A Yamaha Crosser 150 S é uma motocicleta que se destaca no segmento de motos de baixa cilindrada, oferecendo uma combinação de robustez e versatilidade. Desde o seu lançamento, tem sido uma opção popular entre os motociclistas brasileiros, especialmente aqueles que buscam uma moto capaz de enfrentar tanto o trânsito urbano quanto trilhas leves. Neste artigo, exploraremos detalhadamente suas características técnicas, desempenho do motor e outros aspectos relevantes.
Crosser 150 S Yamaha
A Yamaha Crosser 150 S foi lançada no mercado brasileiro em 2014. Desde então, ela passou por algumas atualizações, mas manteve sua essência de ser uma moto prática e econômica, adequada para o dia a dia e pequenas aventuras fora de estrada.
Características Técnicas
A Crosser 150 S Yamaha é projetada para oferecer conforto e durabilidade. Sua estrutura é robusta, com uma suspensão adequada para enfrentar terrenos variados, o que a torna uma escolha versátil para diferentes tipos de terreno.
Motor
O motor da Crosser 150 S Yamaha é um dos seus principais destaques. Trata-se de um monocilíndrico de quatro tempos, refrigerado a ar, com 149 cc. Este motor é conhecido por sua eficiência e confiabilidade, características importantes para os motociclistas que utilizam a moto tanto em áreas urbanas quanto em estradas não pavimentadas.
Potência e Torque
A Crosser 150 S oferece uma potência máxima de 12,4 cavalos (cv) a 7.500 rpm e um torque máximo de 1,3 kgfm a 6.000 rpm. Estes números indicam que a moto possui uma boa aceleração e força suficiente para enfrentar subidas e terrenos irregulares sem grandes dificuldades.
Design e Conforto
O design da Crosser 150 S Yamaha é pensado para proporcionar conforto ao piloto. Ela possui um assento largo e macio, além de uma posição de pilotagem ergonômica. O painel de instrumentos é completo e de fácil leitura, trazendo todas as informações necessárias de forma clara.
Consumo de Combustível
Um dos pontos fortes da Crosser 150 S Yamaha é o seu consumo de combustível, que é bastante econômico. Com um tanque de combustível com capacidade para 12 litros, incluindo a reserva, ela consegue oferecer uma boa autonomia, sendo ideal para quem precisa de uma moto para o uso diário e também para pequenas viagens.
Suspensão e Freios
A suspensão dianteira é do tipo telescópica, com curso de 180 mm, enquanto a traseira é do tipo monocross com 160 mm de curso. Este conjunto garante um bom desempenho em terrenos acidentados. Os freios são a disco na dianteira e a tambor na traseira, proporcionando segurança nas frenagens.
Ficha Técnica
Abaixo, segue a ficha técnica detalhada da Yamaha Crosser 150 S:
Motor
Motor: SOHC, 2 válvulas, 4 tempos, refrigeração a ar
Potência (Gasolina): 12,2cv (7.500 rpm)
Potência (Etanol): 14,4cv (7.500 rpm)
Torque (Gasolina): 1,3 kgfm /6000 rpm
Torque (Etanol): 1,3 kgfm /6000 rpm
Quantidade de Cilindros: 1
Cilindrada real arredondada: 150 cm3
Diâmetro X Curso: 57,3 x 57,9 mm
Taxa de compressão:
Alimentação: Injeção eletrônica
Tipo de Combustível: Gasolina/Álcool
Câmbio
Sistema de transmissão: 05 velocidades
Transmissão final: Corrente
Embreagem: Multi-disco / Úmida
Suspensão
Suspensão dianteira: Garfo telescópico
Suspensão traseira: Balança traseira tipo Monocross com link
Curso da suspensão dianteira (roda): 180 mm
Curso da suspensão traseira (roda): 160 mm
Freios
Sistema de freios: ABS
Freio dianteiro: Disco hidráulico com sistema anti-bloqueio
Dianteiro: 245 mm (diâmetro externo)
Freio traseiro: Disco hidráulico
Traseiro: 203 mm (diâmetro externo)
Dimensões
Comprimento x Largura x Altura: 2050 x 830 x 1160 mm
Altura mínima do solo: 235 mm
Distância entre eixos: 1350 mm
Altura do assento: 850 mm
Pneu dianteiro: 90/90 – 19 M/C 52P – LEVORIN /MICHELIN
Pneu traseiro: 100/90 – 17 M/C 60P – LEVORIN / MICHELIN
Tipo de chassi: Berço Sem-Duplo
Peso Liquido: 137 kg
Capacidade do tanque de combustível (reserva): 12L (3L)