A Mottu continua deixado de cabelo em pé as marcas nacionais. E isso sem precisar fazer venda direta ao consumidor. O seu modelo Mottu Sport 110i, todos os meses tem ficado entre as 10 motos mais emplacadas, contando somente com o serviço de aluguel para entrega. Talvez por conta disso, a Honda Brasil tratou de se mexer. Na semana passada registrou no INPI (órgão responsável pelo registro de marcas e patentes no Brasil), a patente de um modelo que foi lançado na Índia e que se tornou a moto mais barata da marca naquele país. Na conversão direta, equivalente a R$ 3,8 mil.
Honda Shine 100. A moto mais barata da Honda?
No mercado de motocicletas brasileiro, a Honda domina a maior fatia do bolo há anos. Mas de vez em quanto uma ou outra pedrinha no sapato surge e incomoda a montadora no Brasil. A Mottu vem incomodando desde o ano passado, quando o serviço de locação de motos passou a oferecer o modelo Mottu Sport 110i, que é a TVS Sport 110i. Mesmo sem estar em concorrência direta, afinal não vendido para consumidor, o modelo tem estado sempre entre os 10 mais emplacados no Brasil.
Há mais ou menos dois meses atrás, a montadora japonesa lançou na Índia o modelo Shine 100, uma moto que ganhou destaque por ser a moto mais barata da empresa no mercado indiano e também a mais acessível com partida elétrica em todo o país. para se ter uma ideia, termos de comparação, a Shine 100 foi anunciada por 64.900 rúpias, o que equivale aproximadamente a R$ 3,8 mil, em uma conversão direta, sem impostos ou taxas.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Pedido de registro da nova moto no Brasil
Na última terça-feira, 11 de julho de 2023, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) divulgou uma nova rodada de patentes, revelando que a Honda efetuou o pedido de registro de uma nova moto no Brasil. Com base nas imagens disponibilizadas, tudo leva a crer que se trata da Shine 100, a mesma que foi lançada recentemente no mercado indiano. Essa informação levantou expectativas e levou muitos a acreditar que a Honda estaria planejando introduzir no Brasil uma moto mais barata que a sua POP 110i.
Imagens do INPI – Registro de patente da nova moto da Honda:
Ao analisar as imagens da patente que a Honda registrou no Brasil, fica evidente que o modelo é idêntico ao lançado na Índia, sem alterações aparentes. Isso pode ser observado pela presença de equipamentos específicos do mercado indiano, como suporte para placa dianteira abaixo do farol, protetor de corrente e protetor de roda. Esses detalhes indicam que a moto pode passar por ajustes e adaptações antes de ser introduzida no mercado brasileiro. As exigências e as preferências do público local devem ser levadas em consideração para garantir que o produto seja bem-sucedido.
Qual a intenção da Honda?
Neste momento, tudo é feito em absoluto sigilo. Apenas o registro da patente não tem como ser secreto.
A Pop 110i é uma das motos mais vendidas do país e tem um preço competitivo para sua categoria. A chegada da Shine 100 com um preço substancialmente menor poderia tirar as vendas da Pop 110i, e a Honda não faria isso com seu próprio modelo. A empresa provavelmente deseja manter sua fatia de mercado atual e continuar oferecendo opções atraentes para os consumidores sem comprometer sua linha de produtos já estabelecida.
Algo que teria uma possibilidade grande de acontecer, seria deixar o modelo apenas como acordo para locação. Como acontece atualmente com o modelo Sport 110i da TVS. Se isso acontecer, a intenção da Honda Brasil será apenas de minar as forças da concorrente da TVS, já que poderá trabalhar inclusive com a própria Mottu, onde já disponibiliza a POP 110i.
Mas onde há fumaça, pode sim haver fogo. Quem sabe chegue ao consumidor final com uma moto mais barata que a POP 110i? Vamos aguardar os próximos movimentos das peças desse xadrez.
Como é a Honda Shine 100?
Com um motor de 98,95 cm³, a Honda Shine 100 oferece 7,2 cv de potência e 0,82 kgfm de torque garantem aceleração suave e rápida, tornando-a perfeita tanto para deslocamentos urbanos.
Possui um ângulo de abertura de perna estreito, proporcionando uma excelente aderência ao joelho do motociclista. Isso não apenas melhora a estabilidade durante a pilotagem, mas também oferece maior controle e conforto.
A Honda Shine 100 é 16 kg mais leve do que a CG 160 Start. Além disso, seu tanque comporta até 9 litros de combustível, garantindo uma autonomia razoável, já que é bem econômica.