A nova Yamaha MT-15 2024, foi lançada neste mês de julho em boa parte dos países asiáticos. Trata-se de uma naked urbana de 155 cc, mas que chega a 18,8 cavalos de potência. Em termos de comparação, a FZ 25 que temos por aqui, chega a no máximo 20,9 cv de potência. Será que teremos em breve esse modelo incrível nas lojas do nosso país? Seria uma boa?
Yamaha MT-15 2024: coração valente
A Yamaha MT-15 2024 é uma pequena naked que une potência e estilo esportivo. O motor é o mesmo da esportiva R15, recentemente lançada no Brasil. É um monocilíndrico de 155 cc, com 18,8 cv de potência máxima a 10.000 rpm e 1,5 kgm de torque a 7.500 rpm. O câmbio tem 6 marchas com embreagem assistida e deslizante.
Além do desempenho, a MT-15 oferece recursos tecnológicos avançados. Vem de série com controle de tração, freios a disco nas duas rodas, com discos de 282 mm na dianteira e 220 mm na traseira, e ABS de duplo canal, oferecendo um controle adicional ao evitar o travamento das rodas em situações de emergência.
A suspensão dianteira invertida com tubos largos e dourados garante estabilidade e controle nas curvas, absorvendo os impactos das estradas irregulares. Na parte traseira, o braço oscilante em alumínio proporciona um equilíbrio entre conforto e esportividade. Embora as informações de curso não tenham sido divulgadas, a Yamaha não decepciona com esse conjunto de suspensões de alta performance.
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Painel de Instrumentos Conectado
Além do painel digital completo, a MT-15 apresenta uma inovação interessante: o Yamaha Y-Connect. Esse sistema permite que os pilotos conectem seus smartphones ao painel de instrumentos, recebendo notificações diretamente na tela da moto. Uma solução prática e moderna para uma experiência de pilotagem conectada.
Ergonomia
Com 2 metros de comprimento e um pouco mais de 1 metro de altura, a MT-15 apresenta uma altura de assento baixa, a apenas 81 cm do chão. Seu tanque comporta 10 litros de combustível, e seu peso total, com todos os lubrificantes, é de 141 quilos. O chassi robusto do tipo Deltabox e a ergonomia bem planejada oferecem uma posição de pilotagem confortável tanto para o dia a dia quanto para uma pilotagem mais esportiva.
O conjunto ótico frontal chama bastante a atenção. Com dois faróis afiados na parte superior e um projetor arredondado na área central, sua aparência é marcante. Toda a parte de iluminação é full LED.
Seria uma boa no Brasil?
A Yamaha apresentou no Festival Interlagos, no mês passado, a R15. Ou seja a versão esportiva, que como já dissemos, possui o mesmo motor da MT-15, além de algumas especificações e componentes.
Em teoria, isso nos leva a acreditar que a Yamaha poderia, trazer a nova MT-15 para o Brasil. Mas existe um porém. A Yamaha lançou no ano passado, a Fazer FZ15 por aqui. A proposta é muito próxima: uma baixa cilindrada street, com elementos premium. Talvez não seja de interesse da marca “causar” uma concorrência interna entre os dois modelos.
Em relação ao preço, com base no preço da R15, caso a Yamaha decida trazer a MT-15 para o mercado nacional, acreditamos que ficaria algo em torno de R$17.000 a R$18.000. Mas não queremos gerar expectativas!