A pequena Honda Navi, a moto mais barata e mais vendida nos Estados Unidos, está chegando para ser produzida na Argentina. Em conversão direta, é mais barata que a nossa POP 110i.
A Honda Navi foi apresentada em 2022 e de lá pra cá, é a moto mais vendida nos EUA. A pequena street tem o motor de 110cc, chegou com um preço inicial de US$ 1.807, equivalente aqui no Brasil a R$ 8,8 mil em conversão direta (janeiro de 2024), e esse é o preço que permanece até hoje. O preço sugerido atual da POP 110i é R$ 9.570 sem contar o frete.
Agora, a Honda deverá iniciar iniciar a produção do modelo na Argentina, direcionando-se aos segmentos de entrada. A informação inicial é o site Motor1. A informação de quanto deverá custar lá, não foi divulgada até o momento.
Fabricação na Argentina
A produção da Honda Navi na Argentina irá acontecer na linha de montagem de Campana, com capacidade para produzir 112 mil motocicletas. A previsão é que aproximadamente 3.000 unidades sejam vendidas até o final de 2024.
O conjunto mecânico da Honda Navi é considerado ultrapassado, pois não receber a opção de injeção eletrônica. Porém, toda a parte de tração é semelhante ao das nossas scooters modernas, com o eSP, ao invés da corrente a vista. Além de já ser automática.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Chance de Vir para o Brasil?
Num primeiro momento, nenhuma chance de vir para o Brasil. O primeiro obstáculo é o uso do carburador, o que a torna inadequada ao Promot 5, as normas de emissões de poluentes aplicadas no Brasil. Além disso, a Honda Brasil nunca importou uma moto sequer da Argentina, algo que ao contrário, já aconteceu.
Talvez, e isso dito de forma remota, a Navi pudesse vir para cá caso fosse primeiro adaptada ao Euro 5 e lançada na Europa. Algo que não está descartado, já que os modelos de pequena cilindrada fazem bastante sucesso por lá. Mas, as adaptações não são baratas e nem simples.
Como é a Honda Navi
A Honda Navi possui um motor monocilíndrico equipado com a tecnologia Honda Enhanced Smart Power (eSP). Tamanho de 109,2 cm³ e sistema de resfriamento a ar. A potência é de 8 cv a 7.000 rpm e torque máximo de 0,9 kgf.m a 5.500 rpm.
A tecnologia eSP também contribui para uma eficiência no consumo de combustível. Reduzindo o atrito interno do motor, a Navi alcança 46,9 km/l.
O design da Honda Navi é bem parecido com a dos scooters, apresentando um propulsor recuado e próximo à roda traseira. Os freios são a tambor em ambos os eixos e peso total é de 101 kg.
O assento é posicionado a 784 mm do solo, ou seja, bem acessível, especialmente para os iniciantes.
Além de sua chegada na Argentina, a Honda Navi está disponível, na América Latina, também no México e na Colômbia.
E você acha que a Honda Navi seria uma boa no Brasil? Deixe seu comentário. O espaço para comentários está lá embaixo, depois das propagandas.