Ivano Beggio, ex-dono da Aprilia, morreu nesta terça-feira aos 73 anos de idade, vítima de complicações.
Nascido em Rio San Martino, no norte de Itália em 1944, Ivano Beggio assumiu a presidência Aprilia aos 27 anos, depois da morte do seu pai.
Fundada após a Segunda Guerra Mundial, a Aprilia começou como uma fábrica de bicicletas em Noale, perto de Veneza. Só em 1968 seriam lançadas as primeiras motos de 50 cc e em 1970 surgiu a primeira motocross da marca, a Scarabeo, com versões de 50 cc e 125 cc.
“Queremos recordar Ivano Beggio pela criatividade, pela imaginação e pela paixão de um empresário, que estabeleceu uma extraordinária história italiana em movimento. Ciao Ivano!”, escreveu a Aprilia nas suas redes sociais.
Ivano Beggio era apaixonado pela velocidade e em 1975 surgiram as primeiras motos de competição da marca. Dois anos mais tarde, a Aprilia conquistou o Campeonato Italiano de Motocross nas categorias de 125 cc e 250 cc. Já em 1992 conquistaria os seus primeiros títulos mundiais em Trial no Campeonato do Mundo de Velocidade, na categoria 125 cc.
Durante os 36 anos em que esteve à frente da Aprilia, Ivano Beggio lançou pilotos como Valentino Rossi, Max Biaggi, Loris Reggiani, Manuel Poggiali, Marco Melandri e Roberto Locatelli.
Por Andardemoto.pt