A Kawasaki KLX 300R chega ao Brasil como uma potente moto off-road, com motor de 29 cv, suspensão ajustável e preço inicial de R$ 37.990. Ideal para trilhas e terrenos acidentados, o modelo não é homologado para uso urbano.
A Kawasaki KLX 300R 2025 foi oficialmente lançada no Brasil, nesta terça, 17 de setembro de 2024, ampliando as opções de motos off-road da fabricante. Com um preço de R$ 37.990 + frete, o modelo se destaca pela robustez e desempenho voltado somente para off-road, com componentes de alta qualidade e uma proposta totalmente dedicada ao uso em trilhas. Embora compartilhe parte de sua base com a KLX 300 (versão para uso urbano), a KLX 300R foi desenvolvida exclusivamente para terrenos irregulares e não pode circular em vias públicas.
Motor da Kawasaki KLX 300R
O motor da Kawasaki KLX 300R é um DOHC de 292cc, com potência máxima de 29 cavalos a 8.000 RPM e torque de 2,7 kgf.m a 7.000 RPM. O motor é alimentado por injeção eletrônica DFI, que utiliza um corpo Keihin de 34 mm, garantindo não só eficiência energética, mas também uma resposta precisa nas trilhas mais desafiadoras.
A refrigeração líquida ajuda a manter o motor na temperatura ideal, mesmo durante a pilotagem intensa, e a moto conta ainda com partida elétrica e câmbio de seis marchas, características que aumentam a praticidade tanto em trilhas técnicas quanto em estradas de terra abertas.
Especificações do Motor
Especificação | Detalhe |
---|---|
Tipo de Motor | Monocilíndrico, 4 tempos, refrigerado a líquido |
Cilindrada | 292 cc |
Potência | Aproximadamente 29 cv |
Torque | 26,7 kgf.m |
Transmissão | 6 velocidades |
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Outro destaque da KLX 300R é a suspensão. Na dianteira, a moto traz um garfo telescópico invertido de 43 mm com 285 mm de curso, permitindo ajustes finos na compressão, ideal para encarar diferentes tipos de terrenos. Já na traseira, o modelo conta com um sistema de suspensão Uni-Trak a gás, com monoamortecedor e reservatório piggyback, também ajustável em compressão, retorno e pré-carga da mola, proporcionando maior controle e estabilidade em condições adversas.
Design e Componentes
O chassi perimetral em aço da Kawasaki KLX 300R confere à moto resistência e leveza. Aliado à suspensão de alta performance, o design da moto foi pensado para oferecer agilidade e durabilidade em situações extremas. O sistema de freios é outro ponto forte, com um disco dianteiro de 270 mm e um traseiro de 240 mm, ambos em formato de margarida para maior eficiência nas frenagens. A pinça dianteira possui dois pistões, enquanto a traseira conta com um pistão único.
O modelo ainda oferece a possibilidade de ajustar o guidão em quatro posições, permitindo uma adaptação personalizada de acordo com o estilo e o biotipo do piloto. Além disso, o tanque de combustível de 7,9 litros é feito de plástico leve, o que ajuda a reduzir o peso total da moto, que é de 128 kg. As rodas têm aros de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, calçadas com pneus de alta aderência, o que proporciona maior tração em terrenos acidentados.
Desempenho e Conforto
Voltada para trilhas, a Kawasaki KLX 300R se destaca pelo equilíbrio entre potência e manobrabilidade. Sua suspensão ajustável, combinada com a leveza e o design pensado para o off-road, torna o modelo ideal tanto para pilotos experientes quanto para aqueles que buscam melhorar suas habilidades em terrenos irregulares.
O conforto e a segurança são garantidos pelo conjunto de componentes modernos, como o sistema de freios a disco e a suspensão de alta performance.
A moto estará disponível no Brasil somente na cor Battle Gray (cinza). Sua previsão de chegada às concessionárias brasileiras está marcada para esta a segunda quinzena setembro de 2025, com o preço sugerido de R$ 37.990 + frete.