Uma pesquisa do Instituto Qualibest revela que 76% das pessoas “escutam” influenciadores digitais antes de comprar uma moto. O número é bastante alto se considerarmos que até alguns anos, o influenciador digital era alguém que não existia.
Como o influenciador digital faz alguém comprar uma moto?
Nos dias de hoje, os influenciadores digitais têm um impacto significativo nas decisões de compra dos consumidores brasileiros. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Qualibest de Pesquisa de Mercado, esses influenciadores já respondem por 76% da decisão de compra. No entanto, uma tendência inovadora está emergindo no mundo empresarial: a transformação de funcionários em influencers, especialmente na área de vendas.
Algumas marcas (Honda, Yamaha) já perceberam o potencial de aproveitar a presença nas redes sociais de seus próprios colaboradores. Essa estratégia visa criar uma abordagem mais autêntica e envolvente para o marketing e as vendas. A ideia é capitalizar com a expertise do vendedor, aumentando a confiança do cliente e impulsionando os negócios.
Transformação de Funcionários em Influencers
1. Autenticidade
Diferentemente dos influenciadores tradicionais, os funcionários já têm um conhecimento profundo dos produtos ou serviços da empresa. Isso confere autenticidade às recomendações e avaliações que eles fazem, o que é crucial para conquistar a confiança dos consumidores.
2. Custo-Efetividade
Investir em funcionários como influencers pode ser mais econômico do que contratar influenciadores externos. Além disso, os colaboradores provavelmente estarão mais dispostos a promover a empresa, uma vez que fazem parte dela.
3. Alcance Segmentado
Os funcionários já têm uma compreensão clara do público-alvo da empresa. Portanto, suas postagens nas redes sociais podem ser direcionadas de forma mais eficaz para atingir os consumidores certos.
4. Fidelização de Clientes
A confiança é fundamental no processo de compra. Quando os clientes veem funcionários satisfeitos e engajados com a empresa, isso contribui para uma relação mais forte e duradoura.
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No levantamento feito pela Qualibest, 69% das lembranças de anúncios vêm de publicidades feitas por influencers, contra 36% dos anúncios tradicionais feitos pela própria empresa.
A Honda Blokton, maior concessionária de motos da região Sul do Brasil, é uma das pioneiras em apostar no influenciador corporativo. Algo que já vem sendo trabalhado na empresa há cinco anos e se intensificou com a pandemia.
O influencer de vendas Fernando Henrique de Barros, da filial Blokton em Cascavel, é um exemplo de sucesso nas redes sociais. Em 2020, ele aceitou o desafio da empresa em estimular a criação de “perfis comerciais” no TikTok. Hoje, ele possui mais de 230 mil seguidores e vídeos sobre modelos de motos que já passaram de 1 milhão de visualizações.
“Quando você começa a ganhar muitos seguidores, os consumidores passam a comprar melhor a sua ideia e vão se engajando e comentando. O investimento da Blokton no marketing digital feito pelos funcionários é uma via de mão dupla. Eu vou ganhar em negócios, vou ajudar a marca a vender, e a empresa vai ganhar maior visibilidade”, diz Fernando.
Além dos influenciadores, as marcas estão investindo em formas de vendas ou reserva diretamente online.