A Yamaha Factor DX 150 2025 apresenta novidades marcantes, como o novo farol LED com luz de posição integrada, atualizações no design e uma leve perda de potência no motor para atender às normas de emissão. Saiba mais sobre o modelo, as especificações e o que esperar da nova versão.
A Factor DX 150 2025 é uma das boas novidades apresentadas pela Yamaha Brasil. Chega ao mercado nacional com mudanças significativas em design e recursos, em relação à atual Factor 150, mas também com uma leve redução de potência, também nessa comparação. O preço ainda não foi definido, e o modelo só deverá chegar às lojas em janeiro de 2025.
Com um visual diferenciado que inclui um farol de LED com luz de posição integrada, o modelo se destaca pelo acabamento moderno, aliado a componentes pintados na cor da moto, como spoiler, para-lama e traseira, além do motor em preto. A Yamaha incorporou também uma nova alça para o garupa com acabamento premium em alumínio, acrescentando um toque de sofisticação ao modelo.
Apesar das melhorias visuais, o motor flex de 150 cc perdeu 0,4 cavalos em comparação com a versão 2024. Esse ajuste foi necessário para que a Factor DX 150 2025 estivesse em conformidade com as normas de emissão Promot 5, que entram em vigor no próximo ano no Brasil. Essa redução pode decepcionar alguns usuários em termos de desempenho, mas a Yamaha acredita que as atualizações no design e recursos extras compensam essa perda.
Pacote de Acessórios
Outro destaque da Factor DX 150 2025 é o Pack de Acessórios, que traz mais praticidade ao motociclista. O pacote inclui uma entrada USB com duas opções de conectores – Tipo A e Tipo C – para carregar dispositivos durante a viagem, além de um cavalete central, que facilita manutenções rápidas e aumenta a conveniência no dia a dia. Esse pacote de conveniências reforça a proposta da Yamaha de entregar uma moto prática para uso urbano, oferecendo mais conforto ao condutor.
No entanto, no quesito segurança, o modelo permanece com o sistema UBS (Unified Brake System), que distribui a frenagem entre as rodas dianteira e traseira, mas ainda não conta com ABS. Com a ausência do ABS, a Yamaha deixa de competir em um importante aspecto, já que o novo modelo da concorrente CG 160 Titan 2025 será equipado com essa tecnologia.
Veja Também:
- Nova Ducati Scrambler Icon Next Gen é lançada no Brasil; Veja preço, fotos, vídeo e ficha técnica
- BMW F 450 GS é apresentada. Primeiro projeto da marca para uma 450 cilindradas; Conheça
Potência Ajustada e Detalhes da Mecânica
O motor monocilíndrico de 150 cc da Factor DX 150 2025 oferece agora até 12 cavalos de potência a 7.250 rpm com etanol, com um torque de 1,3 kgfm, também com etanol. A redução de 0,4 cavalos foi aplicada, como já dissemos, para atender às exigências da Promot 5, que estabelece novos limites de emissão para veículos. Embora esse ajuste seja negativo para o desempenho, a Yamaha aposta que as melhorias estéticas e de funcionalidade vão atrair o público-alvo da moto.
Os freios e suspensões permanecem inalterados em relação ao modelo anterior, mantendo a configuração de disco de 245 mm na dianteira e tambor de 130 mm na traseira. Combinado com o sistema UBS, esse conjunto oferece uma experiência de frenagem equilibrada, mas poderia ser aprimorado com a inclusão de freios ABS. Na suspensão, a Factor DX 150 2025 conta com um garfo telescópico de 120 mm de curso na frente e uma balança traseira de 111 mm, contribuindo para uma boa estabilidade e absorção de impacto.
Cores e Disponibilidade da Factor DX 150 2025
A Yamaha aposta em três opções de cores para atrair diferentes perfis de consumidores: Matt Black (Preto Fosco) com rodas verdes, Racing Blue (Azul Metálico) com rodas azuis e Midnight Black (Preto Metálico) com rodas douradas. Essas variações de cores, aliadas ao visual robusto dos pneus e detalhes customizados, conferem um toque de exclusividade para cada versão, permitindo ao usuário uma escolha mais alinhada com seu estilo pessoal.
O modelo estará disponível nas concessionárias Yamaha a partir de janeiro de 2025. A marca ainda não divulgou o preço da nova Factor DX 150, mas confirmou a garantia de três anos e a manutenção a preço fixo.
Factor DX 150 2025 – Ficha Técnica
MOTOR
Tipo de combustível: Gasolina/Etanol
Torque (Etanol): 1,3 kgf.m (6.000 rpm)
Torque (Gasolina): 1,3 kgf.m (6.000 rpm)
Taxa de compressão: 9,6 : 1
Tipo: SOHC, 2 válvulas, 4 tempos, Refrigeração a ar
Cilindros: 1
Diâmetro X curso: 57,3 mm x 57,9 mm
Potência (Etanol): 12,0 cv (7.250 rpm)
Potência (Gasolina): 11,8 cv (7.250 rpm)
Cilindrada: 149 cc
Alimentação :Injeção eletrônica
SUSPENSÃO
Suspensão dianteira: Garfo teléscopico
Suspensão traseira: Balança traseira
Curso da suspensão dianteira: 120 mm (suspensão) / 120 mm (roda)
Curso da suspensão traseira: 92 mm (suspensão) / 111 mm (roda)
CÂMBIO
Embreagem: Multi-Disco úmida
Sistema de transmissão: Sincronizada, 5 velocidades
Transmissão final: Corrente
FREIOS
Freio dianteiro: Disco hidráulico
Freio traseiro: Tambor mecânico
Ø do freio dianteiro: 245 mm (Ø externo)
Ø do freio traseiro: 130 mm
Sistema de freios: UBS
DIMENSÕES
Altura mínima do sol: 170 mm
Capacidade do tanque (reserva): 15,4L (2,2L)
Comprimento x Largura x Altura: 2015 mm X 750 mm X 1095 mm
Distância entre eixos: 1325 mm
Peso Líquido: 133 kg
Pneu dianteiro: Michelin Pilot Street 2 – 80/100-18M/C 47S TL
Pneu traseiro: Michelin Pilot Street 2 – 100/80-18 M/C 59S
Tipo de chassi: Diamante
Altura do assento: 785 mm