A Ducati apresentou nesta quinta, 16 de maio de 2024, a edição limitada da Monster Ayrton Senna. O modelo é uma homenagem ao piloto brasileiro e será limitada a 341 unidades numeradas.
“Racing is in my blood” – Com as palavras de Ayrton Senna estampadas no tanque, a Ducati lança uma série especial para colecionadores, que é não só uma homenagem ao piloto brasileiro, como uma homenagem ao Brasil. A Monster Ayrton Senna, praticamente “veste” as cores da bandeira brasileira. A inspiração é o capacete que o piloto usou nas corridas ao longo de sua carreira.
O lançamento do modelo aconteceu neste dia 16 de maio, no paddock do autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália. Neste final de semana acontece o Grande Prêmio da Itália de Formula 1, e a Ducati aproveitou a ocasião para fazer o lançamento oficial.
A edição especial Monster Senna tem como objetivo celebrar a sólida relação que foi estabelecida entre a Ducati e o campeão brasileiro, já conhecida inclusive por aqui, de longa data. A Ducati já havia lançado em 2014 a Panigale S Senna, limitada a 161 unidades, tendo como referência o número de GPs em que o piloto brasileiro disputou na Fórmula 1.
Dessa vez o numero limitado a 341 unidades tem a seguinte referência: “3” é o número de títulos mundiais conquistados por Senna na Fórmula 1 e “41” é o número de Grandes Prêmios que Ayrton terminou comemorando no degrau mais alto do pódio.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Ducati Monster Ayrton Senna
A escolha da Monster como modelo para criar essa edição limitada também está ligada à história de Ayrton, que foi um dos primeiros proprietários da Monster 900, que ele usou para se locomover em Monte Carlo e com a qual apareceu na noite de gala do Grande Prêmio de Mônaco de F1 de 1993.
Ayrton gostou do conceito simples da Monster de querer trazer a diversão na pilotagem para o centro da experiência motociclística: um motor esportivo, perfeito para uso na estrada, chassi derivado da Superbike, guidão largo e sem carenagem.
Em relação à Monster Ayrton Senna, segundo a Ducati, o modelo tem o peso seco de 175 kg, ou seja, 4 kg a menos do que o modelo padrão. Já em relação ao motor nada muda. É o Testastretta 11°, um cilindro duplo de 4 válvulas com refrigeração líquida e distribuição desmodrômica que produz 111 cavalos de potência a 9.250 rpm e 9,5 kgfm de torque a 6.500 rpm.
A estética da Monster Senna, além da cor especial, é embelezada pela etiqueta amarela/verde/azul nos aros pretos, feitos especialmente para esse modelo, e pelo amarelo nas pinças de freio e nos silenciadores de fibra de carbono homologados pela Termignoni.
Outros elementos distintivos desse modelo são o assento especial, o protetor de motor combinando e a animação dedicada do painel de instrumentos, que começa quando a ignição é ligada.
Cada motocicleta se torna única por meio de uma placa no grampo triplo com o nome do modelo e o número da motocicleta, bem como por um certificado de autenticidade e a presença de uma capa de motocicleta dedicada
O modelo já está disponível para encomendas no Brasil nos concessionários Ducati. Preço estimado no Brasil: R$ 189.000,00.
Bianca Senna, CEO da Senna Brands: “A parceria com a Ducati é histórica e muito relevante até hoje. A Monster é uma motocicleta perfeita para relembrar o estilo de vida de Ayrton, focado em alto desempenho, mas com a capacidade de desfrutar de momentos de lazer. Os fãs de todo o mundo que admiram Ayrton acharão essa parceria um verdadeiro tributo ao seu legado”.