A gigante indiana Bajaj apresentou no último final de semana duas novidades: Dominar 160 e Dominar 400 com Motor Flex. Ainda como conceito, mas é uma boa notícia.
As motos ainda são apenas como conceito, mas o primeiro passo foi dado. A indiana Bajaj mostrou que também é mais uma marca interessada na tecnologia bicombustível. Algo que a Royal Enfield, também andou mostrando ultimamente.
As motos foram exibidas na feira de mobilidade indiana, Bharat Mobility Expo, que terminou no último sábado, 03 de fevereiro de 2024. Isso não significa que a Bajaj vai começar a disponibilizar a curto prazo as motos com motor flex. Nem ao menos é garantia de que esses motores serão fabricados em linha. Mas é um grande passo. E que para nós pode ser sim, considerada uma boa notícia.
A Bajaj chegou ao Brasil em dezembro de 2022 e já em agosto de 2023 anunciou sua fábrica própria em Manaus. Caso os modelos flex realmente tenham continuidade nos projetos, o Brasil deverá ser um dos primeiros a receber, já que boa parte das principais motos que circulam no país estão adaptadas a etanol e gasolina.
Porém, vamos lembrar que as motos ainda são apenas conceito. E muito estudo deverá vir pela frente antes de baterem o martelo.
Como são a Dominar 160 e Dominar 400 com Motor Flex
Ambos os modelos, Dominar 400 E27.5 e Pulsar NS 160 Flex, mantêm as mesmas especificações dos modelos movidos a gasolina. No entanto, a diferença significativa está na capacidade de utilizar combustíveis alternativos. Na Dominar 400, por exemplo, o motor foi ajustado para operar com uma mistura de 27,5% de etanol e gasolina, aproveitando os benefícios ambientais do etanol como combustível.
Ainda é algo bem diferente do que temos por aqui, onde o Etanol combustível é puro. Para o Brasil, seria um processo bastante grande a adaptação desse motor.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Veja Também:
Bajaj Chetak: A Scooter Elétrica que Pode Chegar ao Brasil em 2024
Bajaj vai inaugurar concessionária em Belo Horizonte; Será a 10ª loja da marca indiana no Brasil
Indiana Bajaj confirma construção a de fábrica no Brasil; Conheça os detalhes
Bajaj Brasil inaugura concessionária em Salvador, Bahia; a 1ª da marca no Nordeste
Bajaj completa ano no Brasil: veja como está a marca nesse período e quais são os preços atualmente
A Pulsar 160 Flex (a Pulsar 160 é equivalente à nossa Dominar 160), oferece uma abordagem ainda mais versátil, permitindo a utilização de etanol, gasolina ou qualquer combinação dos dois em qualquer proporção desejada. Melhor, mas ainda assim, necessita de gasolina na mistura. Não roda somente com etanol.
Essa flexibilidade é especialmente relevante em mercados onde a disponibilidade de combustíveis pode variar e onde os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental de suas escolhas.
Perspectivas de Lançamento
Embora não haja informações concretas sobre o lançamento oficial dessas versões, é evidente que a Bajaj Motors está alinhada com as tendências globais em direção a uma maior diversificação de combustíveis e à busca por alternativas.
Com o governo indiano incentivando ativamente o uso de etanol e outras fontes de energia renovável, é plausível esperar que esses modelos bicombustível se tornem parte integrante do portfólio da Bajaj em um futuro próximo.
Dominar 400 com Motor Flex
O modelo mais vendido no Brasil é a Dominar 400. Com o motor flex seria muitíssimo bem-vindo por aqui. A Dominar 400 representa 70% das vendas da Bajaj no mercado brasileiro. Em 2023, foram vendidas mais de 2.600 unidades.
Atualmente, os 3 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200 e a Dominar 400, são montados no Polo Industrial de Manaus (AM), fruto de uma parceria estratégica com a Dafra.
A Dominar 400 é equipada com motor monocilíndrico de 373,3 cc. 40 cv de potência a 8.800 rpm e 3,5 kgf.m de torque a 6.500 rpm.
• Câmbio de 6 marchas.
• Freio com ABS nas duas rodas.
Preço – modelo 2024 – (público sem taxas): 24.990,00