Agora é pra valer! A BMW R 18 deverá ser o ponto de entrada da marca alemã para a concorrida linha custom. As novidades ficam por conta dos modos de pilotagem e tecnologia Smart Key – partida sem chave! Preço definido: R$ 139.900.
Linhas clássicas e estilosas, motor boxer combinado com tecnologia e qualidade alemã. Essa é a BMW R 18 que acaba de chegar ao Brasil e está conquistando o mundo. Equipada com o maior motor boxer já construído em uma motocicleta BMW, ela custa R$ 139.900 e estará disponível para pré-venda no dia 18 de agosto.
No coração da R 18 está o motor boxer de 2 cilindros desenvolvido para este modelo. Já falamos a respeito, veja mais aqui. Sua aparência e tecnologia marcantes refletem a continuidade do tradicional motor boxer refrigerado a ar que proporcionou uma boa experiência de pilotagem desde o início da produção das motocicletas BMW em 1923. Com 91cv a 4.750rpm e 158Nm de torque a 3.000rpm, o motor ainda mantém o poderoso ronco que é marca registrada do segmento Cruiser. Transmissão de seis velocidades.
Inspirada na clássica BMW R 5, a BMW R 18 marca a entrada da BMW Motorrad no segmento Cruiser. Sua fórmula combina essência e funcionalidade, para proporcionar uma melhor experiência de pilotagem. Tudo combinado com a tecnologia alemã.
Concorrente para a Harley-Davidson
A nova “estradeira” da BMW bate de frente em um nicho de mercado onde a Harley-Davidson é de certa forma referência, mas não é a única. Outras marcas se aventuram no segmento cruiser, como é o caso da Vulcan da Kawasaki, ou por parte da Yamaha, as extintas Midnight Star e a tradicionalíssima Virago. A Honda Gold Wing também faz parte das estradeiras e continua com seu público fiel.
Mas BMW ultimamente é quase sinônimo de big trail. Lugar onde a própria Harley também está se aventurando com seu novo modelo Pan America. Enfim, para o consumidor brasileiro, a concorrência é muito bem vinda, apesar de sabermos que esse é um segmento de luxo, portanto, para poucos felizardos!
De toda forma, assim como acontece com a Harley, a BMW incentiva a customização da R 18 em várias parte do mundo. Concursos de customização com prêmios e divulgação. Ou seja, a intenção da marca bávara é de que a BMW R 18 se torne parte do mundo cruiser/ custom.
Design Retrô e Moderno
Visualmente, a BMW R 18 combina sutilmente o estilo icônico do modelo mais antigo com um visual moderno, mantendo um design clássico inspirado na BMW R 5. A pintura listrada (pinstriping) é uma marca registrada da marca, herdada do lendário modelo, de 1936.
Em outros mercados, o banco do carona na BMW R 18 é um diferencial, no modelo que será vendido no Brasil, o banco do passageiro será padrão.
Os elementos de suspensão da nova BMW R 18 não requerem ajuste eletrônico. Em vez disso, garfos telescópicos e um suporte de suspensão central permitem o ajuste do amortecedor. Tal como a lendária BMW R 5, os tubos telescópicos estão envoltos em mangas do garfo. O curso da suspensão é de 120mm na dianteira e 90mm na traseira. O sistema de freios da BMW R 18 consiste em freios a disco duplo na dianteira e freios a disco simples na traseira com pinças fixas de quatro pistões, ambos com ABS integrado.
A nova R 18 também oferece três modos de pilotagem padrão, que se adaptam às preferências pessoais do piloto. Outra novidade tecnológica é o ASC (Controle Automático de Estabilidade), controle de estabilidade e tração, Hill Start Control (para facilitar a partida em subidas), controle de cruzeiro, luzes LED completas e sistema Smart Key, partida sem chave.
Primeiros compradores ganham presentes da BMW
Os primeiros a realizarem reservas na pré-venda da BMW R 18, que se inicia no próximo dia 18 de agosto, ganharão itens exclusivos para tornar a experiência ainda mais especial. Chamado de R18 Welcome Package, o kit conta com vários itens exclusivos para esses clientes, como: livro heritage, boné R18, cinto R18, três logos históricos, luvas brancas, chave de fenda estilo chave e parafuso para trocar os logos da moto.
Ficha técnica – BMW R 18
Motor: 1.802cc, 2 cilindros opostos com 4 válvulas cada, OHV e refrigeração a ar
Potência: 91 cv a 4.750 rpm
Torque: 16,1 kgf.m a 3.000 rpm
Câmbio: 6 marchas
Chassi: tubular de aço
Comprimento: 2.440 mm
Largura: 964 mm
Altura do assento: 690 mm
Entre Eixos: 1.731 mm
Suspensões: garfo de 49 mm com 120 mm de curso e amortecedor ajustável na pré-carga da mola com 90 mm de curso
Freios: discos de 300 mm com pinças de 4 pistões na dianteira e na traseira
Pneus e rodas: 120/70-19 na dianteira e 180/65-16 na traseira
Tanque: 16 litros
Peso: 345 kg (seco)
Todas as imagens: Divulgação BMW