O piloto argentino Kevin Benavides venceu o Dakar 2023 nas motos, e agora faz parte de um grupo muito seleto: dos bicampeões do rali mais famoso e difícil do mundo. E com toque de crueldade: com uma diferença de apenas 43 segundos para o segundo lugar, o australiano Toby Price, que por acaso é seu companheiro de equipe pela KTM.
O feito de Kevin Benavides: vencedor do Dakar 2023
Nunca antes um motociclista havia perdido a liderança do Dakar na última etapa. E nunca antes o vencedor e o vice-campeão estiveram tão equilibrados. Apenas 12 segundos separavam Toby Price e Kevin Benavides na véspera da final.
E com a ordem de largada invertida para o último dia de corrida de Al Hofuf a Dammam, os dois pilotos da KTM partiriam com Benavides saindo três minutos à frente de seu companheiro de equipe.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
A chegada foi como uma competição de obstáculos em que cada posto de controle era um obstáculo. Segundo o próprio Price, ele perdeu o Dakar por errar os postos de controle. Kevin confessou que teve que voltar atrás uma vez para validar um ponto de referência, mas Toby fez isso três vezes. Na chegada, o argentino se juntou ao clube dos bicampeões do Dakar (2021 e 2023), 43 segundos à frente de Toby Price. Para outras competições é algo normal, mas no caso de um rali, é algo muito difícil de acontecer.
A jornada de Kevin nas 14 etapas da corrida foi muito consistente. Mesmo que o argentino não tenha ganhado um único segundo no tempo de bônus para abrir nenhuma etapa, ele terminou entre os 10 primeiros todos os dias de rali.
Kevin Benavides: “Foi um dia incrível! Eu apenas me concentrei em cada quilômetro do primeiro ao último. Fiz história novamente ganhando pela segunda vez e sendo o Primeiro Piloto da história do Dakar a vencer com duas marcas diferentes em motos! O rally deste ano foi um dos mais disputados de todos os tempos e não houve um único dia em que você pudesse relaxar. Eu não poderia ter feito isso sem o apoio da minha equipe e de toda a minha família e amigos. Vai demorar um pouco para assimilar, não consigo descrever esse sentimento agora.”
Skyler Howes , que corre pela Husqvarna, conquistou o 3º lugar no pódio. Mas, merecia muito mais em seu quinto Dakar. O americano foi uma das grandes surpresas dessa edição e ficou na liderança por seis dias, mas está animado e orgulhoso por subir ao pódio pela primeira vez – o quinto para um motociclista americano.
Dakar 2023 – Resultado provisório – 5 primeiros
1. Kevin Benavides (ARG), KTM
2. Toby Price (AUS), KTM
3. Skyler Howes (USA), Husqvarna
4. Pablo Quintanilla (CHI), Honda
5. Adrien Van Beveren (FRA), Honda
Algum brasileiro nas motos?
Neste ano não tivemos brasileiros entre as motos… Mas nos Quadricíclos o piloto Marcelo Medeiros chegou a vencer a 11ª etapa, e terminou a competição na 86ª posição. O piloto brasileiro corre pela Yamaha Taguatur Racing e representa o Maranhão! Parabéns Marcelo!
Marcelo Medeiros: “Foram 14 dias difíceis, intensos! Agradeço a Deus pela proteção de sair ileso de um acidente, dando a volta por cima e ganhando 4 etapas! Gratidão pelo meu mecânico pipokinha, que sempre esteve nessa jornada e que por sinal ele é aquele cara que desenrola tudo! Obrigado pipoca. Agradeço ao Danilo por comandar toda a equipe, logística que por sinal é muito complicado.”