Você colocou novos pneus na moto ou vai tirar ela zerada da loja? Então tenha “parcimônia” nos primeiros quilômetros, pois os pneus estarão escorregadios nas laterais.
Pneus Novos: O Verdadeiro Motivo de Serem Escorregadios
É comum ouvir motociclistas atribuindo a escorregadiça dos pneus novos a uma cera. Na verdade, os pneus novos de motocicletas não são encerados. O verdadeiro culpado é um produto químico conhecido como desmoldante.
Durante o processo de fabricação, o desmoldante é aplicado para facilitar a remoção dos pneus da forma onde ele é fabricado. Esse produto cria uma camada escorregadia na superfície do pneu, o que pode ser confundido com a tal da cera. Esta camada de desmoldante é a verdadeira razão pela qual os pneus novos apresentam menor aderência nas primeiras utilizações.
Seria um absurdo, pra não dizer um crime, se existisse realmente um processo de “encerar” os pneus de moto antes de sair da fábrica.
Como Proceder nos Primeiros Quilômetros
É fundamental que você desgaste essa cera antes de exigir muito da sua moto. Não existe um truque mágico, como lavar com sabão ou passar lixa. A solução é simples: dirija com cautela nos primeiros quilômetros.
Se possível, se tiver tempo e disponibilidade, faça algumas voltas em baixa velocidade, preferencialmente em um local seguro e com espaço. O ideal é realizar no mínimo três voltas circulares para cada lado, garantindo que o pneu comece a se desgastar uniformemente.
Evite Produtos Que Aumentam o Risco
Outro ponto importante é evitar o uso de produtos que possam comprometer ainda mais a aderência dos pneus. Um exemplo comum é o famoso “pretinho”, um produto à base de silicone utilizado para dar brilho aos pneus. Apesar de deixá-los com uma aparência mais bonita, ele torna o pneu escorregadio novamente, aumentando o risco de acidentes.
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