Ainda fazendo parte de sua série de novidades, a Yamaha apresentou nova a Factor 150 2025, com novo design, farol de LED e algumas atualizações tecnológicas. Incluiu uma versão especial denominada “DX”, com rodas coloridas e tomada USB. Mas, ainda nada de freio ABS.
A Yamaha fez uma série de apresentações da maioria dos seus modelos para o ano que vem. Entre eles, a nova Factor 150 2025, que realmente ganhou mudanças no seu visual e também no que se refere à tecnologia, além de uma versão com alguns diferenciais, denominada DX.
A palavra-chave dessa atualização é modernização, com farol em LED, novo design de carenagens e a introdução de um painel digital LCD blackout. No entanto, o motor teve redução de potência para atender às novas normas de emissões.
A novidade porém, só estará disponível nas lojas, segunda a marca, em janeiro de 2025. De todo jeito, vamos conhecer aquela que até o momento é a principal concorrente da Honda CG 160.
O que mudou na Factor 150 2025?
A principal mudança visual da Factor 150 2025 é a introdução do novo farol de LED, que promete uma iluminação mais eficiente, além de conferir um aspecto mais moderno à motocicleta. O design das carenagens foi redesenhado, com destaque para a área em torno do tanque e um novo spoiler de motor. A tampa do tanque também sofreu alterações, adotando um visual mais sofisticado, conhecido como estilo aviador.
No painel, a grande novidade é o display digital LCD “Blackout”, a nova com função ECO, que ajuda a economizar combustível, e indicador de marchas, item bastante útil no uso urbano. Na versão DX, há luzes de posição integradas ao farol, além de detalhes estéticos diferenciados, como rodas, para-lamas e spoiler pintados. O motor da DX também recebeu acabamento preto, reforçando o visual esportivo do modelo.
Outro ponto de destaque da versão DX é a inclusão de uma porta USB dupla, com entradas do tipo A e C, e um cavalete central, o que aumenta a praticidade para o uso diário.
Veja Também:
- Nova Yamaha Crosser 150 2025 já no site: Veja o novo Preço, Fotos e Ficha Técnica.
- Motos Suzuki tem Bônus de 5 mil reais e emplacamento grátis até o final de outubro
Perda de potência e motor ajustado às novas regras
O motor da Factor 150 2025 continua sendo o conhecido monocilíndrico de 150 cc flex, capaz de gerar até 12 cavalos de potência a 7.250 rpm, com torque de 1,3 kgfm. Apesar de seguir o mesmo formato do modelo anterior, o motor passou por uma leve redução de potência, perdendo 0,4 cavalos em relação à versão 2024.
Essa mudança foi necessária para que a moto se adequasse às novas regras de emissões estabelecidas pelo Promot 5, que entrará em vigor em 2025 no Brasil. Embora a redução de potência seja um fator negativo, a Yamaha aposta nas demais atualizações para compensar essa perda de desempenho.
Os freios e suspensões da Factor 150 2025 permanecem os mesmos do modelo anterior. A moto segue equipada com sistema UBS (Unified Brake System), que distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira, mas ainda não oferece a tecnologia ABS, algo que já está confirmado na nova CG 160 Titan 2025. Na frente, o disco de freio tem 245 mm, enquanto o freio traseiro é a tambor, com 130 mm.
Em relação às suspensões, o modelo conta com garfo telescópico de 120 mm na dianteira e duplo amortecedor de 111 mm na traseira, oferecendo estabilidade nas ruas da cidade. As rodas de liga-leve de 18 polegadas agora vêm com pneus Michelin Pilot Street 2, sendo que o pneu traseiro foi alargado para a medida 100/80-18, proporcionando melhor aderência.
Dimensões e pesos
A Factor 150 2025 ganhou 6 kg em comparação com o modelo anterior, pesando agora 133 kg em ordem de marcha. A capacidade do tanque de combustível também foi ajustada, passando de 15,7 litros para 15,4 litros, uma redução pequena, mas significativa para a autonomia da moto.
As dimensões gerais da motocicleta incluem 2.015 mm de comprimento, 750 mm de largura e 1.095 mm de altura. A distância do solo é de 170 mm, enquanto a distância entre-eixos é de 1.325 mm. A altura do assento permanece em 785 mm, o que favorece o conforto do piloto.
Cores e versões disponíveis
A Factor 150 2025 estará disponível em diferentes opções de cores para atender ao gosto dos consumidores. A versão de entrada poderá ser adquirida nas cores Sports White (branco sólido), Red Hot (vermelho metálico) e Black Eclipse (preto sólido).
Já a versão DX será oferecida nas tonalidades Matt Black (preto fosco), Racing Blue (azul metálico) e Midnight Black (preto metálico). Essas opções reforçam a identidade visual da moto, permitindo que o consumidor escolha a que melhor se adapta ao seu estilo.
Segundo a Yamaha, só estará disponível nas lojas a partir de janeiro de 2025. O preço também não foi revelado até o momento.
Yamaha Factor 150 2025 – Ficha Técnica
MOTOR
Tipo de combustível: Gasolina/Etanol
Torque (Etanol): 1,3 kgf.m (6.000 rpm)
Torque (Gasolina): 1,3 kgf.m (6.000 rpm)
Taxa de compressão: 9,6 : 1
Tipo: SOHC, 2 válvulas, 4 tempos, Refrigeração a ar
Cilindros: 1
Diâmetro X curso: 57,3 mm x 57,9 mm
Potência (Etanol): 12,0 cv (7.250 rpm)
Potência (Gasolina): 11,8 cv (7.250 rpm)
Cilindrada: 149 cc
Alimentação: Injeção eletrônica
SUSPENSÃO
Suspensão dianteira: Garfo teléscopico
Suspensão traseira: Balança traseira
Curso da suspensão dianteira: 120 mm (suspensão) / 120 mm (roda)
Curso da suspensão traseira: 92 mm (suspensão) / 111 mm (roda)
CÂMBIO
Embreagem: Multi-Disco úmida
Sistema de transmissão: Sincronizada, 5 velocidades
Transmissão final: Corrente
FREIOS
Freio dianteiro: Disco hidráulico
Freio traseiro: Tambor mecânico
Ø do freio dianteiro: 245 mm (Ø externo)
Ø do freio traseiro: 130 mm
Sistema de freios: UBS
DIMENSÕES
Altura mínima do solo: 170 mm
Capacidade do tanque (reserva): 15,4L (2,2L)
Comprimento x Largura x Altura: 2015 mm X 750 mm X 1095 mm
Distância entre eixos: 1325 mm
Peso Líquido: 133 kg
Pneu dianteiro: Michelin Pilot Street 2 – 80/100-18M/C 47S TL
Pneu traseiro: Michelin Pilot Street 2 – 100/80-18 M/C 59S
Tipo de chassi: Diamante
Altura do assento: 785 mm