Motos de alta cilindrada exigem cuidados especiais e manutenção em dia. Entre os principais, utilizar os produtos corretos de acordo com as instruções dos fabricantes e realizar a troca de óleo que pode variar com o desempenho e uso do veículo.
São 5 dicas de cuidados essenciais para motos de alta cilindrada, tanto esportivas quanto estradeiras. Quando enfrentam situações extremas de alta rotação e velocidade, além de altas temperaturas do motor.
Principais cuidados com as motos de alta cilindrada:
Manutenção em dia
O principal cuidado que qualquer veículo precisa é a manutenção regular. Atentando-se para os componentes essenciais para o bom desempenho da moto, como transmissão, freios, suspensão (dianteira e traseira) e refrigeração. Pequenas manutenções de limpeza e lubrificação regular também são importantes para garantir que as correntes e outras peças alcancem sua vida útil esperada e ajudar a identificar os reparos necessários. O manual do proprietário é a melhor referência para intervalos de manutenção adequados.
Produtos corretos, segundo o fabricante
As motos de alta cilindrada exigem produtos de qualidade e confiabilidade para oferecer desempenho e controle. Utilizando o produto adequado e seguindo as instruções do fabricante, você evita a perda de desempenho da sua moto durante todo o intervalo de troca, mesmo em condições adversas.
Aditivos são aliados
O uso de aditivos, como os adicionados ao óleo usado imediatamente antes da troca (Engine Clean), ajudam a melhorar e equilibrar a compressão dos cilindros, além de melhorar a economia de combustível, reduzir o consumo de óleo, melhorar o desempenho do motor e limitar suas emissões de poluentes.
Use combustível de qualidade
Usar combustível de alta qualidade ajudará você a obter o melhor desempenho de sua moto. A manutenção regular, como com os aditivos, pode ajudar a economizar combustível e reduzir as emissões, além de restaurar o desempenho e a confiabilidade do motor, melhorar o conforto na pilotagem, promover partidas a frio e prevenir a corrosão.
Prestar a atenção na troca de óleo!
O intervalo de troca é determinado pela montadora da moto e consta no manual do proprietário. Considerando o fator quilometragem ou tempo, o que ocorrer primeiro, ocorre a troca de óleo.
Em relação às quilometragem, a troca de óleo está diretamente relacionada ao tipo de pilotagem. A substituição do óleo usado depende de como a moto de alta cilindrada é utilizada. Na estrada ou na cidade, o desempenho e o uso são bem diferentes. No manual, há sempre um cronograma de manutenção diferente para cada tipo de uso, cada um com intervalos de troca específicos. Alguns fabricantes de motocicletas estabelecem um prazo de troca de seis meses ou um ano, mesmo que a moto não tenha atingido a quilometragem estabelecida. Se os intervalos de troca de óleo forem prolongados, a lubrificação da moto pode não fornecer mais a proteção a que se destina, resultando em perda de desempenho, risco de pilotagem e danos às peças da motocicleta.
Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!
Sobre a Motul
Há mais de 165 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, pesados, veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a vertente MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.
A Motul, está presente no Brasil desde 1992, tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, Imsa, Rallycross, F1 Boat e Sertões.