A Ducati lançou a nova Multistrada 950 no Brasil, vendida a partir de R$ 59.000. O modelo vem equipado com o motor Testastretta de dois cilindros e 937 cm³, capaz de gerar 113 cv de potência a 9.000 rpm e um saudável torque de 9,8 kgfm a 7.750 rpm.
Mais leve do que a 1200, a 950 também tem estilo delgado, graças ao quadro Trellis dianteiro (feito de tubulações de alto diâmetro) e os subquadros laterais de alumínio. As rodas pintadas em cinza fosco e os componentes tingidos de preto como o motor e escapamento ajudam a dar o ar esportivo, tal como a lanterna traseira de leds com efeito tridimensional. O jeito estradeiro é garantido pelo para-brisa alto e pelo quadro de instrumentos LCD bem completo.
Para domar o vigor em diferentes situações, a aventureira conta com quatro modos selecionáveis de pilotagem, Turismo, Esporte, Urbano e Enduro. O controle de tração também pode ser ajustado em oito níveis de atuação e os freios ABS têm três modos. Confira a moto em movimento no vídeo abaixo.
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O comportamento varia muito de acordo com os níveis pré-ajustados. Turismo oferece toda a potência e o controle de tração atua em configuração mais alta (nível 5) do que o ABS (nível 3), o que maximiza a estabilidade de frenagem e evita que a moto embique nas ruas. O Esportivo tem aceleração mais direta e baixos níveis de atuação do controle e do ABS, perfeito para as pistas. O Urbano limita a potência a maleáveis 75 cv e a eletrônica intervem mais. Já o Enduro mantém o nível de potência do modo Urbano e o controle de tração e ABS ficam quase que desligados.
As suspensões são preparadas para aguentar buracos. O garfo dianteiro invertido e o braço oscilante traseiro contam com 170 mm de curso e os amortecedores Sachs são ajustáveis. As rodas de seis aros em Y calçam pneus de uso-misto Pirelli Scorpion Trail II, com 120/70 R19 na dianteira e 170/60 R17 na traseira. A altura do solo é de 18,3 centímetros.
Como em outras aventureiras, o piloto e garupa vão elevados. O assento fica a 840 mm de altura, mas há outras duas opções de bancos: um mais baixo de 820 mm e outro mais elevado, distante 850 mm do chão. Feita para viajar, a moto conta com tanque de 20 litros. Em nome da segurança e poder de frenagem, os freios têm pinças Brembo e discos duplos de 320 mm na dianteira e único de 265 mm atrás.
Há quatro pacotes de personalização. O pack Turismo traz bagageiros laterais e apoio central para descanso; o Esporte investe em escapamento homologado pela Ducati Performance feito pela Termignoni, encaixes de alumínio para o quadro e tampa no mesmo material para o fluido do freio dianteiro; o Urbano tem top case, bolsa do tanque com trava e entrada USB; o Enduro traz luzes de leds complementares, proteção do motor e do radiador, base maior do pedal e estribos off-road para o piloto. A manutenção de serviço obedece intervalos de 15 mil km ou um ano, enquanto a inspeção de folga de válvulas é feita a cada 30 mil km. Disponível somente na cor Vermelha.
Por Revista Auto Esporte – Fotos: Divulgação Ducati