A Harley-Davidson apresentou globalmente a sua nova Sportster Nightster. O novo modelo utiliza motor Revolution Max 975T. A previsão é que chegue ao mercado brasileiro em 2023.
O modelo Harley-Davidson Nightster 2022 combina a silhueta clássica do modelo Sportster com o desempenho do novo motor Revolution Max 975T. A Nightster 2022 redefine a experiência da motocicleta Sportster buscando atingir uma nova geração de pilotos.
“O modelo Nightster é um instrumento de expressão e exploração, sustentado pelo desempenho”, diz Jochen Zeitz, Presidente e CEO da Harley-Davidson. “Ao construir o legado Sportster de 65 anos, o Nightster fornece uma tela para criatividade e personalização, oferecendo a melhor plataforma para personalização e expressão para pilotos novos e existentes.”
Motor da Sportster Nightster: Revolution Max 975T
No coração da Sportster Nightster 2022 está o motor Revolution Max 975T. Um V-Twin de 60º refrigerado a líquido (já mostramos na Pan America, na versão 1250) com uma curva de torque que permanece plana em toda a ampla faixa de potência. O desempenho do motor foi projetado para fornecer forte aceleração e potência robusta na faixa intermediária. O comprimento e a forma das pilhas de velocidade de admissão, combinados com o volume da caixa de ar, são ajustados para maximizar o desempenho em toda a faixa de rotação do motor.
Especificações do motor Revolution Max 975T
- Bicilíndrico 975cc
- 90 Cavalos a 7500 RPM
- 95 Nm torque de pico a 5000 RPM
- Diâmetro de 97 mm x curso de 66 mm
- Taxa de compressão 12:1
O ajuste da folga da válvula hidráulica garante uma operação silenciosa e elimina a necessidade de procedimentos de manutenção. Os balanceadores internos ajudam a reduzir a vibração do motor para aumentar o conforto do piloto e melhorar a durabilidade do veículo. Os balanceadores são ajustados para reter a vibração suficiente para fazer a motocicleta parecer viva.
Agilidade e Potência
O modelo Nightster combina um chassi ágil e leve com um motor potente ajustado para um forte desempenho de médio alcance, uma combinação ideal para rodar no tráfego urbano ou estradas. Os controles de pé central e um guidão baixo colocam o piloto em uma postura centralizada e confortável. A altura do assento sem peso é de 70,6 cm. A baixa altura do assento combinada com um perfil estreito torna possível para a maioria dos pilotos alcançar os pés no chão sem problemas durante uma parada.
O motor Revolution Max 975T é o componente estrutural central do chassi da Nightster, que reduz significativamente o peso da motocicleta – peso da Harley-Davidson Nightster é de 220kg, 36kg a menos em relação às atuais Sportsters – e resulta em um chassi muito rígido. A estrutura da seção traseira é de alumínio leve. O braço oscilante é formado por tubos de aço retangulares soldados e é um ponto de fixação para os amortecedores traseiros duplos.
A suspensão dianteira é de garfos convencionais SHOWA Dual Bending Valve de 41 mm projetados para fornecer melhor desempenho de manuseio, mantendo o pneu em contato com a superfície da estrada. A suspensão traseira possui dois amortecedores externos com tecnologia de emulsão com molas helicoidais e um colar rosqueado para ajuste de pré-carga.
Melhorias na segurança do motociclista
O modelo Nightster segue as normas de um projeto da Harley, chamado de RIDER SAFETY ENHANCEMENTS ou algo como Aprimoramentos de Segurança do Piloto da Harley-Davidson. Uma série de tecnologias projetadas para combinar o desempenho da moto com a tração disponível durante a aceleração, desaceleração e frenagem. Os sistemas são eletrônicos e utilizam a mais atual tecnologia de controle de chassi, controle eletrônico de freio e trem de força. Seus três elementos são:
- Sistema de Frenagem Antibloqueio (ABS) foi projetado para evitar que as rodas travem durante a frenagem e ajuda o piloto a manter o controle ao frear em linha reta e em situações urgentes. O ABS opera independentemente nos freios dianteiro e traseiro para manter as rodas rolando e evitar o travamento descontrolado das rodas.
- Sistema de Controle de Tração (TCS) foi projetado para evitar que a roda traseira patine excessivamente sob aceleração. O TCS pode melhorar a confiança do piloto quando a tração disponível é comprometida por tempo chuvoso, uma mudança inesperada na superfície ou ao andar em uma estrada não pavimentada. O motociclista pode desativar o TCS em qualquer Ride Mode (modo de condução) quando a motocicleta estiver parada mas com o motor funcionando.
- Drag-Torque Slip Control System (DSCS) foi projetado para ajustar a entrega de torque do motor e reduzir o deslizamento excessivo da roda traseira sob desaceleração induzida pelo trem de força, que normalmente ocorre quando o piloto faz uma redução de marcha ou reduz rapidamente o acelerador em superfícies molhadas ou escorregadias.
Modos de condução da Nightster
O modelo Nightster oferece 3 modos de condução selecionáveis que controlam eletronicamente as características de desempenho da motocicleta e o nível de intervenção tecnológica. Cada Ride Mode consiste em uma combinação específica de entrega de potência, frenagem do motor, configurações de ABS e TCS. O piloto pode usar o botão MODE no controlador direito para alterar o modo de condução ativo enquanto conduz a motocicleta ou quando está parado, com algumas exceções. Um ícone exclusivo para cada modo aparece no visor do instrumento quando esse modo é selecionado.
- O Modo Estrada destina-se ao uso diário e oferece desempenho equilibrado. Este modo oferece uma resposta do acelerador menos agressiva e menos potência do motor de médio alcance do que o Modo Sport, com um nível mais alto de intervenção do ABS e TCS.
- O Modo Sport oferece todo o potencial de desempenho da motocicleta de maneira direta e precisa, com potência total e a resposta mais rápida do acelerador. O TCS é ajustado para seu nível mais baixo de intervenção e a frenagem do motor é aumentada.
- O Modo Chuva foi projetado para dar ao piloto maior confiança ao andar na chuva ou quando a tração é limitada. A resposta do acelerador e a saída de potência são programadas para restringir significativamente a taxa de aceleração, a frenagem do motor é limitada e os níveis mais altos de intervenção do ABS e TCS são selecionados.
A Nightster apresenta um velocímetro analógico redondo de 4 polegadas de diâmetro com um display LCD multifuncional embutido. A iluminação é em LED. O farol LED Daymaker foi projetado para produzir uma propagação homogênea de luz, eliminando pontos quentes que distraem.
Onde fica o tanque de combustível da Harley Nightster?
O tanque de combustível de 11,7 litros está localizado abaixo do assento – o que parece ser um tanque de combustível tradicional à frente do assento é uma tampa de aço para a caixa de ar, com o radiador na frente. O abastecimento de combustível é alcançado levantando o assento de travamento articulado. Segundo informações da Harley, o tanque de combustível abaixo do assento otimiza a capacidade da caixa de ar de admissão do motor e reduz o peso do combustível no chassi em comparação com uma localização tradicional do tanque de combustível, o que resulta em um centro de gravidade mais baixo para melhor manuseio e levantamento lateral mais fácil ficar de pé.
Totalmente novo das rodas para cima com um visual que é leve, mas poderoso, o modelo Nightster transmite o estilo do modelo Sportster clássico nos amortecedores traseiros expostos e na forma de uma tampa da caixa de ar (no lugar do tanque de combustível).
A tampa redonda da entrada de ar, o assento individual, os pára-lamas cortados e a tela de velocidade lembram elementos dos modelos Sportster recentes, enquanto uma tampa lateral que oculta o tanque de combustível sob o assento tem um formato semelhante ao tanque de óleo Sportster anterior.
Uma tampa abaixo do radiador esconde a bateria e ajuda o radiador a parecer menos proeminente.
Cores da Harley Nightster
As opções de cores da Nightster são Vivid Black, Gunship Grey e Redline Red. Apenas nas opções Gunship Grey e Redline Red serão aplicadas a mesma cor à tampa da caixa de ar; os para-lamas dianteiros e traseiros e a tela de velocidade são sempre finalizados em Vivid Black. Nos Estados Unidos as vendas começam ainda em abril e a promessa da Harley, é de que ano que vem ela chegue ao mercado brasileiro. Para os órfãos da Iron Sportster 883, é uma boa notícia!
Nightster Sportster preço: O preço sugerido nos EUA é de US$ 13.499 (Vivid Black) – algo em torno de R$ 62.739 Reais, na conversão atual – e US$ 13.899 (opções de cores). – em torno de R$ 64.598 Reais, também na conversão atual. Vale lembrar que tudo isso sem as nossas famosas taxas.
Para saber mais sobre a Harley-Davidson Nightster, acesse https://www.harley-davidson.com/us/en/motorcycles/nightster.html – site em inglês.
Última Observação: A Nightster já foi uma Harley 1200 cc – sportster 1200 carburada. É sério, já houve uma versão da Sportster nos anos 2000: a XL 1.200 Nightster foi vendida também no Brasil entre 2008 e 2009.
Bela idéia, vai dar certo, porem tanque de 11,7 l ? Aí ficou ruim, precisam pensar e aumentar. Pra fechar bem o projeto, copiem mais a Iron 1200, guidon e jeitão, copiando o tanque…e o preço.