O lançamento mundial da nova BMW R 1300 GS está marcado para o dia 28 de setembro, porém vamos reproduzir aqui o que grande parte da mídia mundial especializada em duas rodas está dizendo: um comunicado de apresentação interno acabou de alguma forma “vazando” e o visual da GS que deverá ser a substituta da R 1250, foi revelado. Não temos todos os detalhes, mas já se pode dizer que existem boas mudanças.
BMW R 1300 GS 2024: Visual Renovado
A primeira coisa que chama a atenção é a impressionante remodelação estética da BMW R 1300 GS 2024. As linhas sinuosas e modernas mantêm a personalidade GS, com seu icônico “bico” frontal. Logo de cara, o farol! Agora equipado com um grande elemento central de LED e em formato de “X”.
A parte dianteira abrigará um radar de ondas milimétricas, que permitirá à R 1300 GS contar com sistemas de segurança avançados, como o controle de cruzeiro adaptativo. Na traseira, outro radar será posicionado entre a placa e a cauda, com um LED integrado no retrovisor para alertar o condutor sobre veículos em ponto cego.
Rodas: Raiadas ou em Liga Leve
As imagens da BMW R 1300 GS, obtidas a partir do site motociclismo.it, mostram a nova GS com opções de rodas raiadas ou em rodas de liga leve. Isso nos faz especular que a nova R 1300 GS poderá ser apresentada em duas versões: uma “Standard” e outra “Adventure”, atendendo a diferentes preferências.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Motor e Dados Técnicos
No que diz respeito ao coração da moto, a GS apresenta um motor a princípio novo. Este motor aumenta de volume, mantendo o curso inalterado e com cárter semi-seco.
Os dados do novo motor boxer foram divulgados no momento da homologação em maio. O motor da nova big trail terá 1.300 cc, potência máxima de 145,5 cv a 7.750 rpm e um pico de torque de 149 Nm a 6.500 rpm. Em comparação com a R 1250 GS, que tinha 136 cv a 7.750 rpm e 143 Nm a 6.250 rpm, vemos um ganho significativo de potência e torque.
Outros detalhes técnicos incluem pneus 120/70-19 na dianteira e 170/60-17 na traseira, além de uma distância entre eixos apenas 4 milímetros maior que a R 1250 GS, passando de 1.514 para 1.518 mm.
Em relação ao chassi, a BMW optou por manter a base existente, com algumas revisões na disposição dos tubos da moldura. Espera-se também uma redução de peso, porque as fotos sugerem estruturas mais compactas e eficientes.
Como as imagens surgiram?
As imagens que temos são de um comunicado oficial, “não aberto” mas que por algum motivo, acabou sendo compartilhado.
Preço
Nos últimos meses, a nova BMW R 1300 GS apareceu com preço online na BMW Motorrad USA: no site o preço de venda está em US$ 19.590 nos Estados Unidos. Em uma conversão direta, algo em torno de R$ 96.700 – sem impostos e encargos.
A BMW Brasil não confirmou absolutamente nada a respeito da nova R 1300 GS. Mas como o Brasil se mostrou um bom mercado para a R 1250 GS, temos bons motivos para acreditar na chegada do modelo por aqui. Deverá estar na lista dos 5 lançamentos prometidos pela BMW no Brasil até 2025.
Quanto à R 1300 GS, teremos mais detalhes a partir do dia 28 de setembro.
ler mais: https://tudodemotos.com.br/bmw-r-1300-gs-2024-fotos-vazaram-antes-da-hora/