O piloto espanhol Marc Márquez, conquistou neste domingo o sexto título mundial, o quarto pela MotoGP. Aos 24 anos, é o mais jovem tetracampeão da principal categoria da Motovelocidade (2013, 2014, 2016 e 2017).
Empatou em número de títulos com os britânicos Geoff Duke, John Surteed e Mike Hailwood e ao norte-americano Eddie Lawson. Agora, tem pela frente os italianos Giacomo Agostini, que tem oito conquistas, e Valentino Rossi, vencedor por sete vezes, e o australiano Michael Doohan, com cinco campeonatos.
Dovizioso cai e Márquez é campeão ainda na pista
O italiano Andrea Dovizioso da Ducati, que disputava o título com o espanhol, caiu a cinco voltas do fim, não conseguiu voltar para a prova e Marc Márquez garantiu o campeonato ainda na pista. Duas voltas antes, porém, um susto: Márquez perdeu o controle da moto após uma ultrapassagem, conseguiu ficar com a moto em pé, mas saiu da pista. Se recuperou e retornou na quinta posição. Finalizou a corrida em terceiro e comemorou o título com entusiasmo, junto à equipe e aos torcedores espanhóis que lotaram as arquibancadas do circuito de Valência.
A Ducati que quase chegou ao título, revelou nessa última corrida uma incrível falta de jogo de equipe. O piloto espanhol da Ducati, Jorge Lorenzo se manteve à frente de Dovizioso durante praticamente todo o tempo em que estiveram na corrida. No momento em que Márquez errou e voltou em quinto, Lorenzo poderia ter apimentado o campeonato a favor de Dovizioso. Talvez inclusive a história fosse outra. Logo depois porém, Lorenzo sofreria uma queda e Dovizioso cairia na brita.
O vencedor da etapa foi o também espanhol Dani Pedrosa, companheiro de equipe de Márquez na HRC (Honda Racing Corporation). Ele fechou o campeonato em quarto lugar.
A segunda posição da etapa de Valência ficou com o francês Johann Zarco, que na classificação geral da MotoGP terminou em sexto.
A MotoGP volta somente em 2018. Novidade boa para o Brasil com Eric Granado na Moto2. Quanto à dança dos pilotos e equipes, só saberemos mais para frente.
Com informações Vipcomm. Fotos:MotoGP