A manhã deste domingo, 19 de novembro, entra para a história do motociclismo nacional. O piloto Eric Granado conquistou o Campeonato Europeu de Motovelocidade, categoria Moto2. Com o título inédito para o Brasil, o paulista de 21 anos coloca seu nome entre os grandes do esporte sobre duas rodas.
Com a bandeira brasileira, sambou antes de receber o troféu de primeiro colocado da prova no pódio. Com a mão direita no peito, chorou ao ouvir o hino nacional.
Na última etapa da competição, no circuito de Valência (Espanha), Granado fez corrida cautelosa, já que precisava apenas de um sexto lugar para ser campeão. Entrou na prova como líder, 16 pontos à frente do espanhol Ricky Cardús, segundo colocado na classificação geral. O brasileiro venceu a etapa final e Cardús abandonou a prova faltando quatro voltas. Com isso, Granado foi campeão ainda na pista.
“Foi um fim de semana perfeito. No sábado fiz a pole. Na corrida larguei mal, perdi algumas posições, e fiquei no meio da confusão. Mas mantive a calma e consegui fazer uma boa prova para vencer. Estou muito feliz em levar esse título inédito para o Brasil”, avaliou Granado após a corrida.
Durante as sete etapas da temporada, que teve 11 baterias no total, ele venceu seis, foi segundo colocado em duas, uma vez terceiro, uma chegou em quinto e outra em sétimo.
Eric faz corrida emocionante
Na etapa final de Valência, Eric Granado largou mal, caiu para quarto na primeira curva e fechou a primeira volta em quinto. Na quinta de 19 voltas, era o terceiro, na cola dos dois primeiros colocados, o norte-americano Joe Roberts (1º) e o sul-africano Steven Odendaal (2º). Cardús era o quarto, mas não pressionava o brasileiro.
Arrojado e com personalidade, Granado assumiu a segunda posição na 11ª volta, restando oito para acabar a corrida. Mas não se contentou. Foi para cima de Roberts, e tomou a liderança da corrida.
Manteve a concentração e a ponta da prova até receber a bandeirada. No box da equipe Promoracing, a tensão deu lugar à alegria e a família e amigos de Granado comemoraram o título.
Foram até a pista e levaram a bandeira do Brasil para Granado. Ele se ajoelhou e levantou as mãos para o céu, em agradecimento. Ali mesmo também recebeu um capacete dourado comemorativo e uma camiseta de campeão europeu. Até o adesivo com o número 51 de sua moto foi trocado para o número 1.
Eric Granado ainda voltou para a moto e deu uma volta no circuito da Comunidade Valenciana com a bandeira do Brasil empunhada, cumprimentando o público de muitos brasileiros que estavam nas arquibancadas.
Eric Granado disputa a final do Superbike
O piloto da equipe Honda Racing Brasil embarca para o Brasil no início da semana para disputar a grande final do Superbike, domingo (26/11), em Interlagos (SP). É líder do campeonato, com 18 pontos a mais do que o experiente Alex Barros. Os dois competem com uma Honda CBR 1000 RR Fireblade.
Na temporada 2018, Eric Granado disputará o Mundial de Moto2, de Honda, com a equipe suíça Forward Racing.
Classificação final do Campeonato Europeu de Motovelocidade
1º Eric Granado (BRA) – 226 pontos
2º Ricky Cardús (SPA) – 185 pontos
3º Steven Odendaal (RSA) – 157 pontos
4º Hector Garzó (SPA) – 126 pontos
5º Joe Roberts (USA) – 111 pontos
Resultado etapa de Valência
1º Eric Granado (BRA)
2º Steven Odendaal (RSA)
3º Joe Roberts (USA)
4º Hector Garzó (SPA)
5º Frederico Fuligni (ITA)
Por: Vipcomm
Meikon Kawakami encerra boa temporada na European Talent Cup 2017
Piloto brasileiro termina a competição em terceiro lugar, mantendo chances de título até a última prova
Batalhando pelo título da European Talent Cup até a última prova do ano, Meikon Kawakami, da equipe PlayStation LaGlisse Academy, termina o ano de 2017 acumulando bons resultados. Ele chegou ao Circuito Ricardo Tormo, em Valência-ESP, neste domingo (19) precisando tirar uma diferença de 20 pontos para o líder Manuel González. Com isso, Meikon teria que vencer a prova e torcer por um péssimo resultado do rival.
Kawakami fez uma boa corrida, mantendo-se sempre entre os primeiros colocados. O brasileiro chegou a liderar a prova faltando seis voltas para o encerramento, mas um problema no escape foi crucial para que ele perdesse posições no momento decisivo. Meikon encerrou a prova na oitava posição, o que lhe fez encerrar a temporada em terceiro lugar na classificação geral.
“A corrida foi muito intensa. Desde o início, vários pilotos mostraram qualidade no pelotão da frente e buscaram o primeiro lugar. Estava fazendo uma boa prova, mas tive um problema na moto que impediu uma colocação melhor ao final da prova. Mesmo assim, estou muito contente com o meu desempenho na temporada. Fizemos um trabalho ótimo desde o começo e fomos colhendo frutos. Aprendi muito neste meu primeiro ano de Europa. Agora é estar preparado para os desafios em 2018“, disse o piloto Meikon Kawakami após a corrida.
A PlayStation LaGlisse Academy demonstra grande satisfação com a temporada de Meikon, afirmando que o piloto demonstrou muito talento e potencial em seu primeiro ano de Europa. O brasileiro conquistou uma vitória e três presenças no pódio, garantindo o terceiro lugar da European Talent Cup 2017.
Por: Vipcomm NS Comunicação