A BMW apresentou a Nova BMW R 12 S, um modelo que homenageia a lendária R 90 S dos anos 70, mas com o melhor da tecnologia atual da marca. O preço passa dos R$ 128 mil.
Inspirada na icônica BMW R 90 S de 1973, a Nova BMW R 12 S surge como uma nova versão na linha Heritage da BMW Motorrad. Assim como a R 90 S revolucionou o mercado com seu desempenho esportivo, alcançando 200 km/h e se destacando nas pistas, o novo modelo carrega o legado, agora atualizado para o público contemporâneo.
A BMW R 12 S é uma versão Neo Retrô da BMW R 12, que já temos no Brasil, inclusive montada em Manaus. Por aqui temos 3 versões da R 12: BMW R 12, BMW R 12 Cruiser e BMW R 12 Option 719. Não sabemos ainda se a BMW Brasil vai disponibilizar essa versão saudosista por aqui. Talvez poderia até ser uma boa concorrente da Kawasaki Z900RS CAFÉ, já que a diferença entre cilindradas e potência entre elas não é tão grande assim.
Segundo informação do site Bike Wale, o preço de lançamento nos Estados Unidos é de USD 21.590 – em conversão direta, R$ 128.986 Reais. Um preço bem mais alto que qualquer uma de nossas versões da R 12 vendidas aqui, já que a R 12 Option 719 custa R$105.900 (+ frete) – como o modelo mais caro, topo de linha.
A R 12 S apresenta características nostálgicas como a carenagem do guidão com para-brisa escurecido e a “pintura Lavaorange” (laranja metálico combinando com o prateado), uma referência direta à Daytona Orange de 1975. Além disso, o banco com costuras contrastantes e o acabamento em alumínio escovado e envernizado destacam o equilíbrio entre o clássico e o moderno, conforme detalha Alexander Buckan, chefe de design da BMW Motorrad.
Entre os diferenciais técnicos, o modelo inclui rodas de raios Option 719 Classic II e componentes premium como os pacotes Billet Shadow e Shadow II. O conforto e a segurança também estão em alta com recursos como aquecimento de manoplas, Cruise Control e farol adaptativo para curvas.
A Nova BMW R 12 S incorpora o espírito esportivo da R 90 S, que fez história em competições como a TT na Ilha de Man e o 200 Miles de Daytona. Esses sucessos consolidaram a R 90 S como um dos modelos mais desejados da BMW, e a nova R 12 S busca captar essa essência em sua proposta retro-esportiva.
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Tecnologia e Personalização
Baseada na R 12 nineT, a Nova BMW R 12 S é compatível com uma ampla gama de acessórios da BMW Motorrad, como escapamentos de titânio e suportes de bagagem. Para quem busca personalização, a moto oferece opções como a traseira curta e suportes de placa no braço oscilante, além de funcionalidades como controle de pressão dos pneus, alarme anti-roubo.
Conectividade digital também é um destaque, com alternativas como o Connected Ride Control e um painel com micro-TFT.
A Nova BMW R 12 S entrega o melhor dos dois mundos: uma homenagem ao passado glorioso da R 90 S e um passo em direção ao futuro da pilotagem. Ideal para quem valoriza tradição e tecnologia, ela se firma como um marco na linha Heritage da BMW Motorrad.
Desempenho e Motor
A Nova BMW R 12 S é equipada com o mesmo motor boxer de dois cilindros de 1.170 cm³, 4 tempos, refrigerado a ar e óleo da R 12. Este propulsor utiliza duas árvores de comando no cabeçote, com quatro válvulas radialmente dispostas e um eixo de balanceamento central. Porém o desempenho foi aprimorado, com 109 cv a 7.000 rpm e torque de 11,7 kgfm a 6.500 rpm.
O motor é integrado a uma transmissão de 6 marchas, com embreagem seca monodisco localizada em uma caixa separada. A tração para a roda traseira é feita por eixo cardã, reforçando a durabilidade e o estilo clássico da moto. Segundo a marca, a BMW R 12 S pode chegar a uma velocidade máxima de 215 km/h.
A R 12 S aposta em um sistema de suspensão que equilibra conforto e esportividade. Na dianteira, um garfo invertido de 45 mm com ajustes de pré-carga, compressão e recuperação hidráulica assegura precisão em curvas e estabilidade em altas velocidades.
Na traseira, o sistema Paralever com braço oscilante unilateral em alumínio fundido oferece ajuste progressivo do amortecedor central.
O sistema de frenagem da Nova BMW R 12 S também se destaca pela eficiência. Na frente, discos duplos flutuantes de 310 mm com pinças radiais monobloco de 4 pistões. Na traseira, o disco único de 265 mm com pinça flutuante de 2 pistões complementa o conjunto.