A nova Honda XRE 190 2025 já está disponível no site da Honda motos com um novo design e melhorias nas suspensões. Esta versão traz inovações no painel e iluminação em LED. O preço parte de R$ 22.060 e já está disponível nas lojas.
A Honda apresenta ao mercado brasileiro a nova XRE 190 2025, um modelo que preserva seu motor de 190 cc mas traz atualizações para atender às regulamentações de emissão do Promot 5. Para quem achou que sairia de linha, a surpresa: continua firme e forte. Segundo a Honda Brasil, a moto já está disponível nas concessionárias da marca. O preço do modelo sofreu um aumento de cerca de 6%, com o valor inicial de R$ 22.060 para a versão Standard e a Adventure sai por R$ 22.496. Valores sem considerar o frete.
A Honda XRE 190 2025 surge em três opções de cores – vermelho perolizado, azul metálico e a Adventure, com grafismos únicos em cinza perolizado. Além do visual renovado, a motocicleta também passa a contar com novas soluções em iluminação e conectividade, apostando em tecnologia para atender tanto ao uso urbano quanto às trilhas.
Lançada pela primeira vez em 2016, a Honda XRE 190 posiciona-se entre os modelos Bros 160 e XRE 300 Sahara. Sua versão 2025 reflete uma série de melhorias, especialmente no design e nos recursos de pilotagem. A nova linha mantém o compromisso da Honda em equilibrar estilo e eficiência com um motor compatível ao Promot 5, garantindo menor emissão de poluentes sem comprometer o desempenho em estrada e fora dela.
Design e Funcionalidades
Com um visual robusto e aprimorado, a XRE 190 2025 apresenta carenagens que agora envolvem todo o tanque, proporcionando um aspecto mais encorpado e moderno. A Honda também apostou em melhorias na visibilidade, com faróis, lanternas e piscas em LED, que contribuem para uma condução mais segura e valorizam o design inovador.
O novo painel digital do tipo “blackout” adiciona praticidade ao oferecer informações detalhadas ao piloto, como indicador de marcha engatada, hodômetros e um computador de bordo com dados de consumo e autonomia. O painel ainda conta com entrada USB-C, facilitando o carregamento de dispositivos móveis durante o uso.
Além disso, a Honda XRE 190 2025 agora exibe uma ponteira de escapamento como a nova Tornado 300 e a Sahara 300. O bagageiro integrado às alças laterais para o passageiro complementa a estrutura da motocicleta, oferecendo mais funcionalidade para o transporte de pequenos volumes e garantindo um visual que se destaca no segmento.
Veja Também:
Em termos de motorização, a Honda XRE 190 2025 mantém seu motor monocilíndrico de 184,4 cm³, alimentado por injeção eletrônica e capaz de funcionar com etanol ou gasolina. O motor atinge 16 cv com etanol e 15,9 cv com gasolina, ambos a 8.000 rpm, valores levemente reduzidos em relação à versão anterior para atender às exigências do Promot 5. Apesar da pequena queda na potência, o torque praticamente se manteve, entregando 1,66 m.kgf com etanol e 1,65 m.kgf com gasolina a 6.000 rpm.
Essa adequação às novas normas de emissão mostra o compromisso da Honda com a sustentabilidade. A fabricante informa que a Honda XRE 190 2025 possui níveis reduzidos de CO, HC e NOx, cumprindo assim as regulamentações ambientais brasileiras sem perder a força e a versatilidade necessárias para uma motocicleta trail. A transmissão continua sendo de cinco marchas, com embreagem multidisco em banho de óleo e transmissão final por corrente, o que facilita a manutenção e proporciona uma pilotagem confiável.
Suspensões
Uma das principais atualizações da XRE 190 2025 está nas suspensões. A dianteira agora traz um garfo telescópico convencional, com tubos de 33 mm e curso de 180 mm, que oferece maior resistência e absorção de impactos, ideal para terrenos irregulares. A traseira permanece com o monoamortecedor de 150 mm, mantendo-se eficiente para o uso misto entre cidade e trilha.
As rodas raiadas, típicas de motocicletas trail, são de aço e possuem aros de 19 polegadas na frente e 17 polegadas na traseira, calçadas com pneus mistos que ampliam o controle e aderência da motocicleta em diferentes superfícies. O sistema de freios mantém um disco de 240 mm com ABS na dianteira e um disco de 220 mm na traseira, assegurando uma frenagem precisa e segura, mesmo em condições adversas.
A Honda XRE 190 2025 teve redução de 1kg de peso, passando de 127 kg para 126 kg, o que favorece a agilidade tanto em percursos urbanos quanto em trilhas, facilitando manobras e aumentando a relação peso/potência.
Cores, Preços e Garantia
A Honda oferece a XRE 190 2025 em três cores: o tradicional vermelho perolizado, o azul metálico fosco e a opção Adventure em cinza perolizado com grafismos exclusivos. Os preços iniciais sugeridos para a cidade de São Paulo são de R$ 22.060 para a versão Standard e R$ 22.496 para a versão Adventure, excluindo frete e seguro.
A motocicleta vem acompanhada de uma garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do benefício de até sete trocas de óleo gratuitas com o Pro Honda nas revisões programadas. O intervalo para manutenção permanece em 6.000 km ou a cada seis meses, com a primeira revisão obrigatória aos 1.000 km ou seis meses de uso.
Honda XRE 190 2025 – Ficha Técnica
MOTOR
Tipo: OHC, Monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada: 184,4 cc
Potência Máxima: 11,7 kW (15,9 CV) a 8000 rpm (Gasolina)/ 11,8 kW (16,0 CV) a 8000 rpm (Etanol)
Torque Máximo: 16,2 N.m (1,65 kgf.m) a 6000 rpm (Gasolina)/ 16,3 N.m (1,66 kgf.m) a 6000 rpm (Etanol)
Transmissão: 5 Velocidades
Sistema de Partida: Elétrica
Diâmetro x Curso: 61,0 x 63,1 mm
Relação de Compressão: 9,5:1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina / Álcool
SISTEMA ELÉTRICO
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V – 5 Ah
Farol: LED
CAPACIDADE
Tanque de Combustível: 12,0 L. (2,9 L)
Óleo do Motor: 1,2 L. (1,0 L p/ troca)
DIMENSÕES
Comprimento x Largura x Altura: 2075 x 821 x 1167 mm
Distância entre eixos: 1356 mm
Altura do assento: 836 mm
Peso Seco: 128 kg
CHASSI
Tipo: Semi Berço Duplo
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico
Suspensão Traseira/Curso: Mono Shock
Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 217 mm / 240 mm
Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 186 mm / 220 mm
Pneu Dianteiro: 90/90 – 19M/C 52P
Pneu Traseiro: 110/90 – 17M/C 60P