A BMW Motorrad apresentou nesta sexta, 05 de julho de 2024 a nova BMW R 1300 GS Adventure. É o modelo topo de linha da R 1300 GS e embora não confirmada, deverá fazer parte do portfólio da BMW Brasil no lugar da R 1250 GS Adventure. O novo modelo chega com o novo sistema de troca de marchas automatizado, que dispensa o manete de embreagem.
O preço de lançamento na Europa é de 24.050 euros. Em conversão direta, algo em torno de R$ 142 mil reais, na cotação do dia. Atualmente a versão com maior preço no Brasil é a R 1300 GS Option 719, oferecida por R$ 126.900 (mais frete e impostos)
Como é a BMW R 1300 GS Adventure
Segundo informação da BMW Motorrad o novo modelo foi quase todo redesenhado: motor, o chassi, a carenagem, o design e o conceito de armazenamento.
O motor boxer bicilíndrico, ficou mais compacto, mas entrega os mesmos 145 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm das outras versões da 1300 GS. Destaque para o novo arranjo do acionamento do came e transmissão localizada sob o motor. A estrutura principal, feita de aço, oferece maior rigidez e foi otimizada em termos de espaço de instalação. Além disso, a nova estrutura traseira de treliça de alumínio substitui a construção tubular de aço anterior, proporcionando maior leveza e durabilidade.
A nova BMW R 1300 GS Adventure vem equipada com suspensão eletrônica dinâmica, para todo tipo de terreno. O controle de altura adaptável ajusta automaticamente a altura conforme as condições de operação, proporcionando conforto sem comprometer a dinâmica de pilotagem.
Os modos de condução ‘Eco’, ‘Rain’, ‘Road’ e o novo modo ‘Enduro’ permitem uma experiência de pilotagem personalizada para diferentes tipos de terreno. A função de Assistente de Mudança Automatizado (ASA), eliminando a necessidade de acionar a embreagem e trocar marchas manualmente, como já dissemos.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Tanque de 30 litros
A nova R 1300 GS Adventure vem equipada também com Controle de Cruzeiro Dinâmico (DCC) com função de frenagem de série, além de diversas funcionalidades opcionais como Controle de Cruzeiro Ativo (ACC), Aviso de Colisão Frontal (FCW), Aviso de Mudança de Faixa e Aviso de Colisão Traseira (RECW). Este último sinaliza uma colisão traseira iminente piscando as luzes de advertência de perigo com maior frequência.
O design da nova BMW R 1300 GS Adventure se diferencia de suas irmãs, R 1300 GS, principalmente pelo tanque de combustível de alumínio de 30 litros, que oferece uma autonomia muito maior, para longas viagens. Nas outras versões, o tanque é de 19 litros. Este tanque também facilita o transporte de bolsas e bagagens.