InícioMarcasHarley-DavidsonHarley Davidson Nightster: a nova Sportster da Harley. Previsão no Brasil em...

Harley Davidson Nightster: a nova Sportster da Harley. Previsão no Brasil em 2023

A Harley-Davidson apresentou globalmente a sua nova Sportster Nightster. O novo modelo utiliza motor Revolution Max 975T. A previsão é que chegue ao mercado brasileiro em 2023.

Harley Davidson Sportster Nightster 2022
Harley Davidson Sportster Nightster 2022

O modelo Harley-Davidson Nightster 2022 combina a silhueta clássica do modelo Sportster com o desempenho do novo motor Revolution Max 975T. A Nightster 2022 redefine a experiência da motocicleta Sportster buscando atingir uma nova geração de pilotos.

“O modelo Nightster é um instrumento de expressão e exploração, sustentado pelo desempenho”, diz Jochen Zeitz, Presidente e CEO da Harley-Davidson. “Ao construir o legado Sportster de 65 anos, o Nightster fornece uma tela para criatividade e personalização, oferecendo a melhor plataforma para personalização e expressão para pilotos novos e existentes.”

 

Motor da Sportster Nightster: Revolution Max 975T

No coração da Sportster Nightster 2022 está o motor Revolution Max 975T. Um V-Twin de 60º refrigerado a líquido (já mostramos na Pan America, na versão 1250) com uma curva de torque que permanece plana em toda a ampla faixa de potência. O desempenho do motor foi projetado para fornecer forte aceleração e potência robusta na faixa intermediária. O comprimento e a forma das pilhas de velocidade de admissão, combinados com o volume da caixa de ar, são ajustados para maximizar o desempenho em toda a faixa de rotação do motor.

Especificações do motor Revolution Max 975T

  • Bicilíndrico 975cc
  • 90 Cavalos a 7500 RPM
  • 95 Nm torque de pico a 5000 RPM
  • Diâmetro de 97 mm x curso de 66 mm
  • Taxa de compressão 12:1
Motor da Sportster Nightster - Revolution Max 975T
Motor da Sportster Nightster – Revolution Max 975T

O ajuste da folga da válvula hidráulica garante uma operação silenciosa e elimina a necessidade de procedimentos de manutenção. Os balanceadores internos ajudam a reduzir a vibração do motor para aumentar o conforto do piloto e melhorar a durabilidade do veículo. Os balanceadores são ajustados para reter a vibração suficiente para fazer a motocicleta parecer viva.

Agilidade e Potência

O modelo Nightster combina um chassi ágil e leve com um motor potente ajustado para um forte desempenho de médio alcance, uma combinação ideal para rodar no tráfego urbano ou estradas. Os controles de pé central e um guidão baixo colocam o piloto em uma postura centralizada e confortável. A altura do assento sem peso é de 70,6 cm. A baixa altura do assento combinada com um perfil estreito torna possível para a maioria dos pilotos alcançar os pés no chão sem problemas durante uma parada.

O motor Revolution Max 975T é o componente estrutural central do chassi da Nightster, que reduz significativamente o peso da motocicleta – peso da Harley-Davidson Nightster é de 220kg, 36kg a menos em relação às atuais Sportsters –  e resulta em um chassi muito rígido. A estrutura da seção traseira é de alumínio leve. O braço oscilante é formado por tubos de aço retangulares soldados e é um ponto de fixação para os amortecedores traseiros duplos.

A suspensão dianteira é de garfos convencionais SHOWA Dual Bending Valve de 41 mm projetados para fornecer melhor desempenho de manuseio, mantendo o pneu em contato com a superfície da estrada. A suspensão traseira possui dois amortecedores externos com tecnologia de emulsão com molas helicoidais e um colar rosqueado para ajuste de pré-carga.

Radiador e bateria na frente. Amortecedores laterais clássicos da Sportster - Foto: Divulgação
Radiador e bateria na frente. Amortecedores laterais clássicos da Sportster – Foto: Divulgação

Melhorias na segurança do motociclista

O modelo Nightster segue as normas de um projeto da Harley, chamado de RIDER SAFETY ENHANCEMENTS ou algo como Aprimoramentos de Segurança do Piloto da Harley-Davidson. Uma série de tecnologias projetadas para combinar o desempenho da moto com a tração disponível durante a aceleração, desaceleração e frenagem. Os sistemas são eletrônicos e utilizam a mais atual tecnologia de controle de chassi, controle eletrônico de freio e trem de força. Seus três elementos são:

  • Sistema de Frenagem Antibloqueio (ABS) foi projetado para evitar que as rodas travem durante a frenagem e ajuda o piloto a manter o controle ao frear em linha reta e em situações urgentes. O ABS opera independentemente nos freios dianteiro e traseiro para manter as rodas rolando e evitar o travamento descontrolado das rodas.
  • Sistema de Controle de Tração (TCS) foi projetado para evitar que a roda traseira patine excessivamente sob aceleração. O TCS pode melhorar a confiança do piloto quando a tração disponível é comprometida por tempo chuvoso, uma mudança inesperada na superfície ou ao andar em uma estrada não pavimentada. O motociclista pode desativar o TCS em qualquer Ride Mode (modo de condução) quando a motocicleta estiver parada mas com o motor funcionando.
  • Drag-Torque Slip Control System (DSCS) foi projetado para ajustar a entrega de torque do motor e reduzir o deslizamento excessivo da roda traseira sob desaceleração induzida pelo trem de força, que normalmente ocorre quando o piloto faz uma redução de marcha ou reduz rapidamente o acelerador em superfícies molhadas ou escorregadias.

Modos de condução da Nightster

O modelo Nightster oferece 3 modos de condução selecionáveis ​​que controlam eletronicamente as características de desempenho da motocicleta e o nível de intervenção tecnológica. Cada Ride Mode consiste em uma combinação específica de entrega de potência, frenagem do motor, configurações de ABS e TCS. O piloto pode usar o botão MODE no controlador direito para alterar o modo de condução ativo enquanto conduz a motocicleta ou quando está parado, com algumas exceções. Um ícone exclusivo para cada modo aparece no visor do instrumento quando esse modo é selecionado.

  • O Modo Estrada destina-se ao uso diário e oferece desempenho equilibrado. Este modo oferece uma resposta do acelerador menos agressiva e menos potência do motor de médio alcance do que o Modo Sport, com um nível mais alto de intervenção do ABS e TCS.
  • O Modo Sport oferece todo o potencial de desempenho da motocicleta de maneira direta e precisa, com potência total e a resposta mais rápida do acelerador. O TCS é ajustado para seu nível mais baixo de intervenção e a frenagem do motor é aumentada.
  • O Modo Chuva foi projetado para dar ao piloto maior confiança ao andar na chuva ou quando a tração é limitada. A resposta do acelerador e a saída de potência são programadas para restringir significativamente a taxa de aceleração, a frenagem do motor é limitada e os níveis mais altos de intervenção do ABS e TCS são selecionados.
Velocímetro analógico redondo de 4 polegadas de diâmetro com informações em digital.
Velocímetro analógico redondo de 4 polegadas de diâmetro com informações em digital.

A Nightster apresenta um velocímetro analógico redondo de 4 polegadas de diâmetro com um display LCD multifuncional embutido. A iluminação é em LED. O farol LED Daymaker foi projetado para produzir uma propagação homogênea de luz, eliminando pontos quentes que distraem.

Onde fica o tanque de combustível da Harley Nightster?

O tanque de combustível de 11,7 litros está localizado abaixo do assento – o que parece ser um tanque de combustível tradicional à frente do assento é uma tampa de aço para a caixa de ar, com o radiador na frente. O abastecimento de combustível é alcançado levantando o assento de travamento articulado. Segundo informações da Harley, o tanque de combustível abaixo do assento otimiza a capacidade da caixa de ar de admissão do motor e reduz o peso do combustível no chassi em comparação com uma localização tradicional do tanque de combustível, o que resulta em um centro de gravidade mais baixo para melhor manuseio e levantamento lateral mais fácil ficar de pé.

Harley-Davidson Nightster: O tanque fica sobe o assento - Foto: Divulgação
Harley-Davidson Nightster: O tanque fica sobe o assento – Foto: Divulgação

Totalmente novo das rodas para cima com um visual que é leve, mas poderoso, o modelo Nightster transmite o estilo do modelo Sportster clássico nos amortecedores traseiros expostos e na forma de uma tampa da caixa de ar (no lugar do tanque de combustível).

A tampa redonda da entrada de ar, o assento individual, os pára-lamas cortados e a tela de velocidade lembram elementos dos modelos Sportster recentes, enquanto uma tampa lateral que oculta o tanque de combustível sob o assento tem um formato semelhante ao tanque de óleo Sportster anterior.

Uma tampa abaixo do radiador esconde a bateria e ajuda o radiador a parecer menos proeminente.

Cores da Harley Nightster

As opções de cores da Nightster são Vivid Black, Gunship Grey e Redline Red.  Apenas nas opções Gunship Grey e Redline Red serão aplicadas a mesma cor à tampa da caixa de ar; os para-lamas dianteiros e traseiros e a tela de velocidade são sempre finalizados em Vivid Black. Nos Estados Unidos as vendas começam ainda em abril e a promessa da Harley, é de que ano que vem ela chegue ao mercado brasileiro. Para os órfãos da Iron Sportster 883, é uma boa notícia!

Nightster Sportster preço: O preço sugerido nos EUA é de US$ 13.499 (Vivid Black)  – algo em torno de R$ 62.739 Reais, na conversão atual – e US$ 13.899 (opções de cores). – em torno de R$ 64.598 Reais, também na conversão atual. Vale lembrar que tudo isso sem as nossas famosas taxas.

Para saber mais sobre a Harley-Davidson Nightster,  acesse https://www.harley-davidson.com/us/en/motorcycles/nightster.html – site em inglês.

Última Observação: A Nightster já foi uma Harley 1200 cc – sportster 1200 carburada. É sério, já houve uma versão da Sportster nos anos 2000: a XL 1.200 Nightster foi vendida também no Brasil entre 2008 e 2009.

Junior Rodrigues
Junior Rodrigueshttps://tudodemotos.com.br
Um cidadão que luta para vencer. Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
RELACIONADOS
  1. Bela idéia, vai dar certo, porem tanque de 11,7 l ? Aí ficou ruim, precisam pensar e aumentar. Pra fechar bem o projeto, copiem mais a Iron 1200, guidon e jeitão, copiando o tanque…e o preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.