As motos da Polícia Militar de São Paulo e também da Guarda Municipal estarão adotando a partir de hoje, um reforço tecnológico importante para o trabalho de patrulhamento.

Equipadas com câmeras frontais de reconhecimento automático de placas (OCR), as motocicletas BMW F 850 GS (da PM) e Honda XRE 300 (da Guarda Municipal) poderão identificar veículos em situação irregular em tempo real.
A novidade faz parte de uma parceria entre o governo estadual e a Prefeitura de São Paulo, integrando o programa Muralha Paulista, que reúne dados e imagens de diferentes sistemas de videomonitoramento para combater crimes ligados à mobilidade, como furtos e roubos de veículos.

Segundo informações oficiais, 50 motocicletas da PM estão sendo equipadas com os dispositivos conectados à plataforma federal Córtex, e ao banco de dados Infoseg. Assim, sempre que uma placa é capturada pela câmera, o sistema cruza os dados automaticamente e emite alertas para as equipes em operação.
Motos da Polícia Militar e Guarda Municipal de SP: reconhecimento de placas
Além das motos da Polícia Militar, 50 motocicletas da Guarda Civil Metropolitana (GCM) também receberam o mesmo tipo de equipamento.
Nesse caso, os dispositivos foram doados por empresas parceiras do Smart Sampa, programa municipal que já conta com mais de 31 mil câmeras na capital paulista e cerca de 4 mil OCR em funcionamento.

O governador Tarcísio de Freitas destacou que a meta é expandir o uso dessa tecnologia para toda a Região Metropolitana de São Paulo.
As motocicletas da PM contempladas fazem parte de um lote de 180 unidades adquiridas recentemente, com investimento estadual de R$ 24,8 milhões. Esses veículos estão distribuídos entre o 2º BPChq, 7º BAEP, 2º BAEP (Santos) e 5º BPRv (Sorocaba), reforçando a mobilidade das equipes em áreas urbanas e rodovias.

Resultados do Muralha Paulista
Atualmente, o Muralha Paulista já integra 554 municípios, o que representa cerca de 85,8% do território do Estado. Ao todo, mais de 20,6 mil câmeras estão conectadas à rede. Desde sua implantação, o sistema gerou mais de 100 mil alertas a partir da leitura de placas e cerca de 3,1 mil a partir do reconhecimento facial.
Descubra mais sobre Tudo de Motos - Tudo Sobre Motos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

