A Ducati Diavel V4 2023 começa chegar neste mês de fevereiro de 2023 na Europa e Estados Unidos. A nova Diavel recebeu 2 cilindros a mais e, combinando com seu visual de encher os olhos, se transformou em uma muscle cruiser, realmente “braba”, com quase 170cv de potência!
Como é a Ducati Diavel V4 2023
Na questão de preço, a Ducati Diavel V4 2023 foi lançada na Itália, a partir de 26.390 Euros – em uma conversão direta em Reais, fica em torno de R$ 143 mil (fevereiro 2023). Logicamente não estamos falando de impostos ou taxas.
Não existe uma previsão oficial da Ducati, mas ela deverá vir ao Brasil no segundo semestre. A estimativa de preço deve ficar em torno de R$ 150 mil.
Segundo a apresentação da Ducati, existem 3 pacotes diferentes: Style (comum), Sport (deixar mais esportivo) e Touring (viagens).
Em termos de motor, a principal novidade da nova Diavel V4 2023. A Ducati trocou o motor V2 pelo Granturismo V4, o mesmo que já usado na Multistrada V4 S. Motor derivado do Desmosedici Stradale da Panigale V4.
O novo motor tem 1.158cc, potência de 168cv com 12,8 kgf.m de torque a 7.500 rpm. Em uma comparação com o antigo V2 de 1260cc, são 10 cv a mais de potência.
Outro fator a favor: o novo motor ficou 5 quilos mais leve que antigo. No total, a nova Diavel 2023 ficou 13 quilos mais leve. Ou seja, 5 quilos do motor e 8 quilos no restante do projeto da moto. A Diavel anterior pesava 236 quilos enquanto a Ducati Diavel V4 2023 pesa 223 quilos em ordem de marcha. Esse foi um dos motivos de ganho na relação peso, potência e consumo, com a versão anterior.
A nova Diavel tem ainda um dispositivo que desliga o cilindro traseiro quando a moto está rodando em baixa velocidade e com pouca carga, e também quando a moto está parada.
Segundo a marca italiana, a nova Ducati vai de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. A desaceleração, combinada com o sistema ABS também é impressionante. A Ducati diz que só é comparável a números de desaceleração de motovelocidade.
Novo design da Ducati Diavel V4 2023
O novo design no pacote Sport, inclui alguns acessórios projetados para realçar o caráter poderoso e musculoso da nova Diavel V4. As pinças de freio dianteiras de cor vermelha ou preta causam um bom impacto.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Mas o que realmente destaca a mudança de um modo geral, é o conjunto ótico frontal. No modelo anterior, esse conjunto em formato de losango chamava bastante a atenção. Na nova Diavel V4 existe um contorno característico, mas foi bastante amenizado.
A iluminação é full-LED, e algo que também chama bastante a atenção, é onde ficam os piscas e os espelhos retrovisores: no próprio guidão. Os espelhos até ok, mas os piscas realmente são novidade.
A aparência da moto ficou mais para o que se chama Steel Bull (touro de aço), com uma aparência de volume musculosa voltada para um tanque mais alto. As entradas de ar laterais ficaram bem maiores. Parecem inclusive uma “inspiração da Yamaha V-Max“.
Mais uma novidade que chama a atenção, é o escapamento tipo quatro-um-quatro. Ou seja, quatro saídas do motor que depois se torna apenas uma e novamente na ponteira, volta a ter 4 saídas.
As rodas em liga leve são as mesmas que já apareceram na XDiavel, com 6 folhas aparentes, na roda traseira e na dianteira.
As cores disponíveis, são vermelho e preto.
O pacote Touring, é dedicado aos fãs de Ducati que querem saborear o sabor da viagem em uma Diavel V4. Conjunto de punhos aquecidos, um par de bolsas laterais semirrígidas e o encosto do passageiro traseiro maximizam o conforto, deixando o piloto e o passageiro livres para aproveitar cada curva e cada vista ao longo da viagem.
As malas laterais são montadas em acessórios integrados, preservando a estética. Possuem uma capa à prova d’água.
Pacote tecnológico da Ducati Diavel V4 2023
A nova Diavel tem 4 modos de pilotagem – “sport”, “touring”, “urban” e uma especial para pisos molhados: “wet”. Os modos pilotagem, como bem sabemos modificam a curva de potência e a ação dos controles de tração e do ABS.
Painel de instrumentos com tela de TFT colorida de 5 polegadas, totalmente interativo através de botões. Pode ser integrado com smartphones através do Bluetooth.
A moto ainda tem controle de cruzeiro (cruise control) para viagens longas e quickshifter, que permite a troca das marchas sem uso de embreagem.
Quem quiser ainda mais detalhes sobre a nova Diavel V4, pode visitar o site da Ducati.com