A Harley-Davidson Brasil finalmente apresentou oficialmente a sua Big Trail, Pan America. As primeiras unidades já com sistema Adaptive Ride Height (sistema de ajuste adaptativo de altura) serão vendidas com preço promocional de R$ 139.995, na cor Vivid Black.
Conforme já havíamos adiantado, nova Harley-Davidson Pan America chega ao Brasil somente na versão Special, sem a opção de rodas raiadas e com 3 opções de cores – o laranja não é uma delas.
A Pan America chegará às concessionárias Harley-Davidson do Brasil no segundo semestre de 2022. Mas você poderá vê-la de perto durante o Pan America Tour.
Veja como vai ser:
DE 4 A 15 DE MAIO | DE 21 A 29 DE MAIO | DE 4 A 13 DE JUNHO |
SÃO PAULO/SP: AUTOSTAR HARLEY-DAVIDSON |
RIBEIRÃO PRETO / SP: RIBEIRÃO PRETO HARLEY-DAVIDSON |
MANAUS / AM: AMAZONAS HARLEY-DAVIDSON |
GOIÂNIA/GO: UMUARAMA HARLEY-DAVIDSON |
SOROCABA / SP: SOROCABA HARLEY-DAVIDSON |
FLORIANÓPOLIS / SC: FLORIPA HARLEY-DAVIDSON |
BRASÍLIA/DF: BRASÍLIA HARLEY-DAVIDSON |
ITUPEVA / SP: TENNESSEE HIGHWAY HARLEY-DAVIDSON |
LONDRINA / PR: RED WHEEL HARLEY-DAVIDSON |
CAMPO GRANDE/MS: ROTA 67 HARLEY-DAVIDSON (2 a 6 de maio) |
CAMPINAS / SP: TENNESSEE HARLEY-DAVIDSON |
PORTO ALEGRE / RS: IESA HARLEY-DAVIDSON |
SALVADOR/BA: NEW BAHIA HARLEY-DAVIDSON |
RIO DE JANEIRO / RJ: RIO HARLEY-DAVIDSON |
CURITIBA / PR: THE ONE HARLEY-DAVIDSON |
UBERLÂNDIA / MG: UBERLÂNDIA HARLEY-DAVIDSON |
BELO HORIZONTE / MG: BH HARLEY-DAVIDSON |
Com um projeto desenvolvido para definir a nova geração de motocicletas adventure touring, impulsionada pelo completamente novo e moderno motor Revolution Max, e carregada de ítens de segurança e tecnologia de série, a Pan America 1250 Special com o inovador opcional ARH tem preço regular de R$ 143.800, na cor Vivid Black.
Exclusivamente para o lançamento e como uma forma de estimular os clientes a experimentar a tecnologia inovadora do sistema Adaptive Ride Height – ARH, venderemos as unidades do estoque de lançamento da Pan America 1250 Special com o opcional ARH pelo preço especial de R$ 143.800 por R$ 139.995, na cor Vivid Black.
Sobre o modelo Pan America 1250 Special
A Harley-Davidson Pan America 1250 Special é o modelo mais completo da Pan América. E somente ele será comercializado no Brasil. Trata-se de uma motocicleta multiuso robusta, poderosa e tecnologicamente avançada.
Chassi otimizado
O powertrain é um membro do chassi, eliminando o chassi tradicional. Três elementos distintos – o chassi frontal, o chassi central e a seção da rabeta – são parafusados diretamente no powertrain. Este design reduz o peso da motocicleta e resulta em um chassi rígido que contribui para uma dirigibilidade mais precisa. A balança traseira de alumínio fundido minimiza o peso não suspenso. O chassi foi projetado com uma distância entre-eixos de 1585mm, ideal para viagens (especialmente com um passageiro e bagagem carregada) e manuseio ágil necessário para pilotagem off-road.
As rodas de alumínio fundido (dianteira de 19 polegadas e traseira de 17 polegadas) foram projetadas para serem fortes, mas leves, destinadas a serem usada em estradas pavimentadas e superfícies não pavimentadas, como estradas de cascalho e estradas de terra.
Freios Brembo
Uma nova pinça monobloco radial de quatro pistões (30 mm) aproveita ao máximo as características do material para aumentar a rigidez e, ao mesmo tempo, reduzir o peso geral. O freio dianteiro conta com disco duplo de 320 mm de diâmetro (ABS); o freio traseiro possui um único disco de 280 mm de diâmetro (ABS). Um novo e levíssimo cilindro de freio dianteiro oferece uma resposta de alavanca ajustável.
Suspensão dianteira e traseira semiativa com controle de carga do veículo
A Pan America 1250 Special é equipada com suspensão dianteira e traseira semiativa ajustável eletronicamente. Utilizando dados fornecidos por sensores na motocicleta, este sistema de suspensão controla automaticamente o amortecimento para se adequar às condições de pilotagem. Estes componentes de suspensão são fornecidos pela Showa, enquanto o software de controle foi desenvolvido pela Harley-Davidson. O sistema de controle de carregamento do veículo detecta o peso do piloto, do passageiro e da bagagem para selecionar o modo de suspensão ideal, ajustando automaticamente a pré-carga traseira.
O curso das suspensões dianteira e traseira é de 190 mm. A suspensão dianteira é uma SHOWA invertida 1 por 1 de 47mm.
Como funciona o Adaptive Ride Height da Pan America?
O sistema de ajuste adaptativo da altura da suspensão Adaptive Ride Height (ARH) está disponível como equipamento opcional apenas para o modelo Pan America 1250 Special. O ARH permite uma altura mais baixa do assento quando a motocicleta está em repouso, sem comprometer a altura em relação ao solo quando em movimento.
Este sistema de suspensão revolucionário alterna automaticamente a motocicleta entre uma posição baixa (quando parada) e a altura ideal de pilotagem quando a motocicleta está em movimento. O sistema permite que o piloto monte com facilidade, além de facilitar a colocação dos pés no chão em uma parada, baixando a altura do assento de 2,0 a 5,0 cm (dependendo da pré-carga traseira selecionada automaticamente, que determina a altura de pilotagem quando a moto está em movimento). Com o ARH, a altura do assento com a moto não carregada é de 830mm na posição baixa e 855mm na posição alta. O ARH retém todas as características da suspensão dianteira e traseira semiativa.
O ARH não compromete o curso da suspensão – o curso completo é sempre mantido – e não compromete o ângulo de inclinação, a altura em relação ao solo ou a qualidade da pilotagem.
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=ge7u-qlFYFM” title=”Harley-Davidson Pan America – Lançamento Mundial” description=”Harley-Davidson Pan America – Lançamento Mundial” align=”center” duration=”1M30S” maxwidth=”800″ /]
Existem quatro sub-modos selecionáveis de altura adaptável:
Modo Automático: O sistema determina a rapidez com que a suspensão reduz a suspensão com base no quão agressiva é a ação de frenagem, com o objetivo de ter a suspensão totalmente reduzida quando a moto chega a uma parada.
Modos de atraso curto e longo atraso: Nestes modos, a função de rebaixamento é adiada até que a motocicleta pare, de modo que a altura total de pilotagem seja mantida, enquanto a motocicleta está se movendo em baixas velocidades, como numa manobra de estacionamento.
Modo bloqueado: O sistema de altura de pilotagem adaptativo sempre manterá a altura normal de pilotagem e não baixa em uma parada. Este modo pode ser selecionado por um piloto alto que não precisa do sistema Adaptive Ride Height para colocar o pé completamente no chão em uma parada, ou para andar off-road quando a altura total de pilotagem é desejável em baixas velocidades.
Modos de Pilotagem da Pan America
Os modos de pilotagem selecionáveis controlam eletronicamente as características de desempenho da motocicleta e o nível de intervenção tecnológica.
Cinco modos pré-programados estão disponíveis na Pan America 1250 Special, além de três modos adicionais que podem ser personalizados pelo proprietário. Os modos de pilotagem pré-programados incluem Road, Sport, Rain, Off-Road e Off-Road Plus. Cada modo de pilotagem consiste em uma combinação específica de entrega de potência, frenagem do motor, Sistema de Frenagem Antitravamento aprimorado para curvas (C-ABS) e configurações do Sistema de Controle de Tração aprimorado para curvas (C-TCS). O piloto pode usar o botão MODE no punho direito para alterar o modo de condução ativo enquanto pilota a motocicleta ou quando parado, com algumas exceções.
Cores da Pan America disponíveis no Brasil
Pan America Special – Ficha Técnica:
Motor | 1.252 cc, 60 graus, refrigerado a líquido, quatro válvulas, V-twin |
Transmissão, impulso final |
Seis velocidades, corrente |
Potência reivindicada | 150 a 9.000 rpm |
Torque reivindicado | @ 6.750 rpm |
Quadro | Treliça de aço, seção intermediária de alumínio |
Suspensão dianteira | Garfo de 47 mm, ajustável para pré-carga, compressão e recuo, opção semi-ativa disponível; 7,48 polegadas de curso |
Suspensão traseira | Monochoque Showa, ajustável para pré-carga, opção semi-ativa disponível; 7,48 polegadas de curso |
Freio dianteiro | Pinças de montagem radial dupla Brembo, discos de 320 mm, ABS |
Freio traseiro | Pinça de pistão flutuante Brembo, disco de 280 mm, ABS |
Rake, trilha | 25 graus, 6,2 polegadas |
Distância entre eixos | 1m 57cm |
Altura do assento | 80cm |
Capacidade de combustível | 21 litros |
Pneus | Michelin Scorcher Adventure, 120 / 70R19 dianteiro, 170 / 60R17 traseiro |
Peso | 254 Kg |
Disponível no Brasil | Segundo semestre de 2022 |
Saiba mais sobre a Pan America 1250 Special em: Pan America Brasil
Todas as fotos: Divulgação Harley-Davidson