A Can-Am anunciou oficialmente suas duas primeiras motos elétricas, a Pulse, Street Urbana e a Origin, Off-Road. Ambos os modelos foram apresentados como protótipos, o que significa que estão muito próximos do produto final, que deverá ser concretizado em 2024.
Nós estamos acostumados a associar a marca Can-Am aos modelos Spyders, geralmente de 3 rodas. Mas, pelo que conta a história, a fábrica de origem canadense, começou mesmo com 2 rodas e no segmento off-road. Toda a campanha de marketing gira em torno de um “retorno” para os modelos de duas rodas. E aproveitando o melhor em termos de tecnologia para motos elétricas.
As especificações completas serão reveladas futuramente. Esta “primeira revelação” se concentra no design dos primeiros modelos Can-Am de duas rodas que não eram fabricados desde 1987. Nenhum número específico sobre motorização foi fornecido, mas a fábrica diz que as motos terão velocidades dignas de estrada, e com muita potência e torque. A tecnologia Rotax E-Power (dos motores elétricos das motos) acabará sendo empregada em todas as linhas de produtos da BRP (Bombardier Recreational Products – fábrica Can-Am), não apenas em motocicletas.
Como a maioria das motocicletas elétricas, a Pulse e a Origin não exigem embreagem ou transmissão, apenas uma simples torção para iniciar o acelerador. Ambos os modelos utilizam um carregador integrado e funcionam com uma estação de carregamento. A Can-Am não forneceu informação sobre as baterias.
Can-Am Origin: On e Off-Road
A Can-Am Origin tem uma carenagem ascendente que aparenta uma silhueta no estilo Dakar parecida com a Ducati DesertX ou Husqvarna Norden 901. Como nessas motos, na Origin o para-lamas dianteiro se encaixa próximo ao pneu.
O farol possui dois LEDs dispostos horizontalmente um acima do outro, cercados por um LED externo que se estende para fora ao longo das laterais da lâmpada. É um design interessante, mas ficam bem próximos da haste do pisca.
O sistema de suspensão é composto por um garfo invertido e um monoamortecedor traseiro. Na frente, o Origin usa um único freio com uma pinça de montagem axial. Deverá utilizar ABS já que a roda dianteira parece ter um anel sensor.
Can-Am Pulse: Street Urbana
A elétrica Pulse compartilha muitos elementos da Origin, mas em uma configuração de motocicleta street. Em vez das rodas raiadas como na Origin, o Pulse usa rodas em liga leve e uma suspensão mais curta, com uma traseira mais plana e altura de assento mais baixa.
As pedaleiras da Pulse são mais baixas, enquanto o guidão é mais baixo e mais à frente, oferecendo uma ergonomia completamente diferente, voltada ao uso urbano.
Os faróis são semelhantes ao da Origin, mas ligeiramente inclinadas para trás e não são cobertos pela carenagem. O “tanque” é mais longo e mais plano que o da Origin, e as laterais esculpidas dão uma aparência de uso urbano.
Claro, as perguntas mais importantes ainda precisam ser respondidas. Não há indicação de potência da Origin e da Pulse, embora o freio de disco único sugira que a saída máxima será modesta. Também não se sabe a capacidade da bateria, autonomia ou peso dos modelos. Esses detalhes vão ter que esperar.
De todo jeito, os modelos já aparecem no site brasileiro. Isso não é garantia, mas pode indicar que os modelos cheguem também ao Brasil.