simples e prática.
Desempenho
Projetada para rodar no asfalto, a Guerrilla 450 vem equipada com rodas de liga leve de 17 polegadas, calçadas com pneus sem câmara (dianteiro 120/70 e 160/60 traseiro). A suspensão dianteira convencional tem tubos de 43 mm de diâmetro e 140 mm de curso, enquanto a suspensão traseira monochoque oferece 150 mm de curso. Os freios a disco, com 310 mm na dianteira e 270 mm na traseira, ambos com ABS.
A proposta da Royal Enfield Guerrilla 450 é oferecer uma moto despojada, sem adereços desnecessários, focada em proporcionar uma condução divertida e dinâmica. Com um peso a seco de 173 kg, a motocicleta é ágil e fácil de manusear, ideal para o ambiente urbano.
Conectividade
A Royal Enfield Guerrilla 450 chega ao mercado em três versões: Analogue, Dash e Flash. A versão de entrada, Analogue, conta com uma tela analógica digital, combinando um visor LCD ao sistema Tripper como opcional. As versões Flash e Dash vêm equipadas com a tela Tripper TFT, que inclui Google Maps e conectividade Wi-Fi 5 (2.4/5 GHz) para integração com smartphones. Estas características destacam a atenção da Royal Enfield à conectividade e à experiência do usuário.
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Vem para o Brasil?
Embora a Royal Brasil não tenha dito absolutamente nada, acreditamos na chegada da Royal Enfield Guerrilla 450 ao mercado nacional em 2025. Neste ano, aguardamos ainda a chegada Himalayan 450. A previsão ainda é para o final do ano.
Em relação a preço, as previsões ficam um pouco mais complicadas. Os preços da Guerrilla 450 começa em 239.000 rúpias, ou em conversão direta, em torno de R$ 15,7 mil. Mas como sabemos, esse preço não deverá ser o do mercado brasileiro, caso o modelo seja realmente confirmado por aqui.
Para efeito de comparação, a Meteor 350 tem o preço por aqui iniciando em R$ 23.790. Ou seja, podemos aguardar para a Guerrilla 450, algo mais próximo dos R$ 30 mil. Mas para isso, somente depois de uma confirmação da Royal do Brasil.