Uma tendência que toma conta tanto do mercado automobilístico quanto motociclístico é a customização. Trata-se de um “algo a mais” para deixar os apaixonados por motores ainda mais vidrados em seus objetos de desejo. Por conta disso, os profissionais que se dedicam a este segmento ganham mais espaço e até fama.
No Salão Duas Rodas, correndo paralelamente às grandes marcas, o que se viu foi uma exposição à parte dos customizadores. Muitos, são apoiados pelas marcas. A Triumph, por exemplo lançou um concurso inédito de customização entre três grandes oficinas de customização: Shibuya Garage, Recar Motos e Johnnie Wash. O desafio era tirar a Bonneville T100 do lugar comum. A disputa teve votação do público da feira e breve será divulgado pela fabricante a custom que teve mais votos.
Um bom exemplo de como a customização está subindo no Ibope, é a AZ Motorcycle. A oficina comandada por Helcio Zambotto, participa de uma espécie de reality show pelo canal Discovery Turbo. O programa acompanha os bastidores do dia a dia de uma oficina de customização. Esse mesmo modelo de programa já é sucesso nos Estados Unidos e Europa há algum tempo e chega com força total no Brasil, seguindo a mesma tendência de sucesso.
A Johnnie Wash customização colocou alguns de seus grandes projetos expostos, com direito a um barzinho estilo pub. Sucesso visível a todos os olhos: a disputa para tirar fotos das motos estava muito parecido com a dos estandes das grandes marcas.
De Curitiba, dois representantes de peso: Celio Motorcycles do customizador Celio Dobrucki e a oficina Legend Motors. Celio trabalha principalmente com customização premium em Harley-Davidson. Apresentou na feira algumas criações que prometem ser um grande sucesso, entre elas, as Trikes. A primeira construída a partir da base Dyna Super Glide 2014 e outra a partir de uma Ultra Glide 2015. Já a Legend, que também trabalha com a preparação de carros, apresentou trabalhos em duas rodas que deixou boa parte dos visitantes de boca aberta.
A julgar pelo termômetro do Salão Duas Rodas, a tendência custom deve continuar próspera, criativa e quem sabe até crescer, alheia a qualquer crise.