A Bajaj Dominar 400 teve uma aumento expressivo nas vendas nos primeiros dias de março de 2024. Foi o maior crescimento de emplacamentos entre todos os modelos de motos e scooters. Entenda o motivo.
Se você é uma das pessoas que estava na fila de espera de uma Bajaj Dominar 400, acreditamos que tenha recebido um comunicado para “buscar” sua moto! É claro que estamos simplificando as coisas, mas a julgar como aconteceu o aumento nos emplacamentos do modelo, nos leva a crer que muitos estavam realmente contando as horas para “pegar” a sua Dominar 400.
Em uma busca rápida no site “Reclame Aqui”, fica evidente que a grande maioria das insatisfações eram por conta do atraso na entrega da Bajaj Dominar 400. Muitos aguardando desde novembro de 2023 e somente agora recebendo a resposta positiva em relação à moto.
A Dominar 400 é a moto mais procurada da Bajaj. Responsável por pelo menos 70% das vendas. Muito por seu custo benefício no segmento (mais touring que naked), na mesma faixa de cilindrada.
A estrela da Bajaj tem motor monocilíndrico de 373,3 cc. 40 cv de potência a 8.800 rpm e 3,5 kgf.m de torque a 6.500 rpm. Atualmente está sendo oferecida por R$ 24.990 – sem frete ou impostos. Desde o seu lançamento, em dezembro de 2022, a Dominar 400 aumentou R$ 790 reais.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Atrasos e a seca na Amazônia
Uma temporada de seca na região da Amazônia teve um impacto direto no atraso dos modelos da Bajaj. Nem todas as peças chegavam ao destino no prazo correto e isso fez com que a fila de espera aumentasse bastante. Como se não bastasse isso, a rota utilizada para que as peças da linha de montagem chegassem da Índia para o Brasil teve de ser alterada devido aos problemas da guerra na região de Israel.
As motos da Bajaj são montadas atualmente em Manaus, na planta da Dafra, pelo sistema CKD, ou seja as peças chegam todas da Índia para serem montadas no Brasil.
Apesar de todos os entraves, um novo lote da Dominar 400 chegou neste mês de março às lojas da Bajaj no Brasil. E dessa forma a “fila andou”. Para se ter uma ideia, até o dia 18 de março de 2024, foram emplacadas 251 unidades da Dominar 400. Uma diferença de 375% em relação ao mês de fevereiro inteiro, onde apenas 88 unidades foram emplacadas. Isso dá uma dimensão dos problemas que foram enfrentados durante esses meses.
Nova fábrica em Maio
De acordo com a marca, o aumento das vendas deverá acontecer em conjunto com a inauguração da nova fábrica em Manaus. Incialmente prevista para o segundo semestre, teve seu andamento acelerado e poderá começar a funcionar antes de junho de 2024, apesar de todos os problemas da seca que já relatamos.
A nova fábrica terá capacidade produtiva total de 20 mil unidades por ano, volume que será atingido gradativamente, seguindo o cronograma de testes e operação da fábrica. Esta será a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia e permitirá que a fabricante indiana acelere ainda mais os seus planos de abertura de novas concessionárias e diversificação do line-up no Brasil.
Mais 12 Concessionárias no País em 2024
Atualmente a Bajaj conta com 10 lojas espalhadas no Brasil: Campinas (SP); Jundiaí (SP); Santo André (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 2 lojas; Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Taguatinga (DF); Florianópolis (SC) e Salvador (BA).
No cronograma de 2024 estão 9 inaugurações nas cidades: Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Recife (PE), Caruaru (CE), Manaus (AM), Marabá (PA) e Belém (PA). Serão abertas ainda 2 novas unidades na cidade de São Paulo, além de Sorocaba (SP). Totalizando mais 13 lojas no Brasil. Ou seja, até o final de 2024, as lojas Bajaj deverão “dobrar” sua quantidade.