Há 30 anos atrás um brasileiro conseguiu um feito que até então parecia algo impensável: a primeira vitória de Alexandre Barros no Mundial de Motovelocidade, que hoje evoluiu para a MotoGP. Um feito que prova que o mundo da velocidade faz parte do sangue brasileiro, muito além da Fórmula 1.
Mundial de Motovelocidade – há 30 anos atrás
No último domingo (24), aconteceu o Repsol Experience Latino Americana, um track day especial para comemorar os 30 anos da vitória de Alex Barros com a Suzuki RGV500, no Circuito Permanente Del Jarama, na Espanha, se tornando assim o primeiro brasileiro na principal categoria da motovelocidade da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) a conquistar o lugar mais alto do pódio.
Naquela temporada, Barros competiu contra alguns dos maiores nomes do motociclismo, incluindo Kevin Schwantz, seu companheiro de equipe e campeão da categoria, Wayne Rainey, que se despediu das pistas naquele ano devido a um acidente, Luca Cadalora, Michael Doohan, John Kocinski, Álex Crivillé e Daryl Beattie. Estes eram pilotos que cativavam a imaginação de qualquer entusiasta do motociclismo.
Nesse dia memorável, Alexandre Barros não apenas venceu a corrida, mas também elevou o nome do Brasil no cenário internacional das 500cc. Sua jornada, repleta de desafios e superações, serve de inspiração para os pilotos brasileiros que buscam conquistar seu lugar de destaque no mundo da motovelocidade.
A temporada de Barros foi cheia de desafios. Ele admitiu, em uma entrevista exclusiva, que deixou escapar duas oportunidades claras de vitória nas corridas na Espanha e na Holanda devido ao nervosismo e à falta de experiência. No entanto, esses deslizes não o desanimaram, mas, ao contrário, o ajudaram a se preparar para o triunfo final em Jarama.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Voltando aos dias atuais, Luiz Reges Ferreira, diretor comercial da Suzuki Motos do Brasil, esteve presente no track day comemorativo e homenageou o maior piloto brasileiro da MotoGP, em nome do Presidente João Toledo, parabenizou o feito histórico, e já deixou a torcida para que a história de Alex Barros, continue inspirando gerações futuras de pilotos e fãs da motovelocidade.
Durante o track day Alex Barros contou sobre a sua trajetória e o evento ainda contou com curso de pilotagem, lançamentos de produtos, palestras sobre lubrificantes, sorteio de brindes e o momento mais esperado de todos, ver o maior piloto brasileiro nas pistas do Autódromo de Capuava.