Andrea Dovizioso vence com a Ducati e não foi o único italiano a subir no pódio: Danilo Petrucci também fez bonito e chegou em terceiro lugar. Maverick Viñales ainda mais líder do campeonato, chega em segundo. Pela primeira vez um italiano vence com a Ducati em Mugello.
A imensa torcida italiana da MotoGP é sem dúvida para Valentino Rossi. Tanto que uma boa parte da arquibancada exibia um “mar amarelo” em Mugello. E no início realmente vibraram muito com a excelente largada de Rossi. Mas o doutor não teve como sustentar a ponta. Ainda nas primeiras voltas Rossi perde a liderança para um ritmo intenso da Ducatis. Jorge Lorenzo que também largou muitíssimo bem chega a liderar a corrida. Liderou mas nem chegou a esquentar a posição. Viñales mostra que não está liderando o campeonato a toa e vai com tudo para assumir a ponta. As primeiras voltas passam a ser as mais emocionantes com um grupo se revezando a cada momento.
Dovizioso que foi outro a ter uma largada muito boa, se aproveita de sua Ducati muito bem equilibrada e visivelmente com um motor mais forte. Parece ter sido preparado sob medida para a pista de Mugello. Uma vez que ele pula na frente, Viñales tenta acompanhar seu ritmo mas não consegue.
As emoções não param por aí: Danilo Petrucci, outro italiano que ainda não chegou a vencer na categoria principal da MotoGP mostra que também conhece muito bem a pista e prova que o motor Ducati está “sobrando”. Danilo compete pela equipe Pramac d’Antin, uma equipe satélite da Ducati, mas que usa o mesmo motor da equipe oficial. Ele vem de uma nona posição no grid de largada e passa com muita facilidade por Rossi. Chegou a passar Viñales, mas não conseguiu sustentar a posição.
A partir de então as coisas não se alteraram mais. Rossi não conseguiu forças para tentar o pódio. Lembrando que o Doutor fez uma corrida de superação, já que havia se machucado durante a semana. E foi tão sério a ponto de quase ter ficado de fora do Grande Prêmio da Itália. Depois da corrida, o próprio Rossi confessou que as dores nas costelas atrapalharam muito seu desempenho. A bandeirada ficou assim: Andrea Dovizioso, Maverick Viñales e Danilo Petrucci.
Confira os 10 primeiros da etapa de Mugello:
1 Andrea Dovizioso
2 Maverick Viñales
3 Danilo Petrucci
4 Valentino Rossi
5 Alvaro Bautista
6 Marc Marquez
7 Johann Zarco
8 Jorge Lorenzo
9 Michele Pirro
10 Andrea Iannone
Mais Itália no Pódio
Não foi apenas na categoria principal que os italianos se deram bem nessa etapa na casa deles. Na Moto2, o italiano Mattia Pasini conquistou sua primeira vitória desde o GP da Itália de 2009 das 250cc.
O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli não conseguiu pódio dessa vez, terminou em quarto, mas ainda lidera a Moto2.
Na Moto3, o dia marcou a primeira vitória de Andrea Migno. O piloto da equipe de Valentino Rossi levou a KTM à sua primeira vitória neste ano.
Homenagens a Nick Hayden
O GP da Itália foi palco de homenagens ao piloto norte-americano Nick Hayden, que morreu há duas semanas, quando não resistiu aos ferimentos causados por um atropelamento quando andava de bicicleta. As equipes e os fãs fizeram 69 segundos de silêncio, número pelo qual Hayden ficou conhecido na MotoGP. Além disso, muitos pilotos fizeram homenagens em seus capacetes, com um grafismo personalizado para a etapa de Mugello.
Próxima etapa, Grande Prêmio da Catalunha no próximo domingo, 11 de junho.