Francesco Bagnaia é o Campeão do Mundo de MotoGP de 2022. Com o nono lugar no GP de Valência, deste domingo 06 de novembro, no Circuito Ricardo Tormo de Cheste, o piloto da Ducati Lenovo garantiu o seu primeiro título mundial da MotoGP depois de uma reviravolta histórica no Campeonato.
Depois de uma tímida 6ª colocação na classificação no do GP da Alemanha, antes do intervalo de meio do ano, Pecco conseguiu tirar uma diferença de 91 pontos do piloto da Yamaha, Fabio Quartararo. Depois de oito Grandes Prêmios assumiu a liderança do Campeonato com 14 pontos sobre o francês no GP da Austrália, em Phillip Island, com apenas duas corridas para fim do campeonato.
Depois de aumentar a vantagem para 23 pontos, graças a uma vitória impressionante em Sepang, na Malásia, Bagnaia administrou seu nono lugar deste domingo para garantir o 2º título mundial de pilotos da Ducati na categoria rainha, 15 anos após o primeiro título de Casey Stoner em 2007.
Seeing red all over Valencia 🔴🔴🔴
One for Italy and Ducati: @PeccoBagnaia unlocks the #PerfectComb1nation 🏆 and his celebrations couldn’t be any classier 👌#ValenciaGP 🏁 pic.twitter.com/ltYLH7u0W4
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) November 6, 2022
Com sete vitórias, dez pódios e cinco pole positions este ano, Bagnaia torna-se o primeiro piloto italiano a vencer a MotoGP numa moto italiana, a Ducati Desmosedici GP.
O último a conseguir algo do mesmo feito, mas em categoria diferente, Giacomo Agostini há 50 anos, em 1972, quando conquistou o título nas 500cc com a MV Agusta.
Fabio Quartararo, de favorito, termina a MotoGP de 2022 como vice-campeão
Após a última corrida da temporada, Quartararo terminou em segundo lugar na classificação do Campeonato com uma diferença de 17 pontos e um total de 248 pontos, enquanto que o segundo piloto Yamaha, Franco Morbidelli terminou a temporada em 19º com apenas 42 pontos. Já a equipe Yamaha terminou a temporada em segundo com 256 pontos no campeonato de construtores, e a Monster Energy Yamaha MotoGP ficou em quinto no campeonato de equipes com 290 pontos.
A Yamaha felicitou Bagnaia pela sua conquista na MotoGP, através das redes sociais e comunicados oficiais.
A classificação final da MotoGP de 2022 ficou assim (10 primeiros):
1) Francesco Bagnaia – Ducati Lenovo 265 pontos
2) Fabio Quartararo – Monster Energy Yamaha 248 pontos
3) Enea Bastianini – Gresini Racing 219 pontos
4) Aleix Espargaro – Aprilia Racing 212 pontos
5) Jack Miller – Ducati Lenovo 189 pontos
6) Brad Binder – Red Bull KTM Factory 188 pontos
7) Alex Rins – SUZUKI ECSTAR 173 pontos
8) Johann Zarco – Prima Pramac Racing 166 pontos
9) Jorge Martin – Prima Pramac Racing 152 pontos
10) Miguel Oliveira – Red Bull KTM Factory 149 pontos
A MotoGP já deixa saudades até a temporada 2023!