KTM Duke 30 anos: um dos modelos emblemáticos da marca austríaca completa 3 décadas. Veja a trajetória da Duke até os modelos que celebram a data.
Origem da Linha KTM DUKE em 1994
Em 1994, a KTM surpreendeu o cenário das “Street” com a introdução da primeira motocicleta com o nome DUKE. Equipada com um motor de apenas um cilindro de 609 cc, combinava ergonomia e estilo que mesclavam características de Supermoto e street fighter.
A KTM DUKE de 1994 trouxe uma personalidade verdadeiramente rebelde para as ruas, sem rodeios e reduzida ao essencial do que uma motocicleta deveria ser.
Em 1999, a KTM aumentou a potência. A KTM 640 DUKE II, com estilo mais agressivo substituiu as linhas arredondadas da sua antecessora. Esse modelo praticamente lançaria o segmento Naked dentro da linha de motocicletas street da KTM.
Em 2005, o nome SUPER DUKE foi introduzido, apresentando um motor V-Twin LC8 de 990 cc. A KTM 990 SUPER DUKE rapidamente alcançou um grande status, abrindo caminho para a variante KTM 990 SUPER DUKE R, que chegou ao mercado em 2008.
O ano de 2008 também trouxe ao mercado a KTM 690 DUKE, mais uma vez abalando as normas de design da época. A KTM 690 DUKE de 2008 era uma máquina potente monocilíndrica, com escapamento suspenso e uma posição de pilotagem agressiva. Este modelo mais tarde se tornaria o padrão de atitude da DUKE.
Em 2011, surgiram os modelos DUKE de capacidade menor, com a chegada da KTM 125 DUKE ao mercado. Esta máquina compacta e enérgica entregava potência suficiente e manobrabilidade fácil, sem sacrificar qualquer uma das características marcantes da DUKE.
Em 2012, a KTM introduziu a revolucionária KTM 200 DUKE, com a THE CORNER ROCKET KTM 390 DUKE se juntando à linha em 2013. A KTM 390 DUKE tornou-se um dos modelos urbanos extremamente popular, graças à sua manobrabilidade ágil e entrega de potência.
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KTM 1290 SUPER DUKE R – 2014
Em 2014 foi lançada aquela que seria praticamente o símbolo do nome Duke, a KTM 1290 SUPER DUKE R. Chamada de THE BEAST (A FERA), recebeu um motor V-twin de 1.301cc. A hyper-naked KTM 1290 SUPER DUKE R ganhou a reputação de possuir o motor LC8 mais potente até então. O modelo abriu caminho para a chegada da KTM 1290 SUPER DUKE GT, mais focada em viagens, em 2016.
O ano de 2017 marcou uma virada na evolução da DUKE, quando a KTM lançou a primeira grande atualização da KTM 1290 SUPER DUKE R. Apelidada de THE BEAST 2.0, a versão de 2017 apresentava atualizações de potência, suspensão e estilo. Mas seu novo pacote eletrônico assumiu o centro do palco, com interações ao piloto mais refinadas e um novo modo TRACK estabelecendo o tom.
Em 2018 a KTM lançou a KTM 790 DUKE. Esta foi a introdução de uma nova era de desempenho e estilo para o nome DUKE, apresentando o motor twin-paralelo, eletrônica de ponta e um design arrojado.
KTM Duke 30 anos: Modelos Comemorativos
Comemorando os 30 anos, três modelos foram lançados. Como entrada da linha, a nova KTM 390 DUKE. Design distinto, pacote eletrônico e um excelente desempenho.
A KTM 990 DUKE foi apresentada no Salão de Milão 2023 – é impulsionada por um novo motor twin-paralelo LC8c de 947cc e 123cv de potência. Apresenta dimensões maiores, mais tecnologia e mais presença nas ruas.
A KTM 1390 SUPER DUKE R e a KTM 1390 SUPER DUKE R EVO, evoluíram para serem o par definitivo de motocicletas hyper-naked, com 1.350 cc, 190cv a 10.000 rpm e 145 Nm de torque a 8.000 rpm.