A nova BMW R12 deverá chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2024. A concorrência são os modelos clássicos da Triumph, como a Bonneville.
A nova BMW R12 foi apresentada ao mercado europeu em novembro do ano passado. Chamou bastante a atenção por ser um modelo intermediário, depois da R18, e com o mesmo tamanho de motor dos modelos tradicionais Triumph Bonneville T120.
A cruiser alemã deverá ser o segundo modelo Heritage no Brasil, junto da poderosa BMW R18. A confirmação é da gerente de produto para a linha R12, Carina Höfler, ao jornalista Thiago Moreno do site Motor1.
Segundo as informações, a BMW R12 no Brasil vai entrar em concorrência direta com a Triumph Bonneville T120. Ainda não está confirmada a produção da R12 em Manaus, apenas a chegada do modelo. A data provável seria setembro de 2024.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Preço da BMW R12
Desde o seu lançamento o preço da BMW R12 2024 continua em 15.900 euros, aproximadamente R$ 85.700 Reais em conversão direta (fevereiro 2024), sem taxas ou frete.
Em termos de comparações, o modelo maior da BMW, a R18 é vendida aqui pelo preço sugerido de R$ 154.500 – sem frete ou impostos. No caso da concorrente, Triumph Bonneville T120 Black, o preço parte de R$ 62.690, também sem frete ou impostos.
Segundo dados da Fenabrave, no mês de janeiro a Triumph Bonneville ficou em 8º lugar nas vendas, no segmento custom, no Brasil.
Caso a R12 chegue somente por importação, o preço deverá realmente ficar acima da Bonneville. Então, o mais provável é que esse modelo também entre na linha de produção da BMW Brasil, em Manaus.
Como é a Nova BMW R12
A nova BMW R12 tem motor boxer refrigerado a ar/óleo, com uma capacidade de 1.170 cm3. Fornece 95 cv a 6.500 rpm, destacando-se como o centro das atenções no redesenho completo do chassi.
Parte integrante do redesenho do chassi é a nova caixa de ar, agora totalmente integrada sob o assento, proporcionando não apenas um visual moderno, mas também melhorando o desempenho aerodinâmico. O silenciador traseiro de fluxo duplo adiciona uma nota distintiva ao perfil sonoro da R12.
A roda dianteira de 19 polegadas e a roda traseira de 16 polegadas completam o visual clássico da cruiser.
É equipada com freios ABS do tipo Pro, desenvolvidos não apenas para frenagem eficaz, mas também para atuação em curvas. Essa tecnologia eleva a experiência de pilotagem a um novo patamar.
Os fãs da cruiser alemã encontrarão nos modos de pilotagem algumas opções adaptáveis. A R 12 nineT oferece “Rain”, “Road” e “Dynamic”, enquanto a R 12 apresenta os modos “Roll” e “Rock”. Além disso, ambos os modelos contam com DTC (Dynamic Traction Control) e controle de torque de arrasto do motor, proporcionando uma condução mais personalizada e segura.