Ela chegou! Depois de tantas especulações sobre seu visual, a nova BMW R 1300 GS 2024, foi finalmente apresentada na Alemanha, neste 28 de setembro de 2023, dia do centenário da BMW Motorrad. A nova GS chega com o motor boxer em produção mais potente da história.
BMW R 1300 GS 2024 a GS de 145 cavalos
Vamos direto ao que interessa: o novo motor boxer. A característica mais marcante desse novo motor boxer de dois cilindros da BMW é sua disposição única. Neste novo design, a BMW conseguiu torná-lo ainda mais compacto do que antes. Isso foi alcançado graças a caixa de marchas posicionada sob o motor e a uma nova disposição do eixo de comando. O resultado é um motor que ocupa menos espaço, proporcionando vantagens significativas em termos de manobrabilidade e desempenho. Segundo a BMW, a nova R 1300 GS tem uma diferença de 12 quilos a menos, em relação à R 1250 GS.
Com 1.300 cc, o motor boxer entrega nada menos que 145 cv a 7.750 rpm. Produz um torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm. Esses números fazem dele o motor boxer BMW mais potente já produzido em série.
Para suportar o desempenho excepcional do novo motor, a BMW fez melhorias significativas na estrutura das motocicletas. A estrutura principal agora é feita de chapa de aço, otimizada para um melhor espaço de instalação e maior rigidez em comparação com o modelo anterior. Além disso, no quadro traseiro, a construção em alumínio fundido substituiu a estrutura tubular de aço, reduzindo o peso e melhorando a resistência.
Nova Suspensão
A BMW aprimorou a suspensão do novo modelo. A nova suspensão na roda dianteira EVO Telelever com elemento flexível oferece maior precisão e estabilidade durante a pilotagem. A suspensão na roda traseira EVO Paralever revisada também contribui para uma experiência de pilotagem mais suave. Essas melhorias tornam as motocicletas BMW equipadas com o motor boxer ainda mais ágeis e controláveis.
Existe um novo sistema eletrônico de ajuste denominado Dynamic Suspension Adjustment (DSA), que combina o ajuste dinâmico do amortecimento dianteiro e traseiro com um ajuste correspondente e taxa de retorno, dependendo do modo de pilotagem selecionado, da condição de pilotagem e das manobras, enquanto o ajuste automático de retorno assegura a compensação de carga.
Como opcional de fábrica, dois itens adicionais de equipamento estarão disponíveis para a suspensão da nova BMW R 1300 GS 2024: o novo controle adaptativo de altura da moto e a suspensão esportiva.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Faróis LED Matrix – “X”
Na questão de design, o novo conjunto ótico frontal é uma das coisas que mais chamam a atenção. A nova BMW R 1300 GS oferece um novo e pequeno farol full LED. A estrutura é composta por 2 unidades de LED, juntamente com 4 unidades de LED adicionais (que formam o “X”) para a luz diurna e lateral.
As unidades de LED estão presentes nos indicadores de seta integrados nos protetores de mão e função integrada na parte traseira, completam o conceito de iluminação da nova BMW R 1300 GS 2024.
A marca alemã oferece como complemento, o opcional “Headlight Pro”, o foco do farol full LED padrão que se adapta durante as curvas de acordo com a inclinação da moto, isto é, a curva fica quase totalmente iluminada porque a luz se move para onde a motocicleta está indo.
Freios
Os freios da BMW R 1300 GS 2024 consistem em um par de pinças radiais de quatro pistões na roda dianteira e discos de freio de 310 mm. Na roda traseira, encontramos uma única pinça flutuante de dois pistões em conjunto com um disco de 285 mm.
A R 1300 GS 2024 vem com o Integral ABS Pro e o Dynamic Brake Control de série. O Integral ABS Pro é um sistema avançado que opera tanto o freio dianteiro quanto o traseiro simultaneamente. Isso significa que, ao acionar a alavanca do freio dianteiro ou o pedal do freio traseiro, ambos os freios são automaticamente ajustados, garantindo uma frenagem eficiente e segura. O grau de acionamento de cada freio é adaptado ao modo de condução, proporcionando uma experiência personalizada ao piloto.
O Dynamic Brake Control é outra inovação que merece destaque. Ele impede que o piloto acidentalmente abra o acelerador enquanto estiver freando.
Falando especificamente sobre as rodas, a BMW R 1300 GS 2024 oferece 3 opções, todas com 19″ na dianteira e 17″ na traseira. Essas opções permitem que os pilotos personalizem sua motocicleta de acordo com suas preferências e estilo de pilotagem.
- Rodas de Alumínio Fundido: As versões Básica e Triple Black vêm equipadas com rodas de alumínio fundido. Essas rodas são ideais para uso em estradas pavimentadas, oferecendo excelente desempenho e durabilidade.
- Rodas Raiadas com Aros de Alumínio: Para aqueles que desejam uma abordagem mais aventureira, a versão Trophy e a Option 719 Tramuntana estão equipadas com rodas raiadas que apresentam aros de alumínio. Essas rodas são projetadas para lidar com terrenos off-road, proporcionando tração confiável em superfícies variadas.
- Rodas Forjadas Enduro: Como opcional, os compradores podem escolher as rodas forjadas Enduro, especialmente projetadas para uso off-road. Estas rodas oferecem a vantagem adicional de serem 1,8 kg mais leves do que as versões raiadas.
Tecnologia
A BMW R 1300 GS 2024 agora possui quatro modos de pilotagem em vez de três:
1. Modo “Chuva”
O modo “Chuva” é projetado para lidar com condições climáticas adversas, garantindo que você tenha o máximo de controle e segurança mesmo sob chuva intensa. Ele ajusta automaticamente os parâmetros da moto para proporcionar uma condução estável e segura.
2. Modo “Estrada”
O modo “Estrada” é ideal para o uso cotidiano, adaptando a moto às condições típicas das estradas. Ele oferece um equilíbrio perfeito entre desempenho e economia de combustível, proporcionando uma experiência suave e eficiente.
3. Modo “Econômico”
Se a sua prioridade é a máxima eficiência de combustível, o modo “Econômico” é a escolha certa. Com esse modo, você poderá percorrer distâncias ainda maiores com um único tanque de combustível, economizando dinheiro e minimizando as paradas para abastecimento.
4. Modo “Enduro”
Para aqueles momentos em que você deseja explorar trilhas off-road, o modo “Enduro” está à sua disposição. Ele configura a moto para enfrentar terrenos desafiadores, proporcionando uma experiência emocionante fora da estrada.
Assistentes de Pilotagem
A BMW R 1300 GS não se destaca apenas pelos seus modos de pilotagem aprimorados, mas também pela introdução de novas opções de assistência ao piloto. Estas incluem:
1. Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)
O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um recurso avançado que permite definir a velocidade desejada e a distância para o veículo da frente. Ele mantém uma distância segura automaticamente, proporcionando uma viagem mais tranquila e segura.
2. Alerta de Colisão Frontal (FCW)
O Alerta de Colisão Frontal (FCW) é um sistema que monitora constantemente a estrada à sua frente. Se detectar uma possível colisão, ele intervém automaticamente nos freios para evitar ou reduzir a gravidade do acidente.
3. Alerta de Mudança de Faixa (SWW)
O Alerta de Mudança de Faixa (SWW) é projetado para manter você seguro durante as mudanças de faixa. Ele monitora as faixas à esquerda e à direita, alertando-o sobre possíveis perigos e garantindo uma mudança de faixa segura.
Painel
Além das inovações em termos de desempenho e segurança, a BMW R 1300 GS 2024 também oferece recursos tecnológicos e de conforto para tornar sua jornada ainda mais agradável. Algumas das características incluem:
- Painel de Instrumentos Multifuncional: O painel de instrumentos multifuncional padrão da BMW continua presente na R 1300 GS, oferecendo informações essenciais de forma clara e acessível.
- Tela TFT Colorida de 6,5″: Para uma experiência de visualização ainda mais avançada, a moto possui uma tela TFT colorida de 6,5 polegadas.
- Compartimento de Carregamento de Smartphone: Mantenha seu dispositivo móvel carregado durante sua jornada com o conveniente compartimento de carregamento de smartphone equipado com uma tomada USB.
- Tomada 12V: Para dispositivos que requerem uma tomada de 12V, a BMW R 1300 GS oferece essa funcionalidade.
- Chave Presencial e Manoplas Aquecidas: A chave presencial simplifica o acesso à sua moto, enquanto as manoplas aquecidas garantem conforto mesmo em climas mais frios.
Cores, versões, preço e… Vem para o Brasil?
A nova BMW R 1300 GS 2024 apresenta um design novo, com caráter compacto e significativa redução de peso. Com um novo tanque de combustível em alumínio que possui uma rampa mais plana do que nos modelos anteriores.
O modelo Básico ou Standard, recebeu a cor Lightwhite e em conjunto com suas linhas bem desenhadas e aparência muito limpa, a nova BMW R 1300 GS incorpora o tema boxer GS.
A TripleBlack é uma variação do modelo do boxer GS que é popular já há algum tempo, predominante preto.
A versão GS Trophy tem o acabamento Racing Blue metálico, com faixas e inscrições vermelhas e brancas combinadas.
A versão 719 Tramuntana, combina rodas de raios cruzados em dourado com a cor Verde Aurelius metalizado. Também algumas peças em alumínio fresado.
Em relação aos preços. A BMW divulgou o preço nos Estados Unidos. O preço para o modelo básico começa em US$ 18.895, o que equivale a aproximadamente R$ 95,4 mil na conversão atual (set/2023). É importante frisar que este é o preço base, e não inclui despesas adicionais, como o frete.
A BMW Brasil confirmou a vinda do novo modelo para o Brasil. Será um dos 5 novos lançamentos prometidos pela BMW até 2025, mas o modelo deve chegar já em 2024.
Atualmente a R 1250 GS é montada na planta de Manaus e deverá continuar normalmente a sua produção até que a R 1300 GS 2024 a substitua. Vamos aguardar!
Ler mais: https://tudodemotos.com.br/bmw-r-1300-gs-2024-conheca-a-nova-gs-da-bmw/
As motos demonstradas devem ser excelentes, eu especificamente pretendo sair da minha atual, para uma delas! Grato Edson Pereira