A KTM apresentou nesta terça, 22 de agosto de 2023, a nova “cara agressiva” da linha Duke 2024, abaixo de 500cc. São elas: KTM Duke 125, KTM Duke 250 e KTM Duke 390. No Brasil, é comercializada apenas a Duke 390, porém, não sabemos se o modelo 2024 virá, e caso venha, quando virá. Mas já podemos ter uma ideia do novo desenho.
KTM Duke 2024: agressiva
Para a linha Duke 2024, a KTM modificou o design do chassi, composto por duas partes distintas e complementares. O quadro principal, agora construído em uma treliça de aço totalmente redesenhada, se une a um subquadro de alumínio fundido sob pressão. A KTM define a linha 2024 como “agressiva”.
Segundo a marca, a mudança tem como foco aprimorar a dinâmica da moto, proporcionando uma torção mais rígida. Isso, melhora as características de manuseio e dando aos pilotos maior controle e estabilidade.
O quadro agora também está acoplado a um novo braço oscilante leve e curvo, que contorna um amortecedor traseiro reposicionado. Ele é montado descentralizado para permitir um design de caixa de ar maior e, ao mesmo tempo, reduzir a altura geral do assento.
A altura do assento foi reduzida em todos os modelos da linha 2024 para permitir maior acessibilidade, sem comprometer a estabilidade ou o manuseio.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
KTM Duke 2024 – Novos Motores e tecnologia
Os novos motores são apenas monocilíndricos. Receberam o nome de LC4c. Os motores são de 125 cc e de 250 cc (para mercados “emergentes”) e o motor maior de 399 cc, da KTM Duke 390. Novamente, segundo a KTM, esses novos motores foram completamente redesenhados, com cabeçotes de cilindro e caixas de câmbio otimizados, além de atender aos padrões de compatibilidade EURO 5.2.
Todos os modelos da linha 2024 apresentam a versão mais recente do sistema ABS Supermoto selecionável, painéis de 5 polegadas e conectividade com smartphones como padrão. Capacidade de instalar um Quickshifter como opcional.
Nova KTM Duke 390 – 2024
O Brasil já teve a Duke 200 como moto de entrada, não só da linha Duke, mas como moto de entrada da KTM. Chegou a ser comercializada por aqui até 2021. Atualmente, como moto de entrada da linha Duke, temos a 390. Vamos falar sobre ela na versão 2024, porém como já dissemos, não sabemos se a linha 2024 da KTM Duke 390 vai chegar ao Brasil. Nossa torcida é para que venha!
A linha 2024 da Duke 390 se destaca pelas mudanças de visual. Ficou realmente mais agressiva. Spoilers de tanque mais longos com entradas de ar maiores não apenas adicionam um toque aerodinâmico, mas também realçam a natureza esportiva da motocicleta.
As tampas de radiador ficaram maiores, não apenas para uma melhor dissipação de calor, mas também para dar um visual mais imponente. As luzes externas são de LED, e adicionam um toque moderno e funcional.
O novo motor LC4c, é um monocilíndrico de 399cc – o anterior era de 373cc. O motor ficou mais leve e mais potente do que o anterior, trazendo compatibilidade EURO 5, em emissão de gases.
Possui garfo dianteiro de 43 mm com ajuste de 5 cliques na recuperação e compressão e um amortecedor traseiro de pistão dividido com recuperação e pré-carga ajustáveis.
Display TFT de 5”, com modos de condução selecionáveis: STREET (padrão), RAIN e Cornering MTC.
A tela TRACK está disponível na KTM Duke 390 pela primeira vez. Este recurso padrão revela a exibição de rpm ampliada, controle de largada e até um cronômetro.
O preço da versão 2024 não foi revelado. A Duke 390 (2023) atualmente no Brasil, pela tabela Fipe, está em R$ 38.928,00. Aguardamos a versão 2024!